Pesquisa aborda crise e desencanto com a democracia na América Latina - Unicap

Título Notícias

null Pesquisa aborda crise e desencanto com a democracia na América Latina

Publicado Por: Daniel França

Os desafios históricos em consolidar o Estado de Direito na América Latina, sobretudo diante de cenários políticos incertos e de forças populistas, foram ponto de partida de um projeto de pesquisa liderado pela Associação das Universidades Confiadas à Companhia de Jesus na América Latina (Ausjal). A pesquisa resultou na publicação do livro Crisis y Desencanto com La Democracia en América Latina.

A obra foi organizada em quatro capítulos escritos por pesquisadores da Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Nicarágua, Venezuela. O Brasil foi representado por textos produzidos por pesquisadores do Centro Universitário FEI (SP), Unisinos (RS) e Universidade Católica de Pernambuco. O time da Unicap contou com a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Profª Drª Valdenice José Raimundo; pela assessora da pós-graduação Stricto Sensu, Profª Drª Roberta Caiado; e pelo coordenador de Pesquisa, Prof. Dr. Dario Brito.

“Buscamos dados atualizados sobre o desencanto com a democracia, consideramos a nossa experiência como pesquisadores/as, atentos aos impactos dessa realidade (a perda das conquistas democráticas) para a população mais pobre, que no caso do Brasil é, majoritariamente, negra. Colocamos em relevância como essa questão é apreendida  pela linguagem e transmitida pelos meios de comunicação, das mídias...construímos esse capítulo dialogando com os pesquisadores da FEI e Unisinos”, explicou Valdenice.

O texto faz alusão às “olas” democráticas pelo mundo entre o século XIX e o início do XXI e se utiliza do conceito “poliárquico” da democracia do cientista político americano Robert Dahl, que aborda variáveis desse sistema político como participação e competência política, além do índice Freedom House, que mede o grau de liberdade civil e direitos políticos no mundo.

A pesquisa observa um retrocesso democrático brasileiro desde 2014 com base em dados obtidos em pesquisas sobre a satisfação do funcionamento da democracia no Brasil, opinião sobre justificativa de golpe militar, fechamento do Congresso Nacional e queda no apoio ao sistema democrático brasileiro.  Com riscos de uma ruptura institucional. “Además, también vale la pena señalar que los altos niveles de participación y competencia política en Brasil han vivido com niveles extremos de desigualdad social y racial. La desigualdad puede minar gravemente el ejercicio de los derechos civiles, políticos y sociales”, diz um trecho do texto.

A pesquisa ressalta semelhanças das formas de violência simbólica nos países da América Latina nos processos comunicacionais, midiáticos e que acabam atingindo determinadas minorias, “grupos que não têm força, nem poder de falar diante desse processo. É um processo muito próximo, muito parecido com o que ocorre em outros países, o que traz a sua contribuição para esse desencanto. Então a gente vê que, no geral, há uma crise na democracia dos países latino-americanos”, pontua Dario.

Essas constatações trazem ainda análise de dados e gráficos que ilustram cada capítulo. A coleta dos textos foi liderada pelo consultor externo Angel Álvarez, que recebeu o material enviado pelas instituições dos países. “Há muitos dados quantitativos que embasam tudo o que é dito em cada capítulo e até depois, comparativamente entre os países também, como ficaram esses dados de desencanto com a democracia”, analisou Roberta. As primeiras reuniões do grupo começaram em setembro do ano passado e tudo foi feito de maneira remota, por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação. A coordenação geral do projeto foi do jesuíta venezuelano Francisco José Virtuoso, da Universidade Católica Andrés Bellos, em Caracas.

A equipe ressaltou ainda que o projeto está dando uma significativa contribuição no relacionamento da Unicap com a Ausjal. “Esse livro é fruto concreto dessa relação, que enseja também a internacionalização de pelo menos três programas diferentes (Indústrias Criativas, Ciências da Linguagem e Ciências da Religião”, explica Roberta Caiado. “Além desse aspecto da internacionalização, há também o relacionamento entre as IES comunitárias”, complementou Valdenice ao se referir à FEI e à Unisinos. Também assinam o capítulo referente ao Brasil Fábio Lacerda (coordenador), Carla Araújo, Rafael Mahfoud Marcoccia, Hernán Ramirez e Miguel Tedesco Wedy.

Visualizações:
376
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

WhatsApp Image 2023-02-07 at 15.09.44.jpeg

Do respeito à felicidade: uma universidade no compasso da história

P. Pedro Rubens, S.J. Respeito e felicidade: eis os dois temas propostos para esta Jornada Comunitária, abertura do ano acadêmico em que comemoramos o 80º...

P. Pedro Rubens, S.J. Respeito e felicidade: eis os dois temas propostos para esta Jornada Comunitária, abertura do...

WhatsApp Image 2023-02-03 at 15.52.36.jpeg

Padre Carlos Fritzen: saiba quem é o novo Pró-reitor administrativo da Unicap

O início da Jornada Comunitária da Unicap vai ser marcado também pela apresentação oficial do novo Pró-reitor Administrativo da Universidade. A comunidade...

O início da Jornada Comunitária da Unicap vai ser marcado também pela apresentação oficial do novo Pró-reitor...

2023_DESENVOLVIMENTO DE -PROCESSOS AMBIENTAIS.jpg

Processo Seletivo 2023 - PPGDPA - Prorrogação de Prazo - Novas Bolsas da CAPES

O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento de Processos Ambientais prorrogou o prazo para as inscrições para Seleção do Mestrado da...

O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento de Processos Ambientais prorrogou o prazo para as inscrições...

WhatsApp Image 2023-02-02 at 10.56.48.jpeg

Aniversariantes do mês de fevereiro

Parabéns!

Parabéns!