Projeto de Ciência da Computação aprovado em edital da Facepe - Unicap

Título Notícias

null Projeto de Ciência da Computação aprovado em edital da Facepe

Publicado Por: Daniel França

O curso de Ciência da Computação da Unicap obteve mais uma conquista junto aos órgãos de fomento ao ter um projeto aprovado pelo edital Cientistas Inovadoras 2022, da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe). De acordo com as regras do edital, o apoio financeiro é de R$ 63.200,00. Este valor será investido em bolsas, materiais e equipamentos.

A coordenadora do curso, Profª Drª Liliane Fonseca, que também faz parte da equipe do projeto comemora o resultado. “Em menos de um ano, tivemos seis propostas aprovadas submetidas a editais com fomento. Desta vez, o resultado foi com o protagonismo feminino”, destacou.

O projeto "Desenvolvimento de Soluções em IoT com a Capacitação Tecnológica de Meninas do Ensino Médio e Fundamental de Recife e Caruaru para a Segurança de Jovens Mulheres" é coordenado pela Profª Drª Andrea Maria Nogueira Cavalcanti Ribeiro. Também fazem parte da equipe do projeto os professores Diego Pinheiro e Rodrigo Monteiro.

De acordo com Andrea, um dos diferenciais da proposta é a interiorização. “Temos parceria com Universidade de Pernambuco e o Colégio Motivo, ambos de Caruaru”. Ainda de acordo com ela, o projeto busca uma mudança de paradigma porque vai “além da extensão e da pesquisa, mostra que a mulher pode estar nesse lugar da Ciência & Tecnologia”.

Na prática, professoras, professores, alunas e alunos da Unicap irão promover uma série de atividades como oficinas, palestras, seminários, mentorias e exercícios que irão desenvolver soluções tecnológicas para o combate à violência contra a mulher. Algo que vai envolver alunas dos ensinos fundamental e médio.

Pela proposta, as ferramentas irão integrar hardwares e softwares visando a segurança das mulheres “nos diversos ambientes da vida delas como o psicológico, físico, familiar e profissional”, explica Andrea. Ela conta também que haverá capacitação das alunas de graduação que atuarão como mentora das estudantes das escolas.

O levantamento de dados sobre a violência contra as mulheres e pesquisas relacionadas ao tema nortearão os processos de ideação, prototipação e validação. “Ao final, vamos apresentar as propostas em formas de produtos. É um projeto bem completo porque haverá também planos de negócios”, disse Andrea. Para isso, o projeto vai contar com uma a equipe é multidisciplinar formada por professores das áreas de Administração, Ciência da Computação, Engenharia e Designer.

Extensão – O projeto submetido ao edital da Facepe foi adequado a partir uma ação de extensão da Universidade intitulado “UI Technovation Girls 2022: fortalecendo a presença e atuação de mulheres na área de tecnologia". A iniciativa repercute internacionalmente a exemplo da participação da equipe Mindology, que é semifinalista da maior competição internacional de meninas na tecnologia, Technovation Gilrs 2022. A equipe é formada por alunas do ensino médio e fundamental do Colégio Fazer Crescer, mentoradas por alunas e professoras da Unicap.

O Brasil submeteu 60 projetos para essa competição em três categorias diferentes: iniciantes, júnior e sênior. Dentre os projetos, 17 foram submetidos para a categoria júnior e três deles foram selecionados para a semifinal. Um deles é da equipe Mindology.

Fruto do Projeto de Extensão UI Technovation Girls 2022 – Fortalecendo a presença e atuação de mulheres na área de tecnologia, liderado pela professora Liliane Fonseca, coordenadora do curso de Ciência da Computação da Unicap, o aplicativo submetido para competição foi o Insite Out. Esse aplicativo tem como foco a saúde e o bem-estar, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) instituídos pela ONU, para ajudar adolescentes que passam por algum distúrbio psicológico.

Inside Out apresenta três principais funcionalidades: "centro de ajuda", com o objetivo informativo; "abraço amigo", para troca de experiências; e, "Find Myself", um jogo interativo sobre o autoconhecimento. Inside Out é um aplicativo para "abraçar" todos os adolescentes que precisam de apoio! A equipe é formada pelas alunas do Colégio Fazer Crescer Gabriela Vasconcelos Antero, Isabella Cruz Angelim Rosa, Milena Leça Minelli Paz, Maria Júlia Almeida Vasconcelos e Lorena Oliveira Cavalcanti. As mentoras da Unicap são as alunas Mariana Cristina Rodrigues de Oliveira, do curso de Engenharia da Complexidade, e Graziela de Oliveira Gonçalves, de Ciência da Computação. A orientadora do projeto é a professora Andrea Ribeiro, do curso de Ciência da Computação.

Além dessa equipe de Pernambuco, também foram para a semifinal uma equipe de Santa Catarina e outra de São Paulo. Parabéns meninas e mentoras! Estamos na torcida. @techgirlsbr @technovationglobal @insideout.app.

Visualizações:
191
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

1_7u3a0047-21503689.jpg

JC: Universidade para quem tem mais de 50 anos: Unicap oferece graduação diferenciada

O programa Unicap 50 é uma oportunidade para quem quer voltar a estudar. As formações são nos cursos e atividades de Extensão, graduação, MBA, mestrado e até...

O programa Unicap 50 é uma oportunidade para quem quer voltar a estudar. As formações são nos cursos e atividades de...

planning-gd164dc47d_1920 (1).jpg

Confira a programação do LACLIFEPE para o segundo semestre de 2022

O LACLIFEPE disponibiliza seu cronograma de reuniões para 2022.2. São conferências, palestras, apresentação de segmentos de tese, jornada, defesas, dentre...

O LACLIFEPE disponibiliza seu cronograma de reuniões para 2022.2. São conferências, palestras, apresentação de...

Eucaristia-como-sinal-de-reconciliação.gif

1º Colóquio Internacional de Liturgia e 26ª Semana Teológica da UNICAP

20 a 22 de setembro de 2022 APRESENTAÇÃO   O curso de Teologia da UNICAP, juntamente com o Instituto Humanitas, o Programa de Pós-graduação de...

20 a 22 de setembro de 2022 APRESENTAÇÃO   O curso de Teologia da UNICAP, juntamente com o Instituto...

unnamed.jpg

Doação de Sangue na Unicap

23 de agosto de 2022 8h30 às 12h e das 13h às 16h Salão Receptivo - 1º andar do Bloco G

23 de agosto de 2022 8h30 às 12h e das 13h às 16h Salão Receptivo - 1º andar do Bloco G