Produzida na quarentena, obra literária disseca táticas para encarar o cotidiano - Unicap
Título Notícias
Notícias
Produzida na quarentena, obra literária disseca táticas para encarar o cotidiano
Escrito durante o isolamento social, o livro “Tática operacional para sobreviver ao cotidiano” é lançado nesta segunda-feira (01) e fala sobre memória, sentimentos e angústias na pandemia e ao longo do tempo - tudo em formato de listas.
O caráter multidisciplinar da escrita faz parte do nosso cotidiano. Escrevemos por várias razões, seja para nos comunicar, trabalhar ou estudar. Mas, principalmente, escrevemos para lembrar. Transpomos o que está em nossa memória para o papel, seja em cadernos, agenda ou listas. Estas últimas costumam ser vistas como formas corriqueiras e puramente funcionais de escrita, algo que serve para lembrarmos das compras do supermercado ou das demandas de trabalho, por exemplo. Mas será que elas se limitam apenas a isso?
Para a jornalista e autora pernambucana Lara Ximenes, não exatamente. Em seu primeiro livro, “Tática Operacional Para Sobreviver Ao Cotidiano”, ela questiona o caráter utilitário das listas, trazendo um olhar mais poético ao gênero, por acreditar que é possível usar listas para falar sobre tudo. “Numa aula da pós-graduação, o professor indagou se as listas são um gênero literário subestimado. Impactada por essa questão, fui me aprofundando sobre o assunto e logo ele virou o tema do meu TCC, que, meses depois, deu origem a este livro”, afirma a autora, pós-graduada em Escrita Criativa pela Universidade Católica de Pernambuco e PUC-RS.
Relatando o cotidiano sob uma perspectiva poética, “Tática operacional” é a obra de estreia da pernambucana Lara Ximenes, com lançamento marcado para esta segunda-feira (01), pela Editora Chuvisco. O livro traz uma série de poesias no formato de listas, borrando as linhas entre os gêneros.
Fazer listas não era novidade para Lara, que sempre utilizou o recurso de forma "tradicional" e, como o próprio título do livro diz, para sobreviver ao cotidiano. “Enquanto pesquisava para o TCC, percebi que listas sempre estiveram no meu dia a dia, assim como a poesia. O ponto de virada que originou meu livro foi justamente quando misturei as duas coisas e passei a anotar meus pensamentos em formato de lista, utilizando-as de forma menos prática e mais literária, dando outra vida aos poemas que compõem a obra”, pontua Lara, cujo Trabalho de Conclusão de Curso que originou o livro foi orientado por Natália Borges Polesso, doutora em Teoria da Literatura pela PUC- RS e autora de “Amora”, livro vencedor do prêmio Jabuti 2016.
Escrito durante o isolamento social, o livro é composto por listas que retratam o cotidiano, os pensamentos e a memória da autora durante esse período. Introduzindo a poesia nessa receita, “Tática Operacional” também é o registro de um momento histórico em que muitos de nós fomos obrigados estar sozinhos com os nossos pensamentos.
“Esse trabalho foi totalmente influenciado pela pandemia e pelo isolamento social. Escrever o livro foi crucial para minha sanidade, pois percebi que o tempo estava passando de uma forma absurdamente estranha para todos nós. Passado, presente e futuro pareciam se misturar, e eu sentia necessidade de falar sobre isso. Se não anotasse o que estava sentindo, aquelas coisas poderiam passar batido”, diz a autora, que utilizou o processo de escrita do livro como forma de ressignificar os próprios dias e tentar viver de outros meios dentro do isolamento. “Tática operacional” foi também uma forma de lidar com as suas próprias memórias.
“Passei a anotar meus pensamentos em formato de lista, mesmo que nem sempre fossem listas práticas como as de compras para supermercado ou de demandas do trabalho. A ideia era usar listas para também falar de sentimentos, angústias e subjetividades”, pontuou. “Memória sempre foi um tema que me interessou muito, que sempre busquei falar sobre nos meus escritos. Acho interessante que nunca lembramos de um fato exatamente como ele é. Toda história que contamos possui um pouco de nossas referências, de como vivemos e fomos criados. Acessar memórias antigas com referências que temos hoje pode ser revelador para o nosso autoconhecimento”, afirma a autora.
