Letras Português - Licenciatura

Autorização : CONSEPE - Portaria Nº 111/2021 - 25 de outubro de 2021
Autorização : CONSEPE - Portaria Nº 066/2020 - 10 de agosto de 2020

Grau:

Licenciatura Plena

Carga Horária:

3.380 horas

Turnos Oferecidos:

Noite

Coordenação: Profa. Dra. Flávia Tavares da Costa Ramos

E-mail: flavia.ramos@unicap.brFone: (81) 2119-4166

1. Letras - Português

O curso de Licenciatura em Letras Português visa formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens nos contextos oral e escrito e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro. Uma formação profissional apta a atuar interdisciplinarmente, em áreas afins, com habilidade de resolução de problemas, tomada de decisões, trabalho em equipe, comunicação dentro da multidisciplinaridade dos diversos saberes inseridos na formação do Curso de Letras, conscientes da busca permanente de educação  continuada e do desenvolvimento profissional.

Secretaria do curso: Polo Sede - Bloco B – 1º andar
Fone: (81) 2119-4171

Reconhecimento: Decreto nº 78.265, de 17.08.1976. Publicação: DOU, 18.08.1976

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Lei nº 10.861, 14.04.2004)

Duração do curso: 4 anos.

Objetivo do Curso

•    Preparar professores de Língua Portuguesa e suas literaturas para o ensino fundamental e o médio, com orientação para o campo da pesquisa e extensão em Letras e áreas afins.

•    Proporcionar sólida formação acadêmica e cidadã, que possibilite ao professor intervir na realidade social, pautado na solidariedade e na inclusão social.

•    Proporcionar, em todas as atividades curriculares, uma sólida formação teórica e prática, cultivando a inter e a transdisciplinaridade no trato com os saberes linguísticos, literários e pedagógicos.

•    Incentivar o trabalho de pesquisa e produção científica em Letras e áreas afins.

•    Promover cursos, palestras e debates que instiguem e contribuam para a difusão da reflexão crítica sobre os principais problemas políticos, econômicos, sociais, educacionais e culturais em geral.

•    Preparar crítica e eticamente os futuros formadores de opinião para o ensino e respeito às minorias linguísticas e à diversidade humana: gênero, étnico-raciais e religiosa, faixa geracional e desvios de linguagem; contemplando a educação especial, a acessibilidade a educação ambiental, os direitos humanos e educacionais de adolescentes e jovens.

Perfil Profissional

O curso de Letras Português da UNICAP formará um professor-educador de perfil humanista e reflexivo, capaz de situar-se criticamente em relação às outras áreas do saber que compartilham de sua formação e atuação. Deverá ser um educador competente, capaz de transformar o conhecimento, em ações que possam, efetivamente, contribuir para a melhoria da aprendizagem dos seus estudantes, bem como para o desenvolvimento das competências gerais para o século XXI previstas pelas BNCC.

A sua formação acadêmica deve dar a ele condições de:
 
•    Dominar o conhecimento específico de sua área, articulado ao conhecimento pedagógico, em uma perspectiva de totalidade do conhecimento socialmente produzido, que lhe permita perceber as relações existentes entre as atividades educacionais e a totalidade das relações sociais, econômicas, políticas e culturais em que o processo educacional ocorre.

•    Atuar como agente de transformação da realidade em que se insere.  
 

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificadas por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.

Estágio Supervisionado

O estágio é desenvolvido nas escolas de ensino Fundamental e Médio, conforme estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais.

Programas de Extensão

A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes. Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:

•    Cursos, Conferências, Seminários.
•    Atividades Artístico-culturais.
•    Atividades Desportivas.
•    Assistência à Saúde.
•    Assistência Espiritual e Religiosa.
•    Assistência Estudantil.
•    Assistência Social.
•    Assistência Jurídica Gratuita.
•    Assistência Psicológica e Fonoaudiológica.
•    Apoio aos Movimentos Populares.
•    Unicap para a 3ª Idade.
•    Unicap Prata.
•    Projeto Horizonte.

Programas da CAPES: PIBIC, PIBID e PRP

O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 330 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 30 bolsas do PIBIC/CNPq e 12 bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea.
Contato: Coordenação de curso.

