Minter em Psicologia inicia suas atividades no Ceará - Unicap

Título Notícias

Minter em Psicologia inicia suas atividades no Ceará

Publicado Por: Daniel França

O Mestrado Interinstitucional em Psicologia Clínica entre o Centro Universitário Católica de Quixadá (UniCatólica) e a Unicap iniciou oficialmente suas atividades com uma aula inaugural no campus cearense, no último dia 2 de fevereiro.  


Durante a solenidade, o Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, deu as boas-vindas à turma e fez uma explanação relacionando a obra do Cardeal português Dom José Tolentino à área de Psicologia. Mês passado, o Cardeal recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade. 

Tolentino é prefeito para o Dicastério para a Cultura e Educação do Vaticano, um cargo semelhante ao de ministro. Ele é considerado homem de confiança do Papa Francisco. O ensaísta, poeta teólogo e filósofo publicou nove livros no Brasil.


Padre Pedro fez uma apresentação de alguns desses livros ao público que estava presente no auditório da UniCatólica relacionando conceitos de Dom Tolentino à Psicologia como "a leitura infinita de nossa própria experiência, códigos culturais, a arte de amar, a relação com a comida, a fome, a dieta e a ansiedade..., Palavra de Deus, religião e palavras humanas".

Os novos mestrandos poderão desenvolver estudos numa das quatro linhas de pesquisa que integram o corpo docente:

1. Família, Interação Social e Saúde – LAFAM;

2. Práticas Psicológicas Clínicas e Demandas Sociais Contemporâneas – LACLIFEP;

3. Psicopatologia Fundamental e Psicanálise;

4. Ciberpsicologia e Humanidades Digitais. 


Para a coordenadora do Programa em Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Unicap, Paula Barros, com o Minter em Quixadá o PPGPSI se compromete com a formação de mestres que atuarão como agentes multiplicadores numa região em franca expansão, no interior do Ceará, sedimentando a responsabilidade de contribuir com a política de interiorização dos programas de pós-graduação no país.

“A oferta do curso de Mestrado na modalidade MINTER pelo PPGPSI, além de contribuir para formar quadros competentes, fomentará o desenvolvimento de outros projetos de ensino e pesquisa entre as instituições envolvidas, contribuindo para ampliar o escopo das pesquisas e a qualidade da educação na região Nordeste”, destaca Paula.

A coordenação do Minter é da professora Cirlene Silva, também coordenadora do Programa Unicap Prata 50+. “Estamos levando para Quixadá a excelência do PPGPSI Unicap. Seguimos rumo ao interior do Ceará para fortalecer mais a parceria com a UniCatólica e prestigiar a população daquela cidade”, observa a coordenadora.

Ainda de acordo com Cirlene, esse projeto é “uma importante iniciativa em termos da nacionalização das ações do PPGPSI visando ao desenvolvimento regional da pós-graduação e da formação qualificada de professores e pesquisadores. A iniciativa também estabelecerá as primeiras condições para o desenvolvimento futuro de outros projetos de ensino e pesquisa entre as instituições envolvidas, contribuindo para ampliar o escopo das pesquisas e a qualidade da educação na região Nordeste”.

Para o Reitor da UniCatólica, Prof. Marcos James, “a parceria entre a UniCatólica e a Unicap será uma nova fase na consolidação de um amplo projeto de colaboração e ação compartilhada no âmbito da formação profissional no Ceará."

Ao mesmo tempo em que o Reitor da Unicap, Pe. Pedro Rubens, explica que “a parceria UniCatólica-Unicap é um ponto de encontro que vai reunir o melhor das instituições, contribuindo com o desenvolvimento da região e do estado do Ceará, por meio da formação de novos profissionais nas diversas áreas do saber”.

Visualizações:
347
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

IMG-20240301-WA0047.jpg

Aniversariantes do mês de março

Parabéns!

Parabéns!

DIREITO E INOVAÇÃO.jpg

PPGDI - Processo Seletivo 2024 - Estrevistas

O Programa de Pós-graduação em Direiro e Inovação informa que os horários das entrevistas e os links de acesso serão encaminhas através de e-mail.

O Programa de Pós-graduação em Direiro e Inovação informa que os horários das entrevistas e os links de acesso serão...

Captura de Tela 2024-03-01 a`s 09.02.50.png

Tarde de Espirituliadade e Meditação - Amizade Social: Minha relação com o mundo e com os outros

Venha vivenciar a Tarde de Espiritualidade e Meditação, promovida pelo Instituto Humanitas Unicap, que terá como tema ”Amizade Social: Minha relação com o...

Venha vivenciar a Tarde de Espiritualidade e Meditação, promovida pelo Instituto Humanitas Unicap, que terá como tema...

Card defesa de dissertação de William Berg.jpg

PPGCL - Defesa Pública da Dissertação de William Berg Lima da Silva

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem divulga a defesa pública da dissertação do discente William Berg Lima da Silva. Dia: 08/03/2024. ...

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem divulga a defesa pública da dissertação do discente William Berg...