Peregrinação nas terras do Povo Indígena Pankararu busca conscientização e defesa dos direitos - Unicap

Título Notícias

Peregrinação nas terras do Povo Indígena Pankararu busca conscientização e defesa dos direitos

Publicado Por: Redação

No período de 8 a 15 de julho de 2023, acontecerá a peregrinação nas terras do Povo Indígena Pankararu, na região do Submédio São Francisco, mais especificamente nas cidades de Petrolândia, Jatobá e Tacaratu, em Pernambuco. O evento é organizado pelo Grupo das Peregrinas e Peregrinos do Nordeste (GPPN), em parceria com o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), o Instituto Humanitas da Unicap e a Diocese de Floresta/PE.

A peregrinação tem como objetivo principal apoiar a luta dos povos indígenas Pankararu e conscientizar as pessoas encontradas durante o percurso sobre a importância de engajarem-se na defesa de seus direitos. Além disso, busca promover a convivência e o conhecimento dos povos originários, reconhecendo seus valores, sabedoria e conhecimentos, com o intuito de assumir um compromisso concreto com suas lutas e defender suas identidades étnicas.

O Grupo de Peregrinas e Peregrinos do Nordeste segue os passos de Jesus de Nazaré e adota a mística do caminho, percorrendo o trajeto a pé, sem levar dinheiro, comida ou pertences materiais. Durante a peregrinação, contam com a partilha das comunidades locais para se alimentarem. O grupo realiza momentos de oração e meditação da Palavra ao longo do dia, e no final do dia, faz um recolhimento para refletir sobre as experiências vividas.

A peregrinação será conduzida de acordo com um mapeamento previamente elaborado nas aldeias. Pela manhã, ocorrerão as caminhadas, seguidas de visitas para conhecer e escutar a realidade local, e Rodas de Conversas nas Aldeias durante a tarde. À noite, estão previstos momentos celebrativos e culturais, destacando a realidade indígena. Cada comunidade/aldeia indicará um local para os peregrinos pernoitarem e compartilharem refeições.

"A peregrinação nas aldeias do Povo Pankararu representa a união de diversos segmentos da sociedade, fortalecendo a esperança de que cada membro do povo indígena seja respeitado em sua dignidade como filho e filha de Deus", destaca o professor Artur Peregrino, um dos organizadores da atividade.

A iniciativa visa também despertar a consciência sobre a importância de se valorizar a imensa diversidade cultural e étnica presente no Brasil, em conformidade com o que estabelece a Constituição, que garante os direitos originários dos povos indígenas, incluindo suas terras tradicionais.  

 

Visualizações:
3536
Compartilhar:

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

instagram_photo_20251119_140640.jpg

14º Fotovídeo - Oficina de Paulo Romão e Rafael Cacau

Quem se inscreveu na oficina 'retrato em estúdio - dois pontos de luz e suas possibilidades" tiveram dois dias de trocas incríveis com Paulo Romão e Rafael...

Quem se inscreveu na oficina 'retrato em estúdio - dois pontos de luz e suas possibilidades" tiveram dois dias de...

DIRcor (6).jpg

PPGD - Edital de Seleção de Mobilidade Acadêmica Internacional – Universidade de Pisa - Itália

O Programa de Pós-graduação em Direito divulga o Edital de Seleção para Mobilidade Acadêmica Internacional - Universidade Pisa - Itália. ...

O Programa de Pós-graduação em Direito divulga o Edital de Seleção para Mobilidade Acadêmica Internacional -...

nuclear_4.jpg

Usinas nucleares e manipulações retóricas

“É necessário se espantar, se indignar e se contagiar, só assim é possível mudar a realidade” Nise da Silveira (médica psiquiatra)   Tem se tornado...

“É necessário se espantar, se indignar e se contagiar, só assim é possível mudar a realidade” Nise da Silveira...

carla teixeira fotovideo.jpg

14º Fotovídeo - Oficina com Carla Teixeira

Aqui está o registro da manhã invrível de segunda-feira (17), primeiro dia de Fotovídeo, proporcionada pela professora Carla Teixeira, que movimentou olhares...

Aqui está o registro da manhã invrível de segunda-feira (17), primeiro dia de Fotovídeo, proporcionada pela...