Seminário irá discutir os desafios e o potencial do mercado de gás no Brasil - Unicap

Título Notícias

null Seminário irá discutir os desafios e o potencial do mercado de gás no Brasil

Publicado Por: Redação

Especialistas, empresários e pesquisadores irão participar do evento, no dia 19 de julho, na Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), no Recife

Com informações da plataforma Movimento Econômico 

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia despertou o mundo para a relevância do gás como insumo básico na geração de energia limpa e sustentável, no presente e mais ainda no futuro. A guerra detonou uma crise energética pela escassez de gás e petróleo, elevando os seus preços e repercutindo no aumento da inflação nos países, a maioria dependente destas commodities para sustentar suas economias.

Essa crise é também uma oportunidade para discutirmos os desafios e o potencial do mercado de gás no Brasil, à luz do Marco Regulatório do Gás Natural, sancionado pelo presidente da República, em 2021.

Neste cenário, o Seminário GÁS – o combustível da transição energética, uma realização do www.movimentoeconomico.com.br, em parceria com a Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), irá reunir especialistas, empresários e estudiosos, no próximo dia 19 de julho, no Recife, para mostrar o que já temos e o que ainda é preciso fazer para a expansão desse mercado.

O interesse é compartilhado entre vários setores da indústria, do agronegócio e dos serviços. O Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), a Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) e a On Corp, fabricante de sistemas para geração de energia, apoiam o Seminário que irá trazer experiências exitosas na produção de biogás e de biometano, derivado do biogás e substituto do gás natural, com a vantagem de ser um insumo renovável. 

Pernambuco e Ceará se destacam, respectivamente, pela geração do biogás a partir do lixo de aterros sanitários, e pelo case da união entre governo estadual e iniciativa privada para produzir o biometano, que já responde por 15% do gás distribuído pela Companhia de Gás do Ceará – Cegás.

Esses insumos já começam a ser gerados para produção de energia limpa, renovável e mais acessível, por prefeituras que investem em políticas ambientais e vêm extinguindo lixões com os aterros sanitários; pelos produtores avícolas e por usinas de açúcar e álcool que aproveitam os rejeitos da produção.

“Diante das incertezas econômicas e de um cenário de guerra, o Movimento Econômico, cumprindo seu papel de contribuir com o ambiente de negócios, quis saber como está o mercado de gás. Como ele pode afetar a dinâmica das empresas. Pensamos no evento e conversamos com vários especialistas para montar a programação, que traz análises sobre um mercado que tem muito a crescer, com novos terminais de regaseificação e com o avanço do biogás, do biometano e de novas tecnologias. Temas que iremos levar ao evento”, diz a jornalista Patrícia Raposo, fundadora do www.movimentoeconomico.com.br.

Especialistas na programação

Convidados por suas trajetórias e vivências na pesquisa, no mercado e na política de energias renováveis, com foco no gás, os palestrantes do Seminário GÁS – o combustível da transição energética, vão ampliar as perspectivas do público depois de suas apresentações e debates em mesas-redondas.

A palestra de abertura será com o presidente da Associação Brasileira de Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado – Abegás, Augusto Salomon. No cargo desde 2009 ele é uma das autoridades para falar do tema escolhido: “O potencial do mercado de gás”, que será debatido em seguida com o coordenador geral de Agroenergia do Ministério das Minas e Energia, Cid Caldas; o diretor da On Corp, João Mattos, o presidente do Porto de Suape, Roberto Gusmão.

A palestra seguinte será a do presidente da Datagro Consultoria, Plínio Nastari, um dos maiores especialistas do Brasil em mercados agrícolas, sobre o tema “Biogás como solução energética descarbonizada”. Na sequência, a mesa de debates formada pelo presidente do Sindaçúcar-PE, Renato Cunha; o diretor Comercial da Copergás, Fabrício Bomtempo; e a gerente executiva da Associação Brasileira de Biogás (Abiogás), Tamar Roitman.

No encerramento, o presidente da Cegás, Hugo Figueiredo, irá apresentar o “Case da Cegas com o biometano”, abrindo espaço para a discussão na mesa redonda do tema “Oportunidades de negócios no mercado de biometano e biogás”, com as participações do presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco – Adepe, Roberto de Abreu e Lima, e do professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Emmanuel Dantas, Jovem Doutor Permanente (UDP) do programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares do Departamento de Energia Nuclear da UFPE.

 

Visualizações:
95
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Abertura dia 09.08 copiar (1).jpg

Encontro com a Fotografia - É hoje!!

Programação imperdível e totalmente gratuita. Você vai perder??

Programação imperdível e totalmente gratuita. Você vai perder??

8845677384328156458.jpg

Colação de Grau Presencial 2022-1

05 de setembro de 2022 - Teatro Guararapes Concluintes Unicap 2022.1, confiram data, local e horário da cerimônia de colação de grau. Aguardem...

05 de setembro de 2022 - Teatro Guararapes Concluintes Unicap 2022.1, confiram data, local e horário da...

WhatsApp Image 2022-08-09 at 14.25.17.jpeg

Conferência - Se um discurso pode ser sem palavra(s), pode ser sem voz?

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem convida para a Conferência: Se um discurso pode ser sem palavra(s), pode ser sem voz?, com o Prof. Dr....

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem convida para a Conferência: Se um discurso pode ser sem...

capa tvdh.jpg

TVDH COM NOVA PROGRAMAÇÃO NA TVPE EM AGOSTO 2022