O presente livro nasce no contexto dos debates havidos em torno da pandemia no âmbito da disciplina “Lógica do Procedimento Jurídico” conduzida pelo organizador nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Católica de Pernambuco (PPGD/UNICAP).

Com a decretação da quarentena e a suspensão das aulas presenciais, os encontros da disciplina migraram para as plataformas virtuais. Com a elevada demanda por “lives”, “webinars” e afins, percebeu-se que o espaço da pós-graduação seria um locus privilegiado para o desenvolvimento de estudos interdisciplinares.

O projeto extrapolou o espaço da sala de aula e recebeu preciosas contribuições provenientes de diferentes centros de pesquisa social do país, resultando em um panorama que evidencia a dimensão dos desafios do nosso tempo. O livro dialoga com um conjunto de outros textos e coletâneas produzidos no primeiro semestre de 2020 inscrevendo-se no âmbito das investigações conduzidas pelo grupo Recife Estudos Constitucionais (REC-CNPq) e pela Clínica Interdisciplinar de Direitos Humanos da UNICAP.