Liceu Nóbrega presta homenagem a ex-diretora Zélia Correia - Unicap

Título Notícias

null Liceu Nóbrega presta homenagem a ex-diretora Zélia Correia

Publicado Por: Daniel França

A ex-diretora do Liceu Nóbrega, Maria Zélia de Sousa Correia, foi homenageada na tarde desta segunda-feira (2). O auditório da escola passou a ter o nome dela, um reconhecimento a uma trajetória de mais de 50 anos como educadora, sendo os últimos doze dedicados à gestão do Liceu. Amigos, professores, parentes, alunos e ex-alunos se revezaram em palavras de carinho, gestos de afeto e muita música.

A programação especial começou ainda do lado de fora, com uma caminhada entre os estudantes e aplausos coletivos. Zélia foi conduzida até o auditório onde foi recebida calorosamente. Na plateia, representantes da Unicap, Fe y Alegria, Mães do Liceu, Secretaria de Educação do Estado e muitos docentes.

O Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, participou da homenagem e durante sua fala ele disse que parte da história da missão educativa dos jesuítas em Pernambuco está relacionada à trajetória de Zélia. “A senhora reinventou a presença dos jesuítas na educação básica, reinventou a missão do Liceu com a proximidade com a Universidade”.

Em 2007, o Liceu de Artes e Ofícios deixou a Praça da República e passou a funcionar no prédio do antigo Colégio Nóbrega, na Rua do Príncipe, a partir de um convênio com a Secretaria Estadual de Educação. Mais que uma mera troca de endereço, a mudança representa um novo projeto pedagógico que faz do Liceu uma escola de referência em Pernambuco.

Não faltaram palavras dos amigos para traduzir esse reconhecimento ao trabalho de Zélia. “Essa homenagem em vida é um agradecimento pelo que aprendi com ela. Eu a tenho como mestra e professora na minha vida profissional e pessoal”, destacou a atual diretora Betânia Cordeiro, que foi vice de Zélia durante anos.

A gestora da Gerência Regional de Educação Recife Norte (Geres-Seduc), Neusa Pontes, ressaltou a vocação pedagógica da professora Zélia. “A senhora é um exemplo de vida, emoção e felicidade. Representa tudo aquilo que Paulo Freire nos ensina”. Muitos ressaltaram ainda que Zélia construiu um caminho baseado no amor pela Educação. O professor Fred Cursino não conteve as lágrimas ao entregar uma pequena placa a homenageada.

Sentimento presente também na ‘Carta a Vovó Zélia’, como carinhosamente os alunos e alunas a consideram. “Um exemplo de dignidade e perseverança sempre presente em nossas vidas”, disse a estudante do 3º ano do Ensino Médio Maria Luiza Negromente. Já o ex-aluno Mateus Oliveira, que concluiu Direito na Unicap, disse que o Liceu proporcionou “os melhores anos das nossas vidas porque tinha seu profissionalismo e seu amor”.

Outro momento de grande emoção foi quando as filhas Joelma e Josélia se declararam à mãe, entregando um buquê de girassóis, que também simbolizava a presença do pai já falecido. Ao final da homenagem, a professora Zélia agradeceu a todos. Relembrou a própria história de vida quando iniciou a carreira em 1963 na sua Terra Natal, Frei Miguelinho, no Interior de Pernambuco.

Em 1967, mudou-se para o Recife, onde se casou. Aprovada em concurso público, ela lecionou e dirigiu várias escolas a exemplo da Escola Primária Diario de Pernambuco (hoje Erem Diario de PE) e da Luiz Delgado. Nos anos 1970, fez o curso de Pedagogia na Unicap, de onde foi professora por 19 anos após ter feito mestrado na UFPE “para acompanhar a evolução da Educação”.

Zélia deixou a docência em 1997, mas seguiu na carreira se especializando em gestão democrática até que em 2007 topou o desafio de liderar a equipe do Liceu Nóbrega, um trabalho marcado pela readequação de espaços e novos projetos pedagógicos. “Essa retomada ao convívio com crianças e adolescentes me deu ânimo”, disse ela bastante emocionada.

Visualizações:
295
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

284136216_7621516537890938_1244199139984691283_n.jpg

Vestibular Unicap 2022.2

Fique ligado! No dia 30 de maio começam as inscrições para o Vestibular Unicap do meio de ano. ⬇️ Marque o @ que não poder perder essas informações! Vamos...

Fique ligado! No dia 30 de maio começam as inscrições para o Vestibular Unicap do meio de ano. ⬇️ Marque o @ que não...

283708847_7629022720473653_4791146185025981286_n.jpg

Palestra: Oportunidades de Estudos na França

2 de junho de 2022 Auditório Dom Helder Camara Térreo do Bloco A 11h

2 de junho de 2022 Auditório Dom Helder Camara Térreo do Bloco A 11h

COMUNICADO.jpg

MANUTENÇÃO DAS AULAS REMOTAS

28/05/2020 - Atualização -

28/05/2020 - Atualização -

WhatsApp Image 2022-05-27 at 17.00.12.jpeg

Programa de Educação Indígena é pauta do TV Direitos Humanos deste sábado (28)

Alcilene Bezerra, Coordenadora Regional do Conselho Indigenista Missionário, é a convidada da semana “O ensino fundamental regular será ministrado em língua...

Alcilene Bezerra, Coordenadora Regional do Conselho Indigenista Missionário, é a convidada da semana “O ensino...