Unicap realiza primeiro evento em auditório desde o início da pandemia - Unicap

Título Notícias

null Unicap realiza primeiro evento em auditório desde o início da pandemia

Publicado Por: Daniel França

A Cerimônia do Jaleco promovida pelo curso de Fisioterapia teve um misto de emoção, alegria, reencontros, esperança e cuidados. Este foi o primeiro evento presencial realizado pela Universidade desde o começo da pandemia. Isso quer dizer que desde março de 2020, há quase um ano e meio, não acontecia nada nos auditórios.

Na verdade, o evento foi realizado de forma híbrida. Apenas 35 pessoas entre alunos, professores e alguns familiares tiveram acesso ao G1. O restante da turma e os demais convidados acompanharam tudo pelo Google Meet com imagens projetadas no telão. Os assentos foram demarcados de maneira a garantir o distancimento entre as pessoas. Todas essas medidas foram tomadas de acordo com o plano de flexibilização e de convivência com a Covid-19 adotadas pelo governo de Pernambuco.

A chamada Cerimônia do Jaleco simboliza a passagem dos alunos de Fisioterapia para a fase profissional no 9º período, marcada pela disciplina de estágio supervisionado. É uma tradição dos cursos da área de Saúde com direito a juramento, vídeos da turma e presença de padrinhos (ou madrinhas) e outras semelhanças com uma colação de grau.

“Foi uma alegria imensa quando entramos nesse auditório, relembrando tantos outros eventos que fizemos aqui, é um momento especial. E especial também porque é um marco importante na graduação de vocês”, disse a coordenadora do curso de Fisioterapia, Profª. Cristiana Machado.

A turma foi surpreendida com uma palestra do ex-professor Bruno Gilberto de Melo que falou da sua trajetória desde os tempos de estudante até se tornar o fisioterapeura da Associação de Futebol dos Emirados Árabes. “A Universidade Católica me deu a oportunidade de crescer profissionalmente onde me tornei mestre e doutor (em Psicologia Clínica). Foi a Unicap que me proporcionou fazer uma fisioterapia propositiva, evolutiva e de resultados”, disse ele que falou diretamente da Rússia, de onde acompanha a Copa do Mundo de Beach Soccer.

Ainda durante seu discurso, Bruno passou mensagem de incentivo e perseverança à turma da qual ele foi professor de algumas disciplinas. “Não pense, jamais, em desistir. Nada na vida se consegue sem sacrifício”, afirmou ele que foi docente da Universidade por onze anos.

A solenidade contou ainda com a participação da coordenadora de estágios, Profª Érica Uchôa, e dos alunos Evelin Cristina e José Lucas, que cantaram “A começar em mim (Haja Mais Amor)”. Ao final, Lucas se dirigiu aos colegas e aos professores bastante emocionado dizendo que “a gente vê em vocês os profissionais que a gente quer ser”.

O juramento foi proferido por Laís Cabral, que estava acompanhada da mãe. Cada um dos alunos e alunas foi chamado para subir ao palco e ter o jaleco colocado pelo padrinho ou madrinha. A primeira foi Amanda Santos Vidal de Negreiros, 21 anos.

“Mesmo ainda não ter chegado ao final do curso, eu já estou realizando um sonho. Acho que eu veni muita coisa sópor estar aqui e a base disso são essas pessoas que estão aqui comigo e a minha família, quem mais me dá apoio, me dá força para continuar de pé”, disse a aluna que fez questão de subir com a mãe, Verônica Maria, e com o irmão João Guilherme, 5 anos, que tem microcefalia. “Ele é a luz do meu caminho. João me guia. O sorriso que ele dá é o que carrega minha bateria todos os dias, a razão do meu viver”.

 

Gostei.
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

DOCUMENTÁRIO EDITADA 3.jpg

DOCUMENTÁRIO

Objetivos: Geral: Situar o documentário, em sua historicidade, como um campo de práticas definido pela relação com a alteridade e fundado sobre preocupações...

Objetivos: Geral: Situar o documentário, em sua historicidade, como um campo de práticas definido pela relação com a...

curso videoclipe.jpg

VAMOS FAZER UM VIDEOCLIPE EXPERIMENTAL SOBRE O AMOR EM PORTUÑOL

Objetivos: Geral: - Experimentar o fazer artístico coletivo transdisciplinar com música e visualidade. Específicos: - Realizar um videoclipe experimental...

Objetivos: Geral: - Experimentar o fazer artístico coletivo transdisciplinar com música e visualidade. Específicos:...

DestaqueSite.png

UNICAP abre Edital NEaD 2021/02 para contratação de professores conteudistas EaD

A Universidade Católica de Pernambuco, por meio do Núcleo de Educação a Distância, abre EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSORES AUTORES (CONTEUDISTAS) HOME OFFICE,...

A Universidade Católica de Pernambuco, por meio do Núcleo de Educação a Distância, abre EDITAL DE SELEÇÃO DE...

Capturar.png

Conferência do Professor Pe. Mário de França Miranda abre a XXV Semana Teológica da Unicap

A Sinodalidade da Igreja: desafios e perspectivas é o tema da XXV Semana Teológica da Unicap, que teve início na tarde desta terça-feira (21), com...

A Sinodalidade da Igreja: desafios e perspectivas é o tema da XXV Semana Teológica da Unicap, que teve início na...