SICC Unicap desenvolve projetos com práticas cognitivas-comportamentais - Unicap

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SICC Unicap desenvolve projetos com práticas cognitivas-comportamentais

Publicado Por: Redação

As atividades do projeto de Extensão Serviço Integrado Cognitivo-Comportamental (SICC) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica (PPGPSI), em parceria com a Escola de Saúde e Ciências da Vida e o Instituto Humanitas Unicap, são destinadas à comunidade acadêmica e ao público em geral. A iniciativa conta com oito subprojetos, dentre eles, o plantão em saúde mental e as oficinas temáticas para os estudantes do projeto Fé e Alegria e para pais e/ou cuidadores do colégio Liceu, no formato presencial. Na modalidade virtual, são oferecidos os subprojetos: apoio psicológico breve, de psi para psi e o programa de qualidade na interação familiar, apoio às gestantes e as rodas de conversa.  

Lançado em 2019, o projeto atualmente se pauta na transdisciplinaridade  para promover a responsabilidade social das práticas cognitivo-comportamentais, no âmbito da saúde e da educação, contribuindo para uma melhor qualificação teórico-prática dos alunos e profissionais voluntários e com oferta de atividades que atendam às necessidades da comunidade acadêmica e da população em geral.

Segundo a coordenadora-geral do SICC, a professora de psicologia da Unicap, Suely Santana, “é um projeto de extensão do tipo guarda-chuva que tem a proposta de desenvolver ações que contribuam para a inclusão social, na perspectiva cognitivo-comportamental,” explicou Suely.

A equipe de voluntariado do SICC é composta por alunos de psicologia e profissionais advindos dos Laboratórios de Família, Interação Social e Família (LAFAM) e de Ciberpsicologia da Unicap, professores de medicina e fisioterapia, bem como profissionais de outras instituições de ensino, das áreas de psicologia e educação. Pretende-se, ainda, fortalecer a articulação entre as ligas acadêmicas de TCC-UNICAP, de psiquiatria, de fisioterapia e neuroanatomia, além de fomentar ações em parceria com o Programa Fé e Alegria, com o colégio Liceu Nóbrega, com o NADD e o NEABI.

De acordo com o coordenador do SICC, Davi Ítalo, a postura integrada corresponde ao objetivo de ampliar as ações realizadas.  “Tudo isso para promover mais ações voltadas à responsabilidade social através da perspectiva cognitivo-comportamental,” disse Davi.

 

 

 

Texto: Maria Eduarda Lavoisier 

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