Unicap reinaugura Museu de Arqueologia e Ciências Naturais - Unicap
Título Notícias
Notícias
null Unicap reinaugura Museu de Arqueologia e Ciências Naturais

Unicap reinaugura Museu de Arqueologia e Ciências Naturais
A Universidade Católica de Pernambuco presenteou a cidade do Recife com uma nova atração turística aberta ao público. O Museu de Arqueologia e Ciências Naturais foi reinaugurado nesta sexta-feira (6), no térreo do histórico Palácio da Soledade. O equipamento reúne uma das mais importantes coleções arqueológicas do estado com a exposição de longa duração intitulada “Do passado ao presente”.
A mostra é formada por peças arqueológicas, tais como esqueletos humanos, pinturas rupestres e diversos objetos encontrados em alguns sítios arqueológicos, incluindo o Sítio Arqueológico Furna do Estrago, no Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco, que data de 2.000 anos antes do presente. O local foi descoberto no início dos anos 1980 pela arqueóloga já falecida Jeannette Maria Dias de Lima, que na época era professora do então Departamento de Ciências Sociais da Unicap. Ela liderou o trabalho delicado de escavação, orientou diversas pesquisas e promoveu vários eventos de divulgação científica. A exposição remonta o cenário do pretérito até o período colonial, com diversas peças paleontológicas e arqueológicas.
Flautista - A exposição “Do passado ao presente” vai proporcionar ao visitante uma viagem no tempo e a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura pré-histórica e histórica de comunidades que viveram no passado em Pernambuco. Um dos objetos mais curiosos do acervo é uma flauta feita a partir de uma tíbia humana. O instrumento estava junto ao sepultamento de um indivíduos, que foi chamado de “Flautista”.
Pesquisadores acreditam que o homem tinha cerca de 45 anos, e apresentava dificuldade de locomoção devido a uma fratura na bacia. Em 2018, o crânio deste indivíduo teve o seu rosto reconstituído digitalmente com tecnologia 3D e técnicas forenses. Um trabalho minucioso de pesquisa que envolveu historiadores, designers e biólogos.
Há também na exposição, imagens reproduzidas em 3D de animais pré-históricos. A experiência do visitante é marcada ainda pela interação com recursos tecnológicos digitais como tablets e imagens projetadas que permitem uma verdadeira viagem no tempo.
A nova fase do Museu de Arqueologia e Ciências Naturais da Unicap marca as celebrações dos seus 35 anos de funcionamento. Durante a solenidade, o Reitor Padre Pedro Rubens destacou a importância histórica do Palácio da Soledade, construído em 1764 para ser a sede da Província dos Jesuítas no Nordeste. O edifício foi local da prisão de Frei Caneca e antigas sedes da Arquidiocese de Olinda e Recife e do Colégio Nóbrega. Padre Pedro destacou que a transformação do Museu em Núcleo de Pesquisa traz uma nova perspectiva "de não ser apenas um espaço de memória afetiva, mas de futuro graças à pesquisa que foi de onde ele nasceu".
De acordo com a coordenadora, Profª Drª Roberta Richard, o ambiente receberá exposições inéditas de novos artistas e de temas diferentes. “A difusão da cultura e aproximação da sociedade ao conhecimento é um dos papéis fundamentais do Museu da Unicap”.
Em 2011, o Museu recebeu a primeira premiação do Edital de Modernização de Museus, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o que permitiu a sua modernização e transferência do bloco G para o Palácio da Soledade. Em 2018, o local ganhou o status de Núcleo de Pesquisa, passando a fazer parte do cadastro do International Council of Museums e dos estudos desenvolvidos nos cursos de especialização em Manejo de Ambientes Naturais, História do Nordeste do Brasil, Gestão e Preservação do Patrimônio & Inovação em Pesquisa Histórica, Etnobiologia e Ecologia Humana; além dos mestrados em História e em Desenvolvimento de Processos Ambientais.
Serviço
Museu de Arqueologia e Ciências Naturais da Unicap
Palácio da Soledade, Av. Oliveira Lima, Nº 969, Boa Vista
Agendamento de visitas em grupo: portal.unicap.br/museu
Barra de busca
Aplicações Aninhadas
Expediente - Coluna 1
EXPEDIENTE
EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
SECRETARIA:
Dora Santana
PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco
Expediente - Coluna 2
REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
DESIGNER:
Java Araújo
WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Expediente - Coluna 3
REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)
CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br
Título Notícias Acontece na Unicap
Acontece na Unicap
Publicador de Conteúdos e Mídias

Infância e Envelhecimento
19 de junho, 20h no Youtube https://www.youtube.com/user/unicapvideo
19 de junho, 20h no Youtube https://www.youtube.com/user/unicapvideo

Cuidados Paleativos: Roda de Conversa com Familiares de Paciented
26 de junho, 16h - Bloco G4 sala 304, 3º andar
26 de junho, 16h - Bloco G4 sala 304, 3º andar

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
15 de Junho de 2023. de 8h às 12h - Auditório Dom Helder, térreo do Bloco A
15 de Junho de 2023. de 8h às 12h - Auditório Dom Helder, térreo do Bloco A

Estudante da Unicap realizará doutorado sanduíche em Direito na Universidade de Valência
A doutoranda do Programa de Pós-graduação em Direito da Unicap, Natália Valença, está prestes a embarcar em uma jornada acadêmica única. Ela foi selecionada...
A doutoranda do Programa de Pós-graduação em Direito da Unicap, Natália Valença, está prestes a embarcar em uma...