XXVI Semana de Estudos Linguísticos e Literários homenageia Osman Lins em seu centenário - Unicap

Título Notícias

XXVI Semana de Estudos Linguísticos e Literários homenageia Osman Lins em seu centenário

Publicado Por: Daniel França

A XXVI Semana de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) iniciou suas atividades nesta terça-feira (14), no auditório G1, com uma programação especial que homenageia o centenário do escritor pernambucano Osman Lins. A abertura contou com a presença do Pró-reitor de Graduação, Degislando Nóbrega, e do Prof. Dr. Robson Telles, do curso de Letras.

A cerimônia de abertura trouxe reflexões sobre a obra de Osman Lins, destacando sua importância e legado na literatura brasileira. Elizabeth de Andrade Lima Hazin, pós-doutora em Literatura Brasileira pela Università di Roma "La Sapienza", falou sobre a concepção de escrita do homenageado. "Osmar Lins tinha essa noção de que escrever é ordenar. Ele se sentava diante de uma página em branco, com palavras, histórias, emoções e leituras caóticas, e conseguia organizá-las em um texto literário coeso. Não é um texto didático, mas um texto poético e enigmático, com uma certa rigidez de cálculo e racionalidade", explicou Hazin.

A jornalista Leticia Lins, filha do escritor e criadora do blog Oxerecife.com.br, compartilhou memórias afetivas e a influência de seu pai em sua vida. "Ele tinha mania de dizer 'vamos à verdade mais próxima', uma forma de resolver problemas com base na verdade cronologicamente mais perto. As memórias de infância, as idas aos teatros e cinemas, e os passeios pelo Rio Capibaribe formaram uma sensibilidade que ele nos ensinou. Apesar dos conflitos normais da relação pai-filha, aprendi muito com ele", comentou Leticia.

Ângela da Costa Lins Pedroso, presidente do Instituto Cultural Osman Lins (ICOL) e também filha do escritor, emocionou o público ao relatar como a literatura de seu pai a ajudou em momentos difíceis. "Ele me ensinou que a literatura salva o homem. Quando enfrentei um câncer, lembrei de uma frase dele: 'não devemos ir pra batalha cantando o hino do inimigo, devemos ir pra batalha cantando nosso próprio hino'. Foi isso que me deu coragem e ajudou. Quando eu estava indo ‘pra faca’ eu me lembrei disso e me fortaleci. Isso foi maravilhoso. Marcou bastante”, revelou Ângela.

A programação seguiu com mesas temáticas que analisaramm a obra de Osman Lins sob diferentes perspectivas. Suzana Leite Cortez, doutora em Linguística pela Unicamp, discutiu a construção do ponto de vista em "Os Confundidos". Rhai Ramos, mestre em Letras pela UFPE, explorou os diálogos e tensões entre a literatura e o discurso em "A palavra em Osman Lins". A mediação ficou a cargo do professor de Literatura Brasileira, Fábio Andrade.

Biografia -Osman Lins (1924-1978) foi um renomado escritor pernambucano de Vitória de Santo Antão, conhecido por sua prosa inovadora e complexa. Entre suas obras mais famosas estão "Avalovara", "Nove, Novena" e "A Rainha dos Cárceres da Grécia". Suas narrativas frequentemente desafiam as convenções literárias, mesclando elementos poéticos, enigmáticos e racionais. Lins foi também um defensor da educação e da formação de leitores, acreditando que a literatura poderia ensinar os brasileiros a ler de uma maneira mais profunda e significativa. Seu legado continua a inspirar e influenciar leitores e escritores em todo o mundo.

Visualizações:
188
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

avaliacao institucional 2024.1.jpg

Avaliação Institucional 2024.1

de 27 de maio a 30 de junho de 2024 ESTUDANTES E PROFESSORES(AS)   ESTUDANTES Olá, estudantes!  Convidamos vocês a participar da Avaliação...

de 27 de maio a 30 de junho de 2024 ESTUDANTES E PROFESSORES(AS)   ESTUDANTES Olá, estudantes! ...

WhatsApp Image 2024-05-22 at 18.39.15 (1).jpeg

CARTA 19º SENAED — FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA 1 CARTA 19º SENAED: FORMAÇÃO DE...

Durante o 19º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância (SENAED), realizado em maio de 2024, mais de 250 participantes discutiram a importância da...

Durante o 19º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância (SENAED), realizado em maio de 2024, mais de 250...

Primeiro grupo de estudos do AfrodiaspóricoInterseccional.png

Lançamento do primeiro grupo de estudos do Afrodiaspórico/Interseccional

13 de junho de 2024 - Auditório do Bloco G4 O PPGD/UNICAP juntamente com a Clínica Interdisciplinar de Direitos Humanos tem a honra de convidar a todos para...

13 de junho de 2024 - Auditório do Bloco G4 O PPGD/UNICAP juntamente com a Clínica Interdisciplinar de Direitos...

WhatsApp Image 2024-05-24 at 15.37.41.jpeg

5º Simpósio de Psicologia Clínica na Unicap destaca práticas inovadoras e humanizadas

O 5º Simpósio de Psicologia Clínica da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) reuniu estudantes, professores e profissionais da área para discutir o...

O 5º Simpósio de Psicologia Clínica da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) reuniu estudantes, professores e...