IHU e PPGFil realizam Fórum Aberto Filosofia sobre a Revisão da Lógica - Unicap

Título Notícias

IHU e PPGFil realizam Fórum Aberto Filosofia sobre a Revisão da Lógica

Publicado Por: Elano Barbosa Lorenzato

O Instituto Humanitas e o Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco realizaram, na manhã desta terça-feira, dia 26, às 9h, por meio da sua linha de pesquisa: Linguagem, sentido e ação, o Fórum Aberto Filosofia, com a conferência: “Revisão da lógica, disputas verbais e negociações metalinguísticas”, ministrada pelo Presidente da Sociedade de Filosofia Analítica e Coordenador do PPGFil da UFPE, Prof. Dr. Marcos Silva. O encontro foi realizado na sala 401, 4º andar do bloco G4 da Unicap.

O professor Marcos Silva foi recebido pelo Pró-reitor Comunitário e de Extensão e Coordenador do PPGFil Unicap, Prof. Dr. Pe. Delmar Cardoso, SJ. e pelo Diretor da Escola de Educação e Humanidades, Prof. Dr. Danilo Vaz-Curado, além dos alunos do Programa de Pós-graduação da Unicap.

Antes do início da palestra, o Pró-reitor Comunitário e de Extensão e Coordenador do PPGFil Unicap, Prof. Dr. Pe. Delmar Cardoso, SJ., conversou com a reportagem e falou sobre as características do programa. “O nosso Programa de Pós-graduação tem duas linhas de pesquisa, uma é voltada à ética e a outra voltada à linguagem. A Filosofia Analítica é um dos campos da Filosofia que mais aborda o tema da linguagem. Então, ter a presença do professor Marcos aqui para tratar especificamente da Filosofia Analítica vai ser um contributo muito grande para o nosso PPG que tem a linguagem como um dos seus, digamos, carros chefes”.

Nas boas-vindas, o professor Danilo Vaz-Curado cumprimentou aos presentes e falou da alegria em receber o Coordenador do PPGFil da UFPE e Presidente da Sociedade de Filosofia Analítica, professor Marcos Silva. “O professor Marcos tem uma formação numa Universidade Jesuíta, irmã a nossa, a PUC Rio. Depois, ele foi pra Alemanha e depois para os Estados Unidos, onde trabalhou com o Robert Brendom (https://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Brandom). Marcos Silva é uma pessoa referência no que ele estuda, pesquisa, e para nós é uma alegria, é um prazer muito grande ter sua presença aqui”, comemora o Diretor da Escola de Educação de Humanidades.

O palestrante apresentou um cenário contemporâneo de disputas sobre a natureza da lógica e a apresentação sobre lógicas alternativas, lógicas não clássicas, lógicas que divergem de uma espécie de paradigma clássico. Segundo o professor Marcos Silva, as lógicas recusam, desafiam, rejeitam algum tipo de princípio clássico introduzindo outro estatuto de inferências lógicas, também. Para ele, isso impacta diretamente na noção de racionalidade e de inteligência e de o que que a gente consegue fazer com lógica também, limites e aplicações diferentes.

“A lógica clássica, dita clássica, tem pelo menos três princípios que são muito tradicionais. O princípio da Identidade, que você pode pensar tanto em termos de linguagem, como em termos de coisas, que as coisas são idênticas a si mesmo ou que uma proposição você infere ela mesma; a não Contradição, onde você tem contradição se trivializa sistemas ou deixa a contradição ela não é, digamos, uma boa característica de um sistema, e o terceiro Excluído, para toda a propriedade ou bem, uma coisa tem a propriedade ou bem a coisa não tem a propriedade. Mas você pode ter um universo de discurso onde você tem sim contradições, conflitos, você tem informações contraditórias, você pode ter informações vagas indeterminadas, você pode ter propriedades vagas, você pode, também, ter, por exemplo, um ambiente onde elementos não tem uma certa identidade garantida, como uma espécie de universo quântico. A lógica clássica parece não ser adequada para lidar com esse tipo de desafio. Então, você deveria rever alguns princípios da lógica clássica para poder pensar, ambiente onde tem conflito, onde tem vagueza, onde tem indeterminação, onde alguns elementos não têm uma identidade muito bem clara”, explica.

