Psicoeducação é tema do Fórum Sobre Questões do Envelhecimento - Unicap

Título Notícias

Psicoeducação é tema do Fórum Sobre Questões do Envelhecimento

Publicado Por: Daniel França

A tarde desta terça-feira (16) foi marcada pela troca de afeto e de experiências entre palestrantes e o público do Fórum Sobre Questões do Envelhecimento. O tema de hoje foi a “Psicoeducação para Relacionamentos Saudáveis no Envelhecimento”. O evento, realizado no auditório Dom Helder Camara, teve a participação do Projeto Café com Poesia, da Escola Municipal Eupídio de França, da comunidade Alto Nova Olinda.

Vinte e uma alunas do Ensino Fundamental II leram textos em homenagem a Cecília Meireles e apresentaram um pastoril. “A iniciativa busca incentivar a leitura, a escrita e a interpretação”, explicou o professor Augusto Carvalho. A gestora da escola, Alexsandra Oliveira, e a coordenadora de segmentos Jovens e Adultos, Glauce Martins, representaram a secretaria de Educação de Olinda.  

Na sequência, os três palestrantes – especialistas em Gerontologia – falaram sobre vários aspectos da Psicoeducação que, basicamente, é um conjunto de ações que busca promover a conscientização a respeito do transtorno mental, funcionamento cognitivo na intenção de facilitar o manejo e as relações de familiares e acompanhantes de pessoas idosas.

“Esse tipo de intervenção em como tratar determinados adoecimentos, acontecimentos do sujeito naquela fase da vida para que ele consiga lidar com a dificuldade da melhor forma possível”, destacou o doutorando em Psicologia da Unicap Rodrigo Aureliano.

A também doutoranda em Psicologia da Católica, Maria Cristiane Cerentini, enfatizou que a Psicoeducação deve reunir informação que mudem “nosso comportamento em prol do outro”. Ela também falou sobre a parceria entra a Universidade e a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), grupo que acolhe parentes e cuidadores de pessoas que sofrem com esse tipo de doença. “Filhos e acompanhantes devem ficar atentos às mudanças de comportamento. É muito mais fácil lidar no começo”, explicou.

A pedagoga Elba Chagas Sobral relembrou a trajetória da escritora Cora Coralina, que se apaixonou por um homem bem mais velho e divorciado, fugiu com ele para São Paulo, onde teve quatro filhos. Ela contou que o marido da escritora não permitiu que ela participasse da Semana de Artes Modernas de 1922 e quando ele morreu, Cora teve que fazer doces para vender e criar os filhos.

“Depois ela se associou a uma editora, foi vereadora. Quando os filhos já estavam encaminhados, Cora retornou para a terra natal (Goiás), onde voltou a escrever os poemas. É uma história para nos encorajarmos a recomeçar e fazer diferente”. Com muito bom humor, Elba fez um trocadilho coma grafia da palavra Envelhe’s’er. “Quem tem defeitos são os objetos, nós, humanos, temos vulnerabilidades”.

Ela também deu um testemunho pessoal de quando se aposentou pela primeira vez, passou dois anos curtindo o momento, mas que, ao ler um texto na revista e perceber que não havia fixado o conteúdo, resolveu que era o momento de voltar. Em 2016, veio a segunda aposentadoria e ela resolveu procurar novos grupos. “Não parem”, aconselhou. Elba finalizou com versos de Cora Coralina: “Eu tenho dentro de mim todas as idades da criança, da moça e da velha”.

Visualizações:
1572
Compartilhar:

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

KAROLINE - 10_anos_LS_capa.jpg

Dez anos de Laudato Si

Esta obra contribui para aprofundar a recepção da Laudato Si, fortalecendo processos de conversão pessoal e comunitária e...

Esta obra contribui para aprofundar a recepção da Laudato Si, fortalecendo processos de...

CNBB.jpg

Grupo de Análise de Conjuntura da CNBB define prioridades e metodologia para 2026

O Grupo de Análise de Conjuntura da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou, nos dias 26 e 27 de janeiro, uma reunião presencial na sede da...

O Grupo de Análise de Conjuntura da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou, nos dias 26 e 27 de...

Dissertacao_nelson_capa.jpg

Os Louvores: um estudo sobre as práticas musicais de grupos de louvor em quatro igrejas...

A temática desenvolvida nesta obra busca compreender as práticas musicais em quatro igrejas evangélicas na cidade do Recife, de...

A temática desenvolvida nesta obra busca compreender as práticas musicais em quatro igrejas...

ALUNO ESPECIAL OUVINTE (1).bmp

Mestrados e Doutorados - Alunos Especiais / Alunos Ouvintes - 2026.1

Alunos Especiais e Alunos Ouvintes     Admissão extrasseleção, para aluno especial ou aluno ouvinte e aluno vinculado a outro Programa de Pós-graduação A...

Alunos Especiais e Alunos Ouvintes     Admissão extrasseleção, para aluno especial ou aluno ouvinte e aluno...