Podcast tira dúvidas sobre profissões da área de Comunicação - Unicap

Título Notícias

null Podcast tira dúvidas sobre profissões da área de Comunicação

Publicado Por: Redação

 

Nesta segunda-feira (7), a Escola de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco lança o primeiro episódio da série de podcasts “Por que agora?”. A campanha foi preparada para o período de inscrições do Vestibular, que vai até 28 junho, no endereço www.unicap.br/vestibular. O foco são os estudantes de ensino médio e de cursinho ou quem está prestes a ingressar no ensino superior e se interessa pelas profissões do campo da Comunicação. Além disso, o conteúdo vai desmistificar conceitos sobre os cursos, mostrar as oportunidades do mercado de trabalho e debater o presente e o futuro das profissões.

Serão quatro episódios, divididos entre os cursos de Jornalismo, Fotografia, Jogos Digitais e Publicidade e Propaganda. A jornalista e diretora da Escola de Comunicação, Carolina Monteiro explica a formação do podcast. “Cada episódio é conduzido por um professor do curso e tem como convidados outros professores, ex-alunos que estão atuando no mercado e alunos do período atual, para falar da experiência de ensino remoto e expectativas para o futuro profissional”, conta.

O primeiro episódio é sobre jornalismo, e a mediação é da professora e jornalista Andrea Trigueiro, que conversa com a professora Carol Monteiro, com Sharon Batista, jornalista formada pela Unicap há um ano, e community manager de um banco digital, e com Ricco Viana, estudante do 8º período e estagiário da rádio Nova Brasil FM.

Carol compreende que podem existir dúvidas sobre o porquê de iniciar a graduação agora. Por isso, o questionamento do título do podcast vai debater a situação atual. “O podcast se chama “Por que agora?” porque a gente sabe que não é fácil tomar a decisão de ingressar no ensino superior em um período de pandemia, como o que estamos vivendo, mas você não precisa esperar tudo isso passar para realizar seu sonho de estudar, até porque, o jornalismo não parou”, incentiva a jornalista.

Ricco Viana, está no último período do curso, produzindo seu TCC e estagiando. Ele segue com as aulas remotas e considera que o conteúdo não foi prejudicado. “Me sinto feliz de estar terminando o curso e iniciando mais uma etapa da minha vida, mas, ao mesmo tempo, me sinto nostálgico com a faculdade. Parte da experiência universitária é estar no campus, no dia a dia, fazendo amigos, colecionando momentos. Mas em relação ao conteúdo, não há do que reclamar. A Unicap tem professores excelentes que, apesar do período remoto, não deixam faltar absolutamente nada”, declara o estudante.

Sharon Batista se formou há um ano e atua no marketing digital. Convidada para o podcast, ela assegura que essa oportunidade é enriquecedora. “É muito legal quando você volta para o lugar que te formou, como pessoa e profissional também, para compartilhar o que você vem descobrindo na sua vida profissional”. Esse contato é importante, também, para demonstrar como o mercado de trabalho está se comportando atualmente. “São diferentes formas de se vivenciar e fazer jornalismo. Proporcionar esse encontro de diferentes olhares é muito importante. Dentro da profissão, você vai escolher o seu caminho. Jornalismo tem vários”, ressalta.

No segundo episódio, o assunto será o curso de fotografia. O professor do curso e cineasta, André Antônio, será o mediador e vai dialogar com a aluna Amanda Luz e com o fotógrafo e ex-aluno Flávio Costa. André garante que a fotografia é essencial nos dias de hoje e explica porquê. “A fotografia faz parte da forma como a gente interage no mundo. Mais do que nunca, precisamos da imagem, que permeia o mundo contemporâneo. A gente acorda e abre o Instagram para ver imagens. Estamos cercados de imagens o tempo todo, que, maciçamente, são feitas por fotógrafos profissionais. Fotografia é comunicação”, aponta.

Os episódios terão versão em áudio nas principais plataformas de streaming, e em vídeo, no YouTube, para quem desejar assistir a gravação da conversa. Os episódios sobre os cursos de Jogos Digitais e Publicidade e Propaganda serão conduzidos pelos professores Rennan Rafaelle e Fernando Fontanella, respectivamente. No dia 16 de junho, o projeto será encerrado com um evento online para debater os conteúdos trazidos na série e tirar as dúvidas dos alunos.

Serviço:

07/06 - Episódio sobre Jornalismo (http://bit.ly/pqjornalismo)

09/06 - Episódio sobre Fotografia

11/06 - Episódio sobre Jogos Digitais

14/06 - Episódio sobre Publicidade e Propaganda

Link do Spotify: http://bit.ly/pqagora

Link do YouTube: https://www.youtube.com/unicapvideo

 

Gostei.
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

WhatsApp Image 2021-06-16 at 11.15.34.jpeg

VII Mostra Curta Vazantes aborda uso pedagógico do audiovisual

A produtora cultural e cine educadora Andréa Mota vai proferir palestra intitulada Cinema e Educação: o uso do audiovisual na prática pedagógica. O evento,...

A produtora cultural e cine educadora Andréa Mota vai proferir palestra intitulada Cinema e Educação: o uso do...

refugiado_live.jpeg

Live: O papel da universidade na questão da migração e refúgio

O Dia Mundial do Refugiado será celebrado no próximo 20 de junho e o Instituto Humanitas Unicap e o GT Migração e Refúgio da Unicap, em parceria com Cáritas...

O Dia Mundial do Refugiado será celebrado no próximo 20 de junho e o Instituto Humanitas Unicap e o GT Migração e...

luz.jpg

O que o governo não fez (e não fará) para evitar o racionamento de energia?

Em recente “comunicado” na página do Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Elétrico – Ilumina –, o profundo conhecedor do setor, Roberto Pereira...

Em recente “comunicado” na página do Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Elétrico – Ilumina –, o...

WhatsApp Image 2021-06-14 at 13.36.14.jpeg

II Circuito Pedagógico da GRE tem participação de professores da Unicap

O II Circuito Pedagógico da Gerência Regional de Educação – Recife Norte promoveu uma live, na tarde desta segunda-feira (14), sobre os Novos Paradigmas de...

O II Circuito Pedagógico da Gerência Regional de Educação – Recife Norte promoveu uma live, na tarde desta...