Unicap concede título de Doutors Honoris Causa à ministra Luciana Santos - Unicap
Título Notícias
Notícias

Unicap concede título de Doutors Honoris Causa à ministra Luciana Santos
Na manhã desta quinta-feira (18/12), a Unicap realizou uma sessão solene no Auditório Pe. José de Anchieta (G1) para entregar o título de Doutora Honoris Causa à ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. A homenagem — proposta pela Escola de Tecnologia e Comunicação da instituição — reconhece a trajetória da pernambucana como referência nacional na ciência, na tecnologia e na política pública voltada ao desenvolvimento social e científico do país.
Natural do Recife e formada em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Luciana Santos construiu uma trajetória pública marcada pela defesa da educação, da ciência e da inclusão social. Sua atuação iniciou-se no movimento estudantil nos anos 1980 e avançou pelo serviço público estadual e federal, culminando em sua nomeação como ministra no governo federal.
O título honorífico foi concedido em reconhecimento à sua contribuição estratégica para o avanço da ciência, tecnologia e inovação no Brasil — áreas centrais para o desenvolvimento econômico e social.
O Reitor Padre Pedro Rubens iniciou sua fala com uma reflexão histórica sobre os períodos difíceis enfrentados pela Universidade e pela sociedade brasileira. Em seguida, ele homenageou, de forma póstuma, o professor Milton Santos, pai da ministra, e ex-professor da Unicap. Padre Pedro destacou também as origens da Universidade como instituição inclusiva:
“Naquele tempo os salários eram bastante baixos porque se tratava de uma universidade basicamente de ensino, subvencionada, pioneira nos cursos noturnos para trabalhadoras e trabalhadores contrapondo a meritocracia elitista por meio da inclusão social.”
O Reitor ressaltou ainda o papel da Unicap no Nordeste, afirmando que a Universidade “não apenas reflete as desigualdades regionais e as contradições do nosso país, mas reconhece a participação de sindicalistas e militantes estudantis que por gerações não somente contribuíram com suas críticas e contestações, mas também com as suas conquistas e avanços.”
Ele também contextualizou momentos históricos difíceis, como o período da ditadura militar e as mudanças na Unicap ao longo das décadas de 1970, 1980 e 1990, enfatizando a importância do compromisso com democracia e diversidade de opiniões para a construção social coletiva. Esta narrativa serviu como pano de fundo para a homenagem à ministra, ressaltando o papel da Unicap como instituição comunitária e estratégica para educação e cidadania.
Padre Pedro concluiu destacando a importância de políticas públicas e incentivos efetivos ao ensino superior como condição indispensável para o futuro não apenas da universidade, mas do Brasil — especialmente para filhos e filhas de trabalhadores, que constituem o principal público da instituição.
A professora Valdenice José Raimundo, Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, fez um discurso no qual ressaltou a trajetória pessoal e política de Luciana Santos, destacando elementos identitários profundamente ligados à luta por inclusão social, democracia e ciência como bem público.
Ela apresentou a ministra como “mulher negra nordestina” cuja carreira política começou no movimento estudantil e passou por cargos relevantes nos poderes Executivo e Legislativo estadual e federal — sempre com ênfase em ciência, tecnologia e redução das desigualdades.
Valdenice lembrou ainda a importância de uma ciência construída coletivamente, em diálogo com a sociedade e com foco na justiça social, e evocou a imagem do Baobá como símbolo do conhecimento que se compartilha e dá abrigo à vida e ao futuro.
Em sua fala, Luciana Santos agradeceu pela distinção concedida pela Unicap, reafirmando seu compromisso com a educação, com o social e com a transformação através da ciência. Ela reforçou a conexão afetiva e política com a Unicap desde os tempos do movimento estudantil, mesmo não tendo sido aluna da instituição. Para ela, “a Unicap sempre esteve presente em sua trajetória como espaço de formação cidadã e de diálogo com estudantes e movimentos sociais”.
Luciana Santos também mencionou a memória de seu pai, Milton Santos, professor e figura inspiradora, destacando como os valores que aprendeu com ele influenciaram sua trajetória pública: “Muito do que eu sou, eu aprendi desses valores humanos, aprendi com ele: compromisso com o coletivo e convicção de que é possível fazer política com alegria, com firmeza e esperança.”
Ao encerrar, a ministra reafirmou seu compromisso com um Brasil que coloca a ciência, a educação e a inclusão no centro do desenvolvimento, destacando ações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para fortalecer o Sistema Nacional de Ciência e apoiar pesquisadores e pesquisadoras em todo o país.
