Livro de ex-aluno da Unicap aborda depressão e abandono de forma bem humorada - Unicap
Título Notícias
Notícias

Livro de ex-aluno da Unicap aborda depressão e abandono de forma bem humorada
O egresso do Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas e também da especialização em Escrita Criativa da Unicap, Rodrigo Paiva, deu um passo importante na carreira de escritor ao lançar o livro “Mininho: dores de um cotovelo”.
De um jeito bem-humorado com elementos do realismo fantástico, a obra ilustrada conta a história do cotidiano dos gatos Biluca e Pitomba a partir do ponto de vista deles mesmos, os felinos. O enredo se utiliza de um plot twist para provocar o leitor e apresentar um final surpreendente, tocando em temas importantes como abandono e depressão. O texto original serviu como trabalho de conclusão de curso da especialização sob orientação do Prof. Dr. Adriano Portela que apresenta o livro assim:
“Mininho: dores de um cotovelo é uma história que vai achar um espaço confortável em sua mente e de lá não mais sairá. Rodrigo Paiva proporciona ao leitor uma retirada da zona de conforto e uma inquietação mental, quase um exercício para treinar a imaginação. O que seria um trabalho de conclusão do curso da especialização em Escrita Criativa (Unicap/PUCRS) tornou-se, sob minha orientação, ou, melhor dizendo, sob minha surpresa, uma obra de arte. Rodrigo nos apresenta Mininho, um cotovelo, e nos faz perceber quantos detalhes da nossa vida passam batidos. 
A escrita, essa ferramenta mágica e ancestral, possibilita e imortaliza o conhecimento, as estórias, as fábulas. Eu, enquanto escritor e diretor de cinema do universo fantástico, recomendo a leitura de Mininho: dores de um cotovelo – de Rodrigo Paiva, autor que levanta a bandeira da arte e da Escrita Criativa. Em tempos tão intricados, a melhor coisa é se entregar ao mundo infantojuvenil, se debruçar em uma narrativa que proporciona descobertas, vitórias e um plot twist para lá de interessante. Como diz Mário de Andrade, “em toda criação dá- se um esforço de vontade. Não pode haver esforço de vontade sem atenção. A atenção continua a existir e mais ou menos uniformiza as impulsões líricas para que a obra de arte se realize”.
Publicidade - Rodrigo Sérgio Ferreira de Paiva é publicitário também formado pela Unicap, autor de artigos acadêmicos e do livro Panther is the New Black: Representação e Cultura na Comunicação do Filme Pantera Negra, lançado em versão física e digital na XII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco (2019).
O livro pode ser encontrado aqui e nas plataformas Amazon, Magazine Luiza, Casas Bahia, Ponto Frio, Carrefour, Mercado Livre, Americanas, Extra, Submarino dentre outros sites de venda.
Serviço
Mininho: dores de um cotovelo
Autor: Rodrigo Paiva
Editora: Dialética
Selo: Dialética Infantil
ISBN: 9786553553491
Nº de Páginas: 168
Ano: 2022
Barra de busca
Aplicações Aninhadas
Expediente - Coluna 1
EXPEDIENTE
EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Expediente - Coluna 2
REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)
DESIGNER:
Java Araújo
WEB DESIGNER:
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Expediente - Coluna 3
CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br
Título Notícias Acontece na Unicap
Acontece na Unicap
Publicador de Conteúdos e Mídias
Doutoranda apresenta pesquisa em conferência no Quênia
Mormonismo no Brasil e a herança africana foram debatidos
Mormonismo no Brasil e a herança africana foram debatidos
Quem conta a história dos terreiros? Patrimônio, memória e protagonismo afro-brasileiro
Por: Juane Brauna Alves É sabido que as religiões desempenham um papel imprescindível na vida cultural de uma sociedade. Enquanto manifestação...
Por: Juane Brauna Alves É sabido que as religiões desempenham um papel imprescindível na vida cultural de uma...
Unicap promove seminário sobre religiões comparadas
Encontro terá conferência internacional com Catherine Cornille.
Encontro terá conferência internacional com Catherine Cornille.
Fórum debate envelhecimento da população negra
Encontro aborda racismo, ancestralidade e resistência
Encontro aborda racismo, ancestralidade e resistência





