Lima Vaz: um jesuíta que marcou a filosofia brasileira - Unicap
Título Notícias
Notícias
Lima Vaz: um jesuíta que marcou a filosofia brasileira
Autor de uma obra consistente e original, o jesuíta Henrique Cláudio Lima Vaz é considerado uma das vozes mais importantes da filosofia brasileira. A obra dele se mostra uma interpretação original e aprofundada do pensamento ocidental. A memória desse legado vem sendo preservada pelo Grupo de Estudos Vazianos (Gevaz) da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje), que vem realizando colóquios anuais.
Em 2021, o XIV Colóquio Vaziano vai celebrar o centenário de nascimento de Henrique Cláudio de Lima Vaz com o tema A realização: a pessoa entre o tempo e a eternidade. O evento vai acontecer entre esta quarta (18) e sexta-feira (20) por meio do canal da Faje no Youtube. As inscrições para participação podem ser feitas até esta terça-feira (17) aqui onde também é possível ver a programação completa.
A mesa de abertura, às 14h30, vai contar com a participação do Pró-Reitor Comunitário e de Extensão da Unicap, Pe. Delmar Araújo, que vai representar o Reitor Prof. Dr. Padre Pedro Rubens. Na sequência, às 16h, o professor permanente do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Católica (PPGFIL), Prof. Dr. Karl Heinz Efken, será um dos mediadores da mesa redonda que intitula o Colóquio. Já na quinta-feira (19), às 14h30, o Prof. Dr. Hélio Lima também será mediador da mesa redonda A pessoa e a história.
O Pe. Delmar Cardoso conhece bem a obra de Lima Vaz. “Ele fez filosofia a partir da própria filosofia, embasado na razão mas que se abre para o diálogo com outros saberes”, diz Padre Delmar que foi aluno de Lima Vaz e depois passou a ser professor das disciplinas ministradas por ele na Faje: História da Filosofia Antiga, Ética e Antropologia Filosófica. “Tive a graça de dar as matérias que ele lecionou”, fala Pe. Delmar emocionado ao relembrar que as aulas de Lima Vaz tinham uma “uma escrita densa, profunda”.
Lima Vaz era um profundo conhecedor de Platão, Aristóteles, Santo Agostinho, Santo Tomás de Aquino, René Descartes, Hegel, Immanuel Kant. “Ele não apenas estudou, mas aprofundou estudos já feitos da compreensão filosófica do ser humano”, completa Pe. Delmar.
Não por acaso, Antropologia Filosófica é o nome de um de seus principais livros, inicialmente publicado em dois volumes e atualmente compilado em volume único. O primeiro volume teve mais de dez edições. Já Introdução à Ética Filosófica tem dois volumes a trata de questões da ação humana. Também se destaca na obra de Lima Vaz Ontologia e História, publicado em 1968 e que foi tema da dissertação de Pe. Delmar. Eles chegaram a fazer parte do colegiado do curso de Filosofia da Faje. Vale destacar que o Colóquio deste ano será realizado a partir da perspectiva da obra Raízes da Modernidade.
Para além das questões epistemológicas, Pe. Delmar relembra a personalidade de Lima Vaz como sendo “uma pessoa tímida e humana, acolhedora dos estudantes independentemente de ser calouros ou especialistas”. Talvez aí esteja a explicação para a forte amizade que ele tinha com outro filósofo jesuíta igualmente respeitado, o Padre Paulo Meneses, que traduziu a Fenomenologia do Espírito de Hegel. “Era uma amizade filosófica que começou quando eles eram estudantes de filosofia e quando a parte filosófica da atual Faje ainda era em Nova Friburgo (RJ). Padre Paulo Meneses foi o responsável por divulgar o pensamento de Lima Vaz aqui na Unicap”.
Pe. Delmar conta que a carreira docente de Lima Vaz se consolidou na Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG) a partir de 1964, mas que anos antes, entre 1953 e 1963, quando era Assistente Eclesiástico da Juventude Universitária Católica, formou muitas lideranças jovens que sonharam e lutaram por um Brasil mais justo, entre eles o sociólogo Hebert de Souza, o Betinho.
Lima Vaz nasceu em Outro Preto (MG) em 24 de agosto de 1921 e morreu em 23 de maio de 2002 em Belo Horizonte.
Barra de busca
Aplicações Aninhadas
Expediente - Coluna 1
EXPEDIENTE
EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012 DRT/PE)
SECRETARIA:
Dora Santana
PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco
Expediente - Coluna 2
REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)
DESIGNER:
Java Araújo
WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Expediente - Coluna 3
CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br
Título Notícias Acontece na Unicap
Acontece na Unicap
Publicador de Conteúdos e Mídias
Curso de Administração comemora o Dia do Administrador
O curso de Administração da Unicap promoveu, na manhã desta segunda-feira (9), no auditório Dom Helder Câmara, uma palestra em comemoração ao Dia do...
O curso de Administração da Unicap promoveu, na manhã desta segunda-feira (9), no auditório Dom Helder Câmara, uma...
3º Concurso Internacional de Ensaios – Prêmio Gilberto Freyre 2024/2025 está com inscrições abertas
Com informações da Assessoria de Comunicação do evento Trabalhos inéditos baseados na obra de Gilberto Freyre podem concorrer à premiação de R$ 20 mil e ter...
Com informações da Assessoria de Comunicação do evento Trabalhos inéditos baseados na obra de Gilberto Freyre podem...
PPGPSI - 25 anos - Convida o Prof. Plínio Prado Jr
O Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica convida o Profa. Plínio Prado Jr. Premier Amour - Samuel Beckett Dia 12/09/2024 às 18h30 no Auditório Dom...
O Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica convida o Profa. Plínio Prado Jr. Premier Amour - Samuel Beckett ...
PPGPSI - Curso: "Terra ingrata mas não totalmente" Beckett, a condição inumana
O Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica em parceria com o Prof. Plínio Prado Jr. oferem o Curso: "Terra ingrata mas não totalmente" Beckett, a...
O Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica em parceria com o Prof. Plínio Prado Jr. oferem o Curso:...