Em conversa com a reportagem da Unicap, o palestrante falou da importância dessas discussões em sala de aula pelo seu caráter interdisciplinar. “Eu acho que um dos conceitos importantes da tradição filosófica ocidental, e isso vai passar por ciências, é o conceito de racionalidade. E contemporaneamente, a gente tem a teoria da computação e, também, sobre a inteligência artificial, sobre o estatuto da mente, o que que é ser racional, o que que é ser inteligente, o que que é ter consciência. A lógica teve muitas contribuições e muito pode contribuir ainda no futuro. Então, é algo muito interdisciplinar. A gente pode estar conversando com o pessoal de computação, matemática, linguística, pessoal do direito, também, vai se interessar por essas discussões, e o pessoal de filosofia. É muito interdisciplinar.

O professor Marcos Silva destacou ainda que a vinda dele não tem apenas o objetivo acadêmico, mais sim político. “Em verdade, essa visita não é só acadêmica, ela também tem uma certa acepção política, porque é uma tentativa de aproximar o Departamento de Filosofia da nossa da UFPE com o curso de Filosofia da Unicap; o Mestrado de Filosofia lá na UFPE e o Mestrado de Filosofia da Unicap. Não acho que uma coisa comum que tenham dois Programas de Mestrado em Filosofia acadêmica, em uma mesma cidade, aqui no Nordeste. Então, acho que a gente tem que aproveitar! O professor Delmar Cardoso, Coordenador do PPGFil aqui, e eu que sou o atual coordenador lá da UFPE, a gente vai bolar, pensar em projetos conjuntos ao longo desses próximos meses e anos também. Além disso, eu estou representando a Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica, eu sou presidente dela, e a cada dois anos existe um evento grandão de Filosofia Analítica que é essa sociedade nacional promove e o próximo evento vai ser em julho, no final de julho de 2024, aqui no Recife. Então, a gente vai receber mais de trezentas pessoas interessadas. É um evento internacional, grande, com grande projeção e também é uma maneira de trazer a Unicap para essa discussão importante no Brasil e internacional, também. A gente tem esse grande desafio, ano que vem, vão vir mais de trezentas pessoas aqui pra Recife, interessadas em temas próximos de filosofia analítica, linguagem, lógica, filosofia da mente, filosofia da ciência e com metodologia própria mais próxima de lógica e de sistemas formais também”, conclui.

O Pró-reitor Comunitário e de Extensão e Coordenador do PPGFil Unicap, Prof. Dr. Pe. Delmar Cardoso, SJ., destacou a importância da vinda do professor Marcos Silva à Unicap. “Eu acho que é muito importante. Uma vez que somos da mesma cidade, dois Programas de Pós-graduação e que podem se ajudar, podem conversar, debater juntos e de fato mostrar a importância que a Filosofia tem para sociedade, no sentido de que uma cidade como Recife, que foi a cidade berço da Filosofia no Brasil. A gente pode continuar nessa tradição, o curso de graduação em Filosofia aqui na Unicap tem oitenta anos e, a partir de 2020, começamos uma pós-graduação tendo ética e linguagem como as duas linhas de pesquisa”, explica professor Delmar Cardoso.

 

Visualizações:
1040
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

II Seminario Pesquisa.jpeg

Inscrições abertas: II Encontro da América Latina do Grupo de Pesquisa da Linguística, Filologia...

12 a 14 de agosto de 2024 O II Seminário da América Latina do Grupo de Pesquisa da Linguística, Filologia e Literatura da Escola Abba acontecerá de 12 a 14...

12 a 14 de agosto de 2024 O II Seminário da América Latina do Grupo de Pesquisa da Linguística, Filologia e...

ASDFG.png

OTORRINOLARINGOLOGIA - LAOTO

O projeto de Otorrinolaringologia atua em diversas atividades de extensão na área de otorrinolaringologia que é uma especialidade médica capaz de...

O projeto de Otorrinolaringologia atua em diversas atividades de extensão na área de otorrinolaringologia que é uma...

FILOSOFIA.CORTADA.jpg

PPGFIL - Processo Seletivo 2024.2

O Programa de Pós-graduação em Filosofia divulga o Edital para o processo seletivo para turma de 2024.2. Edital 2024 - Seleção Complementar Critério de...

O Programa de Pós-graduação em Filosofia divulga o Edital para o processo seletivo para turma de 2024.2. Edital...

PSICOLOGIA CORTADA.jpg

PPGPSI - Processo Seletivo 2024.2

O Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica divulga o Edital para processo seletivo para turmas complementares de 2024.2 do Mestrado e Doutorado. ...

O Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica divulga o Edital para processo seletivo para turmas complementares...