Os Programas de Iniciação à Docência (PIBID) e de Residência Pedagógica (PRP) são iniciativas que proporcionam aos estudantes bolsas e a possibilidade de realizar um trabalho conjunto com a rede pública de ensino. Assim, na perspectiva de contribuir, simultaneamente, com a formação de educadores e com a construção de uma educação de qualidade social, a UNICAP atende à chamada pública para a implementação de projetos inovadores que estimulem articulação entre teoria e prática no curso de Letras, conduzidos em parceria com as redes municipal e estadual de ensino. A carga horária pode ser aproveitada para a carga horária dos estágios. Os estudantes, a partir do 1° período, podem participar do PIBID e, a partir do 5º período, podem participar do PRP.

Contato: carmo.motta@unicap.br

Intercâmbio Estudantil

O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.

Processos de Avaliação

Acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico do curso:

Avaliação Institucional
A UNICAP está realizando a autoavaliação conforme o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), estabelecido pela Lei nº 10.861, de 14.04.2004.

Avaliação do Aluno
A avaliação é concebida como um dos mecanismos de acompanhamento da aprendizagem do aluno e se realiza de forma processual e diagnóstica, cujo objetivo é atuar preventivamente na melhoria do desempenho dos alunos.

Regime de Aprovação
O regime de aprovação em cada disciplina obedece ao Regimento da UNICAP. Será considerado aprovado por média o aluno que obtiver média ponderada igual ou superior a 7,0 (sete) e haja cumprido a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento).

Cálculo da média ponderada:

•    1º GQ (peso 2) 
•    2º GQ (peso 3) 

Obs: o aluno ausente na avaliação terá direito à realização de uma 2ª chamada presencial.



Laboratório de Línguas FutureLab
Laboratório em Estação de Aprendizagem (FutureLab)/Núcleo de Línguas – B 402
Área total (em m²): 86,87 m²

Objetivo:
Destina-se às diversas línguas, como apoio aos projetos de língua portuguesa, ao ensino e à pesquisa desenvolvidos nas aulas de línguas e literaturas das línguas portuguesa, inglesa e espanhola.

Material: ambiente refrigerado por ar condicionado do tipo split.

•    06 almofadas vermelhas,
•    01 AP cisco E900,
•    01 apagador para quadro touch, 
•    01 armário,
•    10 bancas com braço para sala de aula,
•    01 cabo VGA 15m,
•    20 cadeiras Tramontina série summa – cor vermelha,
•    01 caixa de disjuntor,
•    04 canetas para quadro touch,
•    01 controle para TV 3D smart LG 42 polegadas,
•    11 CPU Lenovo 90AS,
•    01 data-show Epson s17,
•    12 estabilizadores SMS – revolution speedy µsp300bi,
•    07 fantoches de feltro,
•    07 livros paradidáticos com CD,
•    03 lixeiras – cor vermelha,
•    02 mesas em “c”,
•    10 monitores ACO – E970Sw,
•    11 mouses Lenovo – s/n 4416526,
•    01 móvel,
•    10 baias,
•    04 óculos 3D LG ag-f315,
•    01 painel para TV,
•    27 patch cord,
•    01 patch panel CAT 5e,
•    01 porta de vidro,
•    02 prateleiras malu 500 etna,
•    01 prateleira de apoio para a TV,
•    01 prateleira de apoio para o quadro touch,
•    09 puffs quadrados – cor vermelha,
•    01 quadro touch 3d 078-v-4-st, 01 rack,
•    01 relógio de parede,
•    01 suporte para data-show,
•    01 suporte para fantoches,
•    01 switch cisco modelo sg-200-26,
•    10 tablets CNA brava,
•    01 tapete colorido,
•    01 tapete tipo capacho – 1m x 1,20m – cor vermelha,
•    01 teatro para fantoches,
•    11 teclados Lenovo ku-0989,
•    01 TV 3D smart LG 42 polegadas,
•    10 headphone microphone preto PH049 Multilaser.

Além desse laboratório, o Curso tem a sua disposição os de multimeios e de informática localizados nas Escolas, no Núcleo de Informática e Computação e na Biblioteca Central.
 

