Unicap recebe visita da Agência Francesa de Desenvolvimento - Unicap

Título Notícias

null Unicap recebe visita da Agência Francesa de Desenvolvimento

Publicado Por: Daniel França

A Universidade Católica de Pernambuco recebeu, na tarde desta quinta-feira (29), a visita do diretor regional da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Philippe Orliange. Ele foi recebido pelo Reitor, Padre Pedro Rubens; pelo assessor de relações internacionais, Olivier du Bourblanc; pelo Pró-reitor Comunitário, Pe. Delmar Araújo; pelo chefe de gabinete da Reitoria, Rodrigo Pellegrino; e pela diretora da Unicap Icam Tech International School, professora Andréa Câmara.

 

 

Durante o encontro, foram apresentados projetos de extensão e de pesquisa desenvolvidos pela Universidade em parceria com o poder público na área de Arquitetura e Urbanismo, a exemplo do Centro Cidadão (estudo que elaborou referências de readequações do espaço urbano no Centro Continental do Recife, tendo como exemplo prático a reforma de trecho da Rua do Príncipe). Essa parceria contou com investimentos de R$ 3,5 milhões da prefeitura entre os anos de 2014 e 2018.

 

A conversa girou em torno também da implantação dos novos campi Integral Olinda, que vai reunir as ações de Extensão; do Laboratório de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo da Unicap (L.I.C.E.U), que está sendo chamado de Campus Digital; e do Projeto Rota Educacional, corredor viário de cerca de oito quilômetros onde estão localizados vários colégios, cursos, faculdades e universidades em que se pretende aplicar conceitos de cidade sustentável e inteligente. É um eixo começa na Avenida Rui Barbosa e segue até o Marco Zero.

 

A AFD é uma agência financiadora que acompanha e acelera as “transições rumo a um mundo mais justo e sustentável”, diz um trecho de seu site na apresentação eu que tem como foco projetos ligados ao clima, biodiversidade, paz, educação, urbanismo, saúde e governança.

 

Atualmente, a AFD está envolvida em mais de 4.000 projetos nos departamentos e territórios ultramarinos franceses e em 115 países. De acordo com Orliange, o Nordeste está entre as prioridades da agência sobretudo as cidades do Recife e Teresina. “Temos um histórico de parceria de relacionamento durável”, disse ele ao se referir que o primeiro contrato de financiamento com Curitiba foi assinado em 2011.  

 

Ao final do encontro, tanto o diretor da AFD quanto os gestores da Universidade demonstraram otimismo em possíveis parcerias articulando a agência, poder público e a Católica. Padre Pedro pontuou a relação da Unicap com o poder público “não por se tratar de vantagens ou privilégios, mas por projetos que possam ser bons e de impacto para a cidade”.

Gostei.
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

WhatsApp Image 2022-01-25 at 14.07.04.jpeg

Inscrições Prorrogadas - PPG em Teologia

As inscrições para o processo seletivo da turma de 2022 do Mestrado em Teologia foram prorrogadas até o dia 04/02/2022. Edital e informações (Clicar aqui)

As inscrições para o processo seletivo da turma de 2022 do Mestrado em Teologia foram prorrogadas até o dia...

Imagem1.jpg

VÍDEO EM DEFESA DA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

 

 

SALVA O MUNDO.jpg

CANÇÃO PARA AMAZÔNIA

Nosso maior patrimônio está ameaçado. Vítima do apetite voraz de grileiros, madeireiros, garimpeiros e invasores - e fragilizada pelas ações e pelo discurso...

Nosso maior patrimônio está ameaçado. Vítima do apetite voraz de grileiros, madeireiros, garimpeiros e invasores - e...

Pacto pela vida das crianças brasileiras_21.01.22_page-0001.jpg

PACTO PELA VIDA DAS CRIANÇAS BRASILEIRAS - 21.01.2022

LEIA MAIS

LEIA MAIS