Engenharias discutem eletrificação de veículos - Unicap

Título Notícias

Engenharias discutem eletrificação de veículos

Publicado Por: Daniel França

Os cursos de engenharia da Unicap (Ambiental, Civil, Química e de Produção) promoveram, na noite desta quinta-feira (2) uma aula magna com o ex-aluno de Engenharia Química Jardel Silva. Fundador e CEO da empresa e-Solen, especializada em eletropostos, ele proferiu uma palestra sobre a eletrificação de veículos.

Segundo Jardel, os carros elétricos não são exatamente uma novidade do século 21. Os primeiros veículos elétricos foram concebidos experimentalmente em 1800, mas os modelos a combustão se viabilizaram a partir de 1890. No Brasil, as primeiras experiências se deram com uma montadora nacional. A Gurgel produziu modelos para uso na Usina Hidrelétrica de Itaipu em 1975.

No contexto atual, Jardel explicou que existem diversos conceitos de eletrificação de veículos, com vários tipos de bateria e também com modelos híbridos, que usam motores à combustão e à eletricidade. No entanto, há montadoras que pesquisam outras tecnologias. “A Toyota defende que a melhor solução não é bateria, mas sim hidrogênio” disse explicando o mecanismo de tanque semelhante ao de gás estudado pela empresa japonesa.

Mas enquanto o hidrogênio não se consolida, Jardel apontou para a viabilidade dos diversos tipos de bateria. “As de lítio são a tendência do momento com várias empresas investindo”.  De mil dólares em 2010, o custo de armazenamento de um quilowatt-hora de eletricidade caiu para pouco mais de cem dólares em 2023.

A corrida pela eletrificação veicular tem a ver com as mudanças climáticas provocadas pela queima de combustíveis fósseis. Dados apresentados por Jardel revelam que a Organização Mundial da Saúde indicam que a poluição provoca mais mortes  por ano que doenças com Aids, Tuberculose e H1N1. “A eletrificação dos veículos é uma alternativa rápida para a redução da emissão de poluentes na atmosfera e Pernambuco tem papel expressivo no cenário nacional de eletrificação”.

Essa transformação necessária pode impulsionar um mercado de trabalho promissor nos próximos anos. A Associação de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) espera que até 2030, haja 20 milhões de veículos elétricos no Brasil. Para atender a essa demanda serão necessários 154 mil pontos de recarga espalhados no País. “Vamos precisar de engenheiros civis, de produção, uma cadeia de profissionais para atender a demanda”.

Posto Unicap – A Católica foi uma das primeiras Universidades do Norte e Nordeste a contar com um eletroposto da e-Solen, que tem tecnologia autossustentável, ou seja, não depende da rede elétrica porque produz a própria energia a partir de placas solares.

Visualizações:
2344
Compartilhar:

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Captura de tela 2025-12-10 162836.png

Cátedra Dom Helder celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos

A Cátedra UNESCO/UNICAP de Direitos Humanos Dom Helder Camara, celebra, neste 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, reafirmando seu...

A Cátedra UNESCO/UNICAP de Direitos Humanos Dom Helder Camara, celebra, neste 10 de dezembro, o Dia Internacional dos...

image.png

Ato no Dia Internacional dos Direitos Humanos

Hoje, 10 de dezembro, comemora-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos, data em que se proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948. ...

Hoje, 10 de dezembro, comemora-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos, data em que se proclamou a Declaração...

WhatsApp Image 2025-12-09 at 10.26.07.jpeg

MESATENISTAS DA UNICAP RECEBEM PREMIAÇÕES PELA TEMPORADA DE 2025

                        Foi realizado em...

...

Feminicidio_zero.jpg

Feminicídio zero

“A luta pelo reconhecimento é um esforço contínuo e coletivo. A mulher que se levanta por si mesma, sem o saber, se levanta por todas as...

“A luta pelo reconhecimento é um esforço contínuo e coletivo. A mulher que se levanta por si mesma,...