Professoras da Unicap participam do Encontro Brasileiro de Urbanismo em Áreas Centrais - Unicap

Título Notícias

Professoras da Unicap participam do Encontro Brasileiro de Urbanismo em Áreas Centrais

Publicado Por: Daniel França

Na tarde desta quarta-feira (12), o auditório do Edifício Moinho, na área central do Recife, foi palco do Encontro Brasileiro de Urbanismo em Áreas Centrais. O evento, realizado no simbólico edifício requalificado para usos residenciais, gastronômicos e culturais, reuniu
especialistas e gestores para discutir a reabilitação das áreas centrais do Recife, Manaus, São Luiz, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Campo Grande e Salvador. A organização foi da Prefeitura do Recife, Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-PE) e as universidades Católica (Unicap) e Federal de Pernambuco (UFPE).


O Painel Recife, que abriu o evento, focou nas lições aprendidas pela cidade anfitriã na reabilitação de sua área central, com destaque para a experiência do Recentro, programa da Prefeitura do Recife voltado a tornar o centro da cidade um local próspero para morar, investir, trabalhar e visitar. O programa inclui intervenções físicas estruturantes e o desenvolvimento de processos sociais, culturais e econômicos para uma transformação urbana sustentável e inclusiva.



A Chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, destacou a importância da cooperação entre cidades para a troca de experiências e ideias sobre práticas de reabilitação urbana. “Os desafios dos centros históricos são os mesmos no mundo inteiro e o que a gente quer desse evento é isso, trocar informações, atrair estudantes, especialistas, professores, gestores. São vários eventos e ativações que fazem com que as pessoas voltem a frequentar o Centro, despertando o interesse dessas pessoas, garantindo uma segurança social”, afirmou.



O painel contou com a participação de diversas professoras e pesquisadoras da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A diretora da Unicap Icam Tech International School e docente do curso de Arquitetura e Urbanismo, Profª Drª Andrea Câmara, relembrou a parceria de dez anos com a Prefeitura do Recife através do projeto Centro Cidadão. “Nós estamos fazendo esse ano dez anos de parceria, desde a assinatura do convênio de cooperação do Plano Centro Cidadão. A gente vem tendo uma relação cada vez mais profícua junto à gestão da Prefeitura, realizando pesquisas aplicadas e resolução de problemas urbanos concretos”, destacou.


A professora Iana Ludemir, da UFPE, enfatizou a importância da preservação e desenvolvimento dos centros urbanos, ressaltando a contribuição dos trabalhos científicos elaborados por estudantes, professores e pesquisadores. Já a professora Natália Vieira-de-Araújo abordou os marcos legais e conjunturais que influenciam o desenvolvimento urbano, questionando se o novo mercado imobiliário é capaz de absorver os papéis simbólicos e culturais do centro.

A docente Clarissa Duarte, da Unicap, destacou o convênio de cooperação entre Recife e a cidade francesa de Nantes, financiado pelo banco Agence Française de Développement (AFD). Este convênio envolve trocas de experiências em planejamento humano sustentável e cidades inteligentes. Clarissa ressaltou a necessidade de valorizar o espaço público como premissa para a reabilitação urbana, uma lição aprendida com a experiência de Nantes. “Os planos urbanos têm o espaço público, o sistema de ruas e espaços vegetados como suporte da reabilitação do território, e não o inverso. Essa revisão de valores é algo urgente para Recife”, afirmou.


O evento também discutiu o projeto Unimpact, uma estratégia colaborativa de impacto socioambiental envolvendo universidades, poder público, ONGs e a sociedade civil. “Essa iniciativa tem uma pretensão de ser ampliada na escala local, regional e quem sabe nacional, para estimular a participação das universidades na transformação dos territórios, na preservação socioambiental e prosperidade e bem-estar de uma maneira geral”, concluiu Clarissa Duarte.

O evento, que contou com a presença da coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicap, Profª Drª Paula Maciel, segue até a próxima sexta-feira (14).  

Visualizações:
238
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

II Seminario Pesquisa.jpeg

Inscrições abertas: II Encontro da América Latina do Grupo de Pesquisa da Linguística, Filologia...

12 a 14 de agosto de 2024 O II Seminário da América Latina do Grupo de Pesquisa da Linguística, Filologia e Literatura da Escola Abba acontecerá de 12 a 14...

12 a 14 de agosto de 2024 O II Seminário da América Latina do Grupo de Pesquisa da Linguística, Filologia e...

ASDFG.png

OTORRINOLARINGOLOGIA - LAOTO

O projeto de Otorrinolaringologia atua em diversas atividades de extensão na área de otorrinolaringologia que é uma especialidade médica capaz de...

O projeto de Otorrinolaringologia atua em diversas atividades de extensão na área de otorrinolaringologia que é uma...

FILOSOFIA.CORTADA.jpg

PPGFIL - Processo Seletivo 2024.2

O Programa de Pós-graduação em Filosofia divulga o Edital para o processo seletivo para turma de 2024.2. Edital 2024 - Seleção Complementar Critério de...

O Programa de Pós-graduação em Filosofia divulga o Edital para o processo seletivo para turma de 2024.2. Edital...

PSICOLOGIA CORTADA.jpg

PPGPSI - Processo Seletivo 2024.2

O Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica divulga o Edital para processo seletivo para turmas complementares de 2024.2 do Mestrado e Doutorado. ...

O Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica divulga o Edital para processo seletivo para turmas complementares...