Simpósio apresenta conceitos arquitetônicos do Eco Parque das Religiões - Unicap

Título Notícias

Simpósio apresenta conceitos arquitetônicos do Eco Parque das Religiões

Publicado Por: Daniel França

O segundo dia do Simpósio “Francisco, o Papa, o Santo e o Eco Parque das Religiões” começou na manhã desta quarta-feira (11) com as boas vindas dos representantes das instituições parceiras do projeto do Eco Parque das Religiões.

Fizeram parte da mesa o Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens; o Guardião do Convento de São Francisco, Frei César Lindemberg; e o diretor-presidente do Instituto Parque das Religiões, Sérgio Ferreira. A vereadora do Recife, Cida Pedrosa (PCdoB), foi a convidada especial para falar sobre o seu projeto de lei que institui o Dia da Ecologia Integral, a ser celebrado em 4 de outubro.

Em seu discurso, Padre Pedro fez um resgate de pouco mais de um ano da parceria que está desenvolvendo aquele que será o primeiro parque das religiões do Brasil. Ele também relacionou o projeto com as ideias defendidas pelo Papa Francisco na encíclica Laudate Deum, considerada um aprofundamento da Laudato Sì. Um dos pontos defendidos pelo Papa é justamente o diálogo inter-religioso.

“Queremos contribuir com a formação de novas gerações para que elas não apenas tolerem as tradições religiosas, mas aprendam a conhecer, conviver e respeitar toda e qualquer diferença. Nossa maior aposta é que cada religião poderá ter uma contribuição singular e coletiva para a paz social e ao bem comum”, destacou.

O Guardião do Convento, Frei César, expressou o sentimento da comunidade de colaboradores e pesquisadores envolvidos no projeto do parque. “A gente já consegue ver que este parque ecoa também nos nossos corações, na nossa espiritualidade. E isso faz com que a gente possa ecoar esse respeito, esse cuidado com a Criação”.  

Na sequência, o diretor-presidente do Instituto Parque das Religiões, Sérgio Ferreira, explicou os fundamentos que norteiam os conceitos do Parque a partir da relação Ciência e Religião e História. Entre eles a de que a Ciência e a Fé hoje dialogam e procuram promover o potencial humanizante das religiões e que a ¿Ecologia Integral e o ecumenismo amplo se unem em defesa da vida. “O turismo religioso possibilita outras visões do mundo e os museus ampliam o horizonte da educação”, frisou.

Ele destacou ainda que o Eco Parque das Religiões não é um museu católico ou de religiões associadas e sim “um projeto de educação para o diálogo intercultural e inter-religioso, em defesa da Casa¿Comum da humanidade. Nenhuma religião terá uma sala específica, a abordagem temática será transversal, visando promover uma sociedade pluralista, multicultural, miscigenada e democrática”, pontuou.

O Parque contará com tendas temáticas com exposições de longa duração. Também haverá área destinada a administração, lojas, praça de alimentação, anfiteatro e biblioteca especializada. Antes das mesas temáticas, o público assistiu a um depoimento em vídeo do monge beneditino Marcelo Barros, que também deu as boas-vindas ao projeto. “Vejo com muita alegria essa escuta, acolhida dos povos indígenas e populações negras, até por uma questão de justiça já que foram espiritualidades que sofreram tentativas de apagamento ao longo do tempo”.

A programação da manhã terminou com duas mesas redondas. Na primeira delas, as professoras do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicap, Andréa Storch, Vera Freire e Hugo Bressani apresentaram os conceitos arquitetônicos do Eco Parque.

Depois, os museólogos Henrique Cruz (Fundaj), Lúcia Ramos (Museu de Artes Afro-Brasil Rolando Toro – Muafro) e Renato Athias, professor da UFPE, compartilharam suas experiências e deram dicas sobre curadoria que podem ser úteis ao Eco Parque das Religiões, a exemplo de expo grafia de plantas sagradas. Eles foram unânimes em destacar como positivo o caráter dialógico do futuro museu.

“Fiquei muito feliz. Esse Eco Parque perpassa a ideia de que esteja presente ali tudo o que foi Pernambuco, Olinda e Recife”, disse Renato Athias, que é antropólogo especializado na gestão de coleções etnográficas, sobretudo na questão de repatriação de objetos de povos indígenas.

 

Visualizações:
1608
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

IMG-20240913-WA0031.jpg

Ex-aluno do Liceu e do curso de Arquitetura da Unicap compartilha sua experiência na França

Nesta quarta-feira (13/09), o Liceu Nóbrega recebeu a visita do arquiteto Ed Félix, ex-aluno da escola e formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade...

Nesta quarta-feira (13/09), o Liceu Nóbrega recebeu a visita do arquiteto Ed Félix, ex-aluno da escola e formado em...

Encontros-Bíblicos-2024.2---Set.png

Encontros Bíblicos na UNICAP: Bíblia e Ecologia Integral - Terra, lugar sagrado da criação

O Instituto Humanitas UNICAP, o Grupo de Pesquisa Cristianismo e Interpretações e o PPGTEO UNICAP promovem os ENCONTROS BÍBLICOS NA UNICAP: No dia 21 de...

O Instituto Humanitas UNICAP, o Grupo de Pesquisa Cristianismo e Interpretações e o PPGTEO UNICAP promovem os...

plano-b.jpg

Rio São Francisco não tem plano "B"

Muito se fala do Rio São Francisco e de sua inegável importância. Mas pouco se comenta sobre os enormes desafios e principalmente sobre as grandes ameaças...

Muito se fala do Rio São Francisco e de sua inegável importância. Mas pouco se comenta sobre os enormes desafios e...

WhatsApp Image 2024-09-12 at 12.52.12.jpeg

PPGD - II Seminário de Direito Civil e Tecnologia - Impactos e Legalidade Constitucional

O Programa de Pós-graduação em Direito divulga o II Seminário de Direito Civil e Tecnologia - Impactos e Legalidade Constitucional. Palestrantes:...

O Programa de Pós-graduação em Direito divulga o II Seminário de Direito Civil e Tecnologia - Impactos e...