Turma Especial da Capoeira celebra 20 anos em reencontro pós-pandemia - Unicap
Título Notícias
Notícias

Turma Especial da Capoeira celebra 20 anos em reencontro pós-pandemia
O que parecia ser uma confraternização de fim de ano, na verdade era uma retomada. Esse foi o clima do encontro da Turma Especial do grupo de capoeira Chapeu de Couro, que aconteceu na noite desta quarta-feira (7), depois de mais de dois anos de interrupção devido à pandemia de Covid-19.

O momento marcou também o início das celebrações dos 20 anos da turma, que é formada por pessoas com Síndrome de Down e com outras condições. Como não poderia deixar de ser, houve roda de capoeira e, como toda “confra” que se preze, não faltou comida e bebida. Essa história começou no Projeto Horizonte no final dos anos 1990 e começo dos anos 2000. A iniciativa coordenada pela professora do curso de Pedagogia Tânia Nery oferecia aulas de informática a este público na Biblioteca da Universidade.

Com o passar do tempo, a turma deu outra prova de que as condições não representavam incapacidade de fazer outras coisas e muitos seguiram para a capoeira, onde foram acolhidos pelo Mestre Corisco. Um dos mais antigos é Diego Rocha Lins, que participa desde o primeiro encontro da turma. “Estou aqui há 20 anos. Acho ótimo porque tem música, harmonia. Sou muito feliz aqui”.
Uma felicidade que chega também as muitas mães que acompanham os filhos no grupo há anos, como a mãe de Diego. Professora de música, Maria da Conceição de Almeida Rocha conta que Diego sempre gostou das atividades dela pelo movimento e dinâmica. “Ele é fundador do bloco Cordas e Retalhos, além de compor músicas”, diz ela orgulhosa mencionando que o filho fez percussão no Conservatório Pernambucano de Música.
Foi no Projeto Horizonte que Diego conheceu a esposa, com quem namorou seis anos e se casou há pouco mais de um mês. “Isso tudo teve um grande significado para ele e hoje ele não larga a capoeira para nada”.

Quem também não larga o grupo é Juan Carlos, que há mais de 20 anos participa de projetos da Unicap e do Fe y Alegria e hoje retornou a capoeira. “Está sendo muito bom, com agradecimento ao mestre Corisco”.
“Esse momento é o reencontro depois desse tempo todo parado devido à pandemia. É uma forma de trazer alegria de eles se reverem e juntos se darem as mãos e criar um novo impulso, uma nova força e a gente retomar os treinos como sempre foi”, comemorou mestre Corisco lembrando os 20 anos da turma.



Barra de busca
Aplicações Aninhadas
Expediente - Coluna 1
EXPEDIENTE
EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012 DRT/PE)
SECRETARIA:
Dora Santana
PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco
Expediente - Coluna 2
REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)
DESIGNER:
Java Araújo
WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Expediente - Coluna 3
CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br
Título Notícias Acontece na Unicap
Acontece na Unicap
Publicador de Conteúdos e Mídias
O mordomo da vez é a geração de energia distribuída
“Se me enganas uma vez, a culpa é tua. Se me enganas duas vezes, a culpa é minha” Anaxágoras (filósofo grego) Um dos clichês dos romances policiais do...
“Se me enganas uma vez, a culpa é tua. Se me enganas duas vezes, a culpa é minha” Anaxágoras (filósofo grego) Um dos...
É hora de votar!!!
Abaixo estão os links para a votação das fotos concorrentes no concurso "Consciência Negra": ...
Abaixo estão os links para a votação das fotos concorrentes no concurso "Consciência Negra": ...
Oportunidade de cuidar da saúde dos seus olhos, para quem tem 55 anos ou mais
🌟 Convite Especial – UNICAP PRATA 🌟 Universidade não tem idade! 👀 Tem 55 anos ou mais? Então aproveite essa oportunidade de cuidar da saúde dos seus olhos! 📅...
🌟 Convite Especial – UNICAP PRATA 🌟 Universidade não tem idade! 👀 Tem 55 anos ou mais? Então aproveite essa...
Série Artistas Colibri - Marina Morena
Marina Morena, fotógrafa que busca nas imagens um espaço de expressão entre o íntimo e o simbólico. Seu trabalho explora o olhar como instrumento de...
Marina Morena, fotógrafa que busca nas imagens um espaço de expressão entre o íntimo e o simbólico. Seu trabalho...





