Livro celebra trajetória do jornalista e cineasta pernambucano Fernando Spencer - Unicap
Título Notícias
Notícias

Livro celebra trajetória do jornalista e cineasta pernambucano Fernando Spencer
O cineasta, crítico, jornalista, curador cinematográfico e programador Fernando Spencer ganha livro sobre a sistematização da sua produção jornalística e cinematográfica, mostrando as contribuições dele para o campo da comunicação em Pernambuco em sua dimensão histórica e social.

O lançamento de “Fernando Spencer: o crítico-cineasta das mil faces”, escrito pelos professores e pesquisadores Alexandre Figueirôa e Cláudio Bezerra, ocorrerá no próximo dia 30 de novembro, na Universidade Católica de Pernambuco. Na programação do evento, haverá conversa dos autores com o crítico Ernesto Barros.
O livro é resultado do projeto de pesquisa “A produção jornalística e cinematográfica de Fernando Spencer e sua contribuição à cultura audiovisual em Pernambuco”, apoiado pelo Fundo de Incentivo à Cultura do Estado de Pernambuco e pela Unicap.
Nascido no Recife, Spencer trabalhou por 40 anos no Diário de Pernambuco. Autor de mais de trinta filmes e documentários, sua ligação com o cinema começou na década de 60. É considerado um dos pioneiros do cinema no estado, tendo se destacado com o uso do filme Super 8. O cineasta foi coordenador da Cinemateca da Fundação Joaquim Nabuco por vinte anos, onde se aposentou em 2000. Em 2007, ganhou o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco.

“A trajetória de Fernando Spencer como crítico e cineasta atravessa mais de quatro décadas. A partir da leitura dos seus artigos e vendo os filmes por ele realizados, encontramos traços de sua presença em quase tudo que aconteceu no cinema pernambucano nesse período”, pontua Figueirôa.
“Além dos filmes sobre os quais escreveu e das obras que concebeu, por meio do seu legado, descobrimos e conhecemos diversos aspectos da vida cultural do Recife, desde como era a relação do público recifense com a sétima arte, o apogeu e a decadência das nossas salas de exibição localizadas tanto no centro da cidade, quanto nos subúrbios”, ressalta Bezerra.
Figueirôa acredita que o título chega para reparar lacunas. “Entre os vários méritos que o livro resgata a Spencer está a sua contribuição na formação de dezenas de interessados por arte no estado. E não apenas como um jornalista cuja proposta era difundir e promover reflexão sobre esse campo – e sempre com um pé (ou os dois) fincado(s) na responsabilidade social da arte-, mas também como curador e programador de cinema”, acrescenta Figueirôa.
Junto a Celso Marconi, Spencer sedimentou no morador do Grande Recife, dos anos 1950 aos 2000, o hábito de sair de casa para ver e debater um filme autoral e, assim, afinar sua personalidade com o que havia de melhor no mundo.
Serviço
Lançamento do livro “Fernando Spencer: o crítico-cineasta das mil faces”
Quando: 30 de novembro
Onde: Auditório Dom Hélder Câmara, Térreo do bloco A da Universidade Católica de Pernambuco, Rua do Príncipe, 526, Boa Vista, Recife.
Horário: 19h
Barra de busca
Aplicações Aninhadas
Expediente - Coluna 1
EXPEDIENTE
EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012 DRT/PE)
SECRETARIA:
Dora Santana
PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco
Expediente - Coluna 2
REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)
DESIGNER:
Java Araújo
WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Expediente - Coluna 3
CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br
Título Notícias Acontece na Unicap
Acontece na Unicap
Publicador de Conteúdos e Mídias
Campanhas eleitorais viraram “monólogos” nas redes sociais, aponta estudo internacional com dados...
Com informações do pesquisador Bruno Rafael Gueiros Um estudo internacional elaborado por equipes de pesquisa de 14 universidades ibero-americanas analisou...
Com informações do pesquisador Bruno Rafael Gueiros Um estudo internacional elaborado por equipes de pesquisa de 14...
Um bom dia, repleto de Axé!
Fim de ano é um terreno fértil para duas coisas perigosas: a cobrança e a fantasia. De um lado, você com as suas dores reais. Do outro, um mundo inteiro...
Fim de ano é um terreno fértil para duas coisas perigosas: a cobrança e a fantasia. De um lado, você com as suas...
Exposição Interdisciplinar 2025.2
Produções dos alunos de Fotografia e Jornalismo A Unicap convida você para conhecer uma mostra que conecta imagem, narrativa e olhar criativo. Venha...
Produções dos alunos de Fotografia e Jornalismo A Unicap convida você para conhecer uma mostra que conecta imagem,...





