Unicap terá campus em Olinda - Unicap

Título Notícias

null Unicap terá campus em Olinda

Publicado Por: Francisco Ribeiro

 

As ações de extensão da Universidade Católica de Pernambuco vão ganhar um campus exclusivo. Um passo importante para o início do projeto foi dado durante reunião na manhã desta terça-feira (16), na sede da Prefeitura de Olinda. O encontro reuniu o Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, e o prefeito Professor Lupércio.  

O chamado Campus Integral Olinda vai funcionar onde era a antiga casa de Retiro São José, que pertence à Companhia de Jesus, desativada há alguns anos. Com uma área de 5 hectares entre os bairros de Caixa D´Água e Águas Compridas, em Olinda, e próximo ao limite com o de Beberibe, no Recife, o edifício que tem 80 quartos vai ser reformado para acolher todos os projetos de extensão da Unicap. Serão sete polos:

1.           Educação e Trabalho

2.           Direito e Cidadania

3.           Ecologia e Questões Socioambientais

4.           Diálogo Inter-religioso

5.           Cultura e Comunicação

6.           Acolhida e Serviços

7.           Saúde e Bem-estar 

De acordo com um dos responsáveis pelo projeto e integrante do Instituto Humanitas Unicap, João Elton de Jesus, explicou que duas ações já estão em andamento. “O Climate Lab (desenvolvido com recursos da União Europeia) que trata das mudanças climáticas e o de Desenvolvimento de Lideranças 20 30 (agenda da ONU para o desenvolvimento sustentável)”.                Padre Pedro Rubens destaca que “foi muito importante e simbólica essa audiência com o prefeito de Olinda, Prof. Lupércio, justamente hoje e no cenário de uma cidade sem seu carnaval por conta da pandemia... Importa reagir às crises, com criatividade e determinação, construindo agendas de esperança, criando boas notícias: o Campus Olinda de Extensão é um marco histórico para a Universidade e para o município. Nosso campus de extensão será inovador, fazendo uma ponte entre centro e periferia, entre academia e comunidade popular, demanda social e agenda ambiental”.   

O Pró-reitor Comunitário e de Extensão, Padre Delmar Cardoso, também chama a atenção para essa nova fase do relacionamento da Católica com a comunidade. “O novo campus será um centro de extensão da Unicap, do contato, da interação, do encontro da comunidade universitária com as comunidades daquela região de Olinda”, afirma ele ao salientar que a legislação exige que 10% da carga horária de todos os cursos seja dedicada à extensão.   

Além de Padre Delmar, participaram da reunião o Pró-reitor de Graduação, Degislando Nóbrega; o chefe de gabinete da Reitoria, Rodrigo Pellegrino; o coordenador do curso de Medicina, Tiago Feitosa; e os secretários de Educação, Esportes e Juventudes, Paulo Roberto Souza Silva; e de Saúde, Luciana do Rego Barros.

Outra pauta tratada na reunião foi justamente a renovação do convênio do curso de Medicina com a Prefeitura. Supervisionados por professores, os alunos praticam o conhecimento adquirido em sala de aula nas unidades de saúde da família (USF) do município desde as primeiras ações do curso em 2013, antes mesmo de a primeira turma ingressar, no segundo semestre de 2014.

De acordo com o professor Tiago, os alunos vivenciam essa prática em disciplinas que vão do 1º ao 12º períodos. São atividades das disciplinas de Atenção Básica à Saúde e Ensino, Saúde e Comunidade em oito USFs: Varadouro, Ilha de Santana, Bom Sucesso I e II, Jardim Brasil, Vila Popular, Alto da Conquista e Cohab-Peixinhos. Vinte professores atendem nessas unidades juntamente com os alunos.

Além disso, outros 15 docentes atuam como preceptores nas turmas do internato em que os alunos passam três meses dedicados à Atenção Básica do Município. “Durante a reunião, por parte do prefeito, houve muitos elogios ao papel que a gente vem cumprindo no município, a assistência que a gente tem prestado à população, pela qualidade dos profissionais, dos professores, dos médicos que a gente tem formado”, analisa Tiago Maciel.   

Gostei.
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Unicap Drone-min_Easy-Resize.com.jpg

Prorrogação Matrícula Veteranos

 

 

22_07_2021_17_46_02.jpg

Nota oficial 29/07/2021

 

 

MESTRADOS-DOUTORADOS.jpg

NOTA OFICIAL - URGENTE - Currículo Lattes - Seleções dos Mestrados

PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PROCESSO SELETIVO 2021.2 Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais Mestrado em...

PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PROCESSO SELETIVO 2021.2 Mestrado em...

WhatsApp Image 2021-07-14 at 19.30.02.jpeg

Alunos de Fisioterapia da Unicap atenderam pacientes recuperados da Covid-19

A ciência já sabe que o Covid-19 é uma doença respiratória que pode afetar gravemente os pulmões dos pacientes acometidos, mas ainda há muitas perguntas que...

A ciência já sabe que o Covid-19 é uma doença respiratória que pode afetar gravemente os pulmões dos pacientes...