Grau:

Licenciatura Plena

Carga Horária:

3.240 horas

Turno Oferecido:

Virtual

COORDENAÇÃO DO CURSO
Profa. Dra. Flávia Tavares da Costa Ramos - flavia.ramos@unicap.br
81 2119.4166

SECRETARIA DO CURSO
Polo Sede - Bloco B – 1º andar
81 2119.4171

1. Letras - Português

O curso de Licenciatura em Letras Português visa formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens nos contextos oral e escrito e consciente de sua inserção na sociedade e das relações com o outro. Uma formação profissional apta a atuar interdisciplinarmente, em áreas afins, com habilidade de resolução de problemas, tomada de decisões, trabalho em equipe, comunicação dentro da multidisciplinaridade dos diversos saberes inseridos na formação do Curso de Letras, conscientes da busca permanente de educação continuada e do desenvolvimento profissional.

AUTORIZAÇÃO
CONSEPE - Portaria Nº 066/2020 - 10 de agosto de 2020

CARGA HORÁRIA
3.240 horas

DURAÇÃO DO CURSO
4 anos

Objetivo do Curso

  • Preparar professores de Língua Portuguesa e suas literaturas para o ensino fundamental e o médio, com orientação para o campo da pesquisa e extensão em Letras e áreas afins.
  • Proporcionar sólida formação acadêmica e cidadã, que possibilite ao professor intervir na realidade social, pautado na solidariedade e na inclusão social.
  • Proporcionar, em todas as atividades curriculares, uma sólida formação teórica e prática, cultivando a inter e a transdisciplinaridade no trato com os saberes linguísticos, literários e pedagógicos.
  • Incentivar o trabalho de pesquisa e produção científica em Letras e áreas afins.
  • Promover cursos, palestras e debates que instiguem e contribuam para a difusão da reflexão crítica sobre os principais problemas políticos, econômicos, sociais, educacionais e culturais em geral.
  • Preparar crítica e eticamente os futuros formadores de opinião para o ensino e respeito às minorias linguísticas e à diversidade humana: gênero, étnico-raciais e religiosa, faixa geracional e desvios de linguagem; contemplando a educação especial, a acessibilidade a educação ambiental, os direitos humanos e educacionais de adolescentes e jovens.

 

Perfil Profissional

O curso de Letras Português EaD da UNICAP formará um professor-educador de perfil humanista e reflexivo, capaz de situar-se criticamente em relação às outras áreas do saber que compartilham de sua formação e atuação. Deverá ser um educador competente, capaz de transformar o conhecimento, em ações que possam, efetivamente, contribuir para a melhoria da aprendizagem dos seus estudantes, bem como para o desenvolvimento das competências gerais para o século XXI previstas pelas BNCC.

A sua formação acadêmica deve dar a ele condições de: 

  • Dominar o conhecimento específico de sua área, articulado ao conhecimento pedagógico, em uma perspectiva de totalidade do conhecimento socialmente produzido, que lhe permita perceber as relações existentes entre as atividades educacionais e a totalidade das relações sociais, econômicas, políticas e culturais em que o processo educacional ocorre.
  • Atuar como agente de transformação da realidade em que se insere.   

 

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificadas por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.

Estágio Supervisionado

O estágio é desenvolvido nas escolas de ensino Fundamental e Médio, conforme estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais.

Programas de Extensão

A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes. Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:

  • Cursos, Conferências, Seminários.
  • Atividades Artístico-culturais.
  • Atividades Desportivas.
  • Assistência à Saúde.
  • Assistência Espiritual e Religiosa.
  • Assistência Estudantil.
  • Assistência Social.
  • Assistência Jurídica Gratuita.
  • Assistência Psicológica e Fonoaudiológica.
  • Apoio aos Movimentos Populares.
  • Unicap para a 3ª Idade.
  • Projeto Horizonte.

Programas da CAPES: PIBIC e PRP

 

O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 330 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 30 bolsas do PIBIC/CNPq e 12 bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea.

Contato: Coordenação de curso.

 

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é mais uma iniciativa que proporciona aos estudantes bolsas e a possibilidade de realizar um trabalho conjunto com a rede pública de ensino. Assim, na perspectiva de contribuir, simultaneamente, com a formação de educadores e com a construção de uma educação de qualidade social, que a UNICAP atende à chamada pública para a implementação de projetos inovadores que estimulem articulação entre teoria e prática no curso de Pedagogia, conduzidos em parceria com as redes municipal e estadual de ensino. A carga horária pode ser aproveitada para a carga horária dos estágios. Estudantes do 5º Período em diante podem participar.