A solenidade – O público foi recebido ao som do grupo MPB Unicap. A homenageada recebeu vários cumprimentos porque, além do título, a data marca o seu aniversário. O evento contou com a presença de diversas autoridades acadêmicas, políticas e sociais. A mesa de honra foi composta da seguinte forma:
-
Pe. Pedro Rubens – Reitor
-
Pe. Delmar Cardoso – Vice-reitor
-
Mauricélia Montenegro - secretária estadual de Ciência, Tecnologia
-
Rafael Cunha - secretário de Transformação Digital, Ciênca e Tecnologia do Recife
-
Degislando Nóbrega de Lima - pró-reitor de Graduação
-
Valdenice José Raimundo - Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Unicap
-
Carlos Fritzen - Pró-reitor Administrativo e futuro Reitor da Unicap
-
Maria do Socorro Cavalcanti – reitora da UPE, representando o Consórcio Universitas.
Registro de presenças
-
Serge Gas - Cônsul Geral da França no Recife
-
Marcos Roberto Góis de Oliveira Macedo - diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPE
-
Thieres George da Silva Freire - Pró-reitor de pesquisa da UFRPE
-
Luiz Alberto Reis Matos Júnior - diretor do Centro de Ciências Médicas da UFPE
-
José Luiz de Lima Filho - diretor do Instituto Lika/UFPE
-
Marcelo Leão - diretor do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste - Cetene
-
Jocélio Oliveira - serviço do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste - Cetene
-
Jô Cavalcanti - vereadora do Recife
-
Moacyr Araújo - vice-reitor da UFPE
-
Luiz Antonio Elias - diretor presidente da Finep
-
Elias Ramos de Souza - direitor da diretoria de Inovação da Finep
-
Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho - diretor da diretoria de Desenvolvimento Cietífico e Tecnologico da Finep
-
Janaina Prevot Nascimento - diretora da diretoria Administrativa da Finep
-
Márcio Stefani - diretor da diretoria Financeira, de Crédito e Captação da Finep
-
Flávia Fredou - diretora Científica da Facepe
-
Luciano Siqueira – ex-vice-prefeito do Recife
-
Tania Bacelar – economista e Drª Honoris Causa da Unicap
-
Guido Correia – ex-pró-reitor da UPE
-
Marcelo Barros – monge
A entrada – A homenageada entrou acompanhada das coordenadoras e coordenadores dos cursos que formam a Escola de Tecnologia e Informação da Unicap.
-
Ciências da Computação - Profª Drª Liliane Sheyla da Silva Fonseca
-
Engenharia Ambiental, Civil, Produção e Química - Prof.Dr. Mário Gomes da Silva Júnior.
-
Arquitetura e Urbanismo - Profª Drª. Paula Maria Wanderley Maciel do Rêgo Silva.
-
Sistemas para Internet – Prof. Dr. Robson Cavalcanti Lins
-
Engenharia da Complexidade – Prof. Dr. Fernando Artur Nogueira Silva.
Pelo campus – Após a solenidade, a homenageada descerrou a placa de inauguração do MosaicoLabs, o laboratório multiusuário da Unicap inaugurado no térreo do bloco G4 e ela também assinou um termo de cooperação técnica com a Escola do Consenso, no qual a reconhece como uma ferramenta de inovação social.
Barra de busca
Aplicações Aninhadas
Expediente - Coluna 1
EXPEDIENTE
EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012 DRT/PE)
SECRETARIA:
Dora Santana
PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco
Expediente - Coluna 2
REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)
DESIGNER:
Java Araújo
WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Expediente - Coluna 3
CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br
Título Notícias Acontece na Unicap
Acontece na Unicap
Publicador de Conteúdos e Mídias
Unicap concede título de Doutor Honoris Causa ao ministro Camilo Santana
A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) realizou, no auditório G1, uma sessão solene para a outorga do título de Doutor Honoris Causa ao...
A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) realizou, no auditório G1, uma sessão solene para a outorga do título...
Que tipo de gente estamos escolhendo para nos representar?
Quando o fascismo voltar, ele não dirá “eu sou o fascismo”. Ele dirá “eu sou a liberdade”. Umberto Eco (escritor, filósofo, professor, semiólogo, linguista e...
Quando o fascismo voltar, ele não dirá “eu sou o fascismo”. Ele dirá “eu sou a liberdade”. Umberto Eco (escritor,...
Exposição na Ilha de Deus
Ontem(18), foi dia de montar a exposição com os trabalhos produzidos pelos alunos e alunas do curso de Fotografia, na disciplina Projeto Integrador IV,...
Ontem(18), foi dia de montar a exposição com os trabalhos produzidos pelos alunos e alunas do curso de Fotografia, na...
Comunidade da Unicap celebra Missa de Natal em clima de despedida ao reitor Padre Pedro Rubens
No fim da tarde desta quinta-feira (18), a Unicap celebrou a Missa de Natal em frente à Capela do campus, reunindo jesuítas, estudantes, professores,...
No fim da tarde desta quinta-feira (18), a Unicap celebrou a Missa de Natal em frente à Capela do campus, reunindo...





