Psicoeducação é tema do Fórum Sobre Questões do Envelhecimento - Unicap

Título Notícias

null Psicoeducação é tema do Fórum Sobre Questões do Envelhecimento

Publicado Por: Daniel França

A tarde desta terça-feira (16) foi marcada pela troca de afeto e de experiências entre palestrantes e o público do Fórum Sobre Questões do Envelhecimento. O tema de hoje foi a “Psicoeducação para Relacionamentos Saudáveis no Envelhecimento”. O evento, realizado no auditório Dom Helder Camara, teve a participação do Projeto Café com Poesia, da Escola Municipal Eupídio de França, da comunidade Alto Nova Olinda.

Vinte e uma alunas do Ensino Fundamental II leram textos em homenagem a Cecília Meireles e apresentaram um pastoril. “A iniciativa busca incentivar a leitura, a escrita e a interpretação”, explicou o professor Augusto Carvalho. A gestora da escola, Alexsandra Oliveira, e a coordenadora de segmentos Jovens e Adultos, Glauce Martins, representaram a secretaria de Educação de Olinda.  

Na sequência, os três palestrantes – especialistas em Gerontologia – falaram sobre vários aspectos da Psicoeducação que, basicamente, é um conjunto de ações que busca promover a conscientização a respeito do transtorno mental, funcionamento cognitivo na intenção de facilitar o manejo e as relações de familiares e acompanhantes de pessoas idosas.

“Esse tipo de intervenção em como tratar determinados adoecimentos, acontecimentos do sujeito naquela fase da vida para que ele consiga lidar com a dificuldade da melhor forma possível”, destacou o doutorando em Psicologia da Unicap Rodrigo Aureliano.

A também doutoranda em Psicologia da Católica, Maria Cristiane Cerentini, enfatizou que a Psicoeducação deve reunir informação que mudem “nosso comportamento em prol do outro”. Ela também falou sobre a parceria entra a Universidade e a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), grupo que acolhe parentes e cuidadores de pessoas que sofrem com esse tipo de doença. “Filhos e acompanhantes devem ficar atentos às mudanças de comportamento. É muito mais fácil lidar no começo”, explicou.

A pedagoga Elba Chagas Sobral relembrou a trajetória da escritora Cora Coralina, que se apaixonou por um homem bem mais velho e divorciado, fugiu com ele para São Paulo, onde teve quatro filhos. Ela contou que o marido da escritora não permitiu que ela participasse da Semana de Artes Modernas de 1922 e quando ele morreu, Cora teve que fazer doces para vender e criar os filhos.

“Depois ela se associou a uma editora, foi vereadora. Quando os filhos já estavam encaminhados, Cora retornou para a terra natal (Goiás), onde voltou a escrever os poemas. É uma história para nos encorajarmos a recomeçar e fazer diferente”. Com muito bom humor, Elba fez um trocadilho coma grafia da palavra Envelhe’s’er. “Quem tem defeitos são os objetos, nós, humanos, temos vulnerabilidades”.

Ela também deu um testemunho pessoal de quando se aposentou pela primeira vez, passou dois anos curtindo o momento, mas que, ao ler um texto na revista e perceber que não havia fixado o conteúdo, resolveu que era o momento de voltar. Em 2016, veio a segunda aposentadoria e ela resolveu procurar novos grupos. “Não parem”, aconselhou. Elba finalizou com versos de Cora Coralina: “Eu tenho dentro de mim todas as idades da criança, da moça e da velha”.

Visualizações:
297
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

up_01.png

Dia Internacional da Pessoa Idosa

30 de setembro de 2022    

30 de setembro de 2022    

_MG_6214 (1).jpg

Ação de graças pelos 79 anos da Unicap

No final da tarde de 27 de setembro, dia da fundação da Companhia de Jesus e aniversário da Universidade Católica de Pernambuco, estudantes, professores e...

No final da tarde de 27 de setembro, dia da fundação da Companhia de Jesus e aniversário da Universidade Católica de...

20220927_142038.jpg

Alunos das turmas preparatórias para as Olimpíadas do Conhecimento do Colégio Núcleo participam...

Os cursos de Engenharia Química e Engenharia Ambiental da Universidade Católica de Pernambuco receberam, na tarde desta terça-feira (27), a visita de alunos...

Os cursos de Engenharia Química e Engenharia Ambiental da Universidade Católica de Pernambuco receberam, na tarde...

WhatsApp Image 2022-09-27 at 16.04.21.jpeg

TVDH: LEITURA E A RESISTÊNCIA DAS BIBLIOTECAS

Já está disponível no YouTube o Programa TV Direitos Humanos (TVDH) desta semana sobre "Leitura e a Resistência das Bibliotecas".  A jornalista Mariana...

Já está disponível no YouTube o Programa TV Direitos Humanos (TVDH) desta semana sobre "Leitura e a Resistência das...