Ganhando Asas estreia na Rádio Universitária FM - Unicap

Título Notícias

null Ganhando Asas estreia na Rádio Universitária FM

Publicado Por: Francisco Ribeiro

Com informações do curso de Jornalismo 


Série com oito episódios foi produzida por estudantes de Jornalismo e jovens com Síndrome de Down

A Rádio Universitária FM passa a veicular, a partir de amanhã (8), o programa Ganhando Asas. Série com oito episódios, o programa foi aprovado pelo Conselho Editorial do Núcleo de TV e Rádios Universitária NTVRU-UFPE para integrar a grade de programação de 2021. 

O Ganhando Asas é fruto de um projeto de extensão intitulado Ganhando Asas Através da Comunicação e da Arte, da Universidade Católica de Pernambuco, coordenado pela professora Renata Victor desde 2017. Ele oferece a jovens com Síndrome de Down aulas de games, fotografia, teatro, música, audiovisual, entre outras linguagens. Por causa da pandemia as aulas estão suspensas. 

O programa Ganhando Asas foi produzido no módulo de Mídia Sonora, ministrado pela professora Andrea Trigueiro. “Foram cerca de 20 alunos envolvidos na produção dos episódios, entre estudantes de Jornalismo e estudantes do projeto de extensão. Todas as etapas de produção desde a pauta até a apresentação, foram protagonizadas pelos jovens com Down, mediadas pelos estudantes de Jornalismo sob minha orientação. É uma série que trata do dia a dia das pessoas com deficiência e fala de inclusão e dos direitos humanos dessas pessoas”, explica. 

Para promover a visibilidade e o protagonismo dos jovens foram desenvolvidas práticas educomunicativas baseadas no trabalho do educador Paulo Freire a partir da autonomia dos sujeitos, da interação entre os jovens e do compartilhamento dos saberes. Todos os episódios foram apresentados por Jéssica Marques e abordam temas como: Preconceito Não, Educação Inclusiva, Representatividade no Audiovisual, Cultura e Arte, Moda, Esportes, Transporte Público e Viagem. “A comunicação e a arte ajudaram a gente a expressar o que sentimos em relação a nós mesmos e ao mundo que vivemos”, comemora Jéssica.

O programa Ganhando Asas recebeu o prêmio de Inovação do II Festival Autoral de Jornalismo da Unicap #FAÇO, em 2020. Além disso, a experiência também foi sistematizada em um artigo e apresentada no Congresso da Associação Latino Americana de Investigadores da Comunicação (ALAIC), na Colômbia.

A série com os oito episódios será exibida todas as quintas-feiras na Rádio Universitária FM 99.9 até o dia 27 de maio, sempre depois do Som Brasil, às 10h40, e antes do programa Fora da Curva, que começa às 11h.

Gostei.
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Unicap Drone-min_Easy-Resize.com.jpg

Prorrogação Matrícula Veteranos

 

 

22_07_2021_17_46_02.jpg

Nota oficial 29/07/2021

 

 

MESTRADOS-DOUTORADOS.jpg

NOTA OFICIAL - URGENTE - Currículo Lattes - Seleções dos Mestrados

PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PROCESSO SELETIVO 2021.2 Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais Mestrado em...

PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PROCESSO SELETIVO 2021.2 Mestrado em...

WhatsApp Image 2021-07-14 at 19.30.02.jpeg

Alunos de Fisioterapia da Unicap atenderam pacientes recuperados da Covid-19

A ciência já sabe que o Covid-19 é uma doença respiratória que pode afetar gravemente os pulmões dos pacientes acometidos, mas ainda há muitas perguntas que...

A ciência já sabe que o Covid-19 é uma doença respiratória que pode afetar gravemente os pulmões dos pacientes...