Egressa de Serviço Social aprovada em Residência na área de Saúde - Unicap

Título Notícias

Egressa de Serviço Social aprovada em Residência na área de Saúde

Publicado Por: Daniel França

Liziana Oliveira nem acabou a especialização em Gerontologia e já foi aprovada no Programa Multiprofissional de Residência em Saúde Coletiva com Ênfase em Gestão de Redes de Saúde pela Universidade de Pernambuco (UPE), campus de Ouricuri, Sertão do Estado. Um concurso disputado que atrai candidatos de vários estados do Nordeste. Essa vitória é mais um capítulo de uma história marcada por lutas, batalhas e resiliência dessa mulher negra de 50 anos, pobre e periférica, frequantadora da Primeira Igreja Batista em Bultrins, Olinda.


Filha de seu José Luiz de Oliveira, um homem preto analfabeto que trabalhava como carregador nas docas do Porto do Recife, “calunga de caminhão como o pessoal chamava na época”, relembra Liziana, e de Darci de Oliveira Paixão, empregada doméstica, lavadeira e tapioqueira que estudou até a 4ª série, ela precisou