Referência para a construção da obra, Umberto Eco afirmou que “Gostamos de listas porque não desejamos morrer”. Para Lara, eis a grande beleza das listas: são registros históricos da vida íntima, costumes e hábitos do seu tempo, assim como são as cartas e diários. Mas também saciam nosso desejo íntimo por uma vida mais organizada – e, quando isso não é possível, que pelo menos possamos contemplar a beleza utópica de tentar organizar a vida um acontecimento após o outro.
Publicação independente
Para publicar Tática Operacional, Lara procurou a Editora Chuvisco, comandada por Gabriela L’Amour e Manuela Sobral, que desde 2017 trabalha com obras de artistas independentes de forma original e afetiva em Pernambuco. Com um catálogo vasto de zines, adesivos, calendários, pôsteres e outros tipos de publicações editoriais e autorais, a Chuvisco aposta em “Tática Operacional” como o primeiro livro da editora.
“A Chuvisco surgiu a partir de inquietações pessoais e da vontade de levar nossos projetos para outras pessoas, mas principalmente pelo desejo de trabalharmos juntas em algo que acreditamos de verdade”, afirmou Gabriela, designer responsável pela diagramação do livro. “Entramos nessa nova etapa com sentimento de renovação, otimismo e ansiedade de mostrar as novidades, a começar pelo lançamento do Tática Operacional em parceria com Lara”, completou Manuela, que está por trás das ilustrações do livro.
“Além de Lara ser mulher e pernambucana, duas características importantes de quem a Chuvisco busca publicar, ler seu livro me fez voltar a ter esperança em pequenas coisas, conseguiu ser um afago no meio da pandemia”, completa Gabriela.
A ilustradora do livro também viu no livro uma oportunidade de imergir na sua criatividade e trabalhá-la melhor durante o isolamento social. “Trabalhar nesse projeto trouxe beleza para os meus dias de quarentena. É lindo poder fazer parte de algo que a gente acha incrível, se identifica e acredita”, explicou Manuela.
As proprietárias da editora afirmam que o trabalho foi coletivo do início ao fim. “Lara trouxe o material escrito e juntas somamos as nossas referências visuais, que deram base para todo o conceito editorial: as cores, as ilustrações, o formato do livro e a divulgação. Foi um trabalho muito instigante e que trouxe o gás necessário para essa nova fase da editora”, concluiu Gabriela.
Serviço
Início das vendas do livro "Tática Operacional Para Sobreviver Ao Cotidiano" (Editora Chuvisco)
Data: 01 de fevereiro
Valor: R$37,00
Link para comprar: www.chuviscoeditora.com.br
Barra de busca
Aplicações Aninhadas
Expediente - Coluna 1
EXPEDIENTE
EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012 DRT/PE)
SECRETARIA:
Dora Santana
PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco
Expediente - Coluna 2
REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)
DESIGNER:
Java Araújo
WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Expediente - Coluna 3
CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br
Título Notícias Acontece na Unicap
Acontece na Unicap
Publicador de Conteúdos e Mídias
Unicap discute inteligência artificial e o futuro da pesquisa em evento de Iniciação Científica
Conteúdo gerado com auxilio de IA A abertura da 26ª Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), realizada...
Conteúdo gerado com auxilio de IA A abertura da 26ª Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade...
Visita ao Quilombo dos Palmares
O Instituto Humanitas Unicap (IHU), através do Grupo Amigos no Caminho (AMICA), realizará uma visita ao Quilombo dos Palmares no dia 20 de novembro, Dia da...
O Instituto Humanitas Unicap (IHU), através do Grupo Amigos no Caminho (AMICA), realizará uma visita ao Quilombo dos...
"POV: Você na Unicap" conecta estudantes com o ambiente acadêmico e a escolha profissional
A primeira edição do "POV: Você na Unicap" movimentou o campus ao longo da semana recebendo alunos de escolas públicas e particulares interessados em...
A primeira edição do "POV: Você na Unicap" movimentou o campus ao longo da semana recebendo alunos de escolas...
12ª Semana de Humanismo e Cidadania da Unicap
19 a 22 de novembro de 2024 A Semana de Humanismo e Cidadania da Unicap é um momento muito importante no desenvolvimento da disciplina de Humanismo e...
19 a 22 de novembro de 2024 A Semana de Humanismo e Cidadania da Unicap é um momento muito importante no...