Contato: carmo.motta@unicap.br

Intercâmbio Estudantil

O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.

Processos de Avaliação

 

Acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico do curso:

 

Avaliação Institucional

A UNICAP está realizando a auto-avaliação conforme o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), estabelecido pela Lei nº 10.861, de 14.04.2004.

 

Avaliação do Aluno

A avaliação é concebida como um dos mecanismos de acompanhamento da aprendizagem do aluno e se realiza de forma processual e diagnóstica, cujo objetivo é atuar preventivamente na melhoria do desempenho dos alunos.

 

Regime de Aprovação

O regime de aprovação em cada disciplina obedece ao Regimento da UNICAP. Será considerado aprovado por média o aluno que obtiver média ponderada igual ou superior a 7,0 (sete) e haja cumprido a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) nas atividades virtuais.

 

Cálculo da média ponderada:

  • 1º GQ (peso 2) - somatório das pontuações das atividades no ambiente virtual Moodle
  • 2º GQ (peso 3) - nota da avaliação presencial a ser realizada no Pólo Presencial em que o aluno estiver matriculado.

Obs: o aluno ausente na avaliação presencial terá direito à realização de uma 2ª chamada presencial.

O aluno que não alcançar o índice de aprovação 7,0 (sete) pontos, na média ponderada, poderá realizar uma prova final presencial para alcançar o mínimo de aprovação, 5,0 (cinco) pontos, na média final aritmética entre a prova final presencial e a média ponderada, desde que haja cumprido a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) nas atividades virtuais.


Itinerário Formativo

PRIMEIRO PERÍODO

  • Introdução à EaD
  • Filosofia e Formação Integral
  • Fundamentos Filosóficos, Históricos e Socioantropológicos da Educação
  • Estudo, Produção e Interpretação de Textos
  • Teoria Linguística, Fonética e Fonologia
  • Teoria da Literatura: Estudo das Formas Poéticas

SEGUNDO PERÍODO

  • Morfossintaxe da Língua Portuguesa
  • Libras
  • Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem
  • Teoria da Literatura: Estudo das Formas Narrativas
  • Educação para as Relações Étnico Raciais
  • Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação Básica

TERCEIRO PERÍODO

  • Linguística Textual
  • Didática
  • Políticas Públicas na Educação
  • Língua Latina: Noções
  • Literaturas de Língua Portuguesa
  • Planejamento e Avaliação Educacional

QUARTO PERÍODO

  • Aquisição da Linguagem
  • Empreendedorismo na Educação
  • Semântica e Pragmática
  • Literatura Brasileira: Fundamentos
  • Língua Portuguesa: Evolução Histórica
  • Humanidade e Transcendência

QUINTO PERÍODO

  • Multiletramentos na Escola
  • Análise do Discurso
  • Literatura Brasileira: Produção Contemporânea
  • Gestão Educacional
  • Estágio Curricular no Ensino I

SEXTO PERÍODO

  • Línguas Adicionais e Ensino
  • Literatura Brasileira Produção Regional Contemporânea
  • Linguagem e Argumentação
  • Educação e Práticas Inclusivas
  • Estágio Curricular no Ensino II

SÉTIMO PERÍODO

  • Sociolinguística
  • Literatura Infantojuvenil
  • Teorias de Gêneros Textuais/Discursivos
  • Estágio Curricular no Ensino III
  • Optativa de 4 Créditos

OITAVO PERÍODO

  • Estética e História da Arte
  • Humanismo e Cidadania
  • Gramática Revisão Crítica
  • Estágio Curricular no Ensino IV
  • Optativa de 4 Créditos

DISCIPLINAS OPTATIVAS DE 4 CRÉDITOS

  • Filosofia Existencialista
  • Humanismos Contemporâneos
  • Pesquisa, Produção e Publicação Acadêmica na Docência
  • Histórias Religiosas na América Latina
  • Pesquisa em Ensino Religioso
  • Fundamentos e Práticas no Ensino da Língua Portuguesa II
  • História da Educação
  • Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
  • Dificuldades de Aprendizagem e Altas Habilidades

Currículo 11.A.6V– Atualizado em 16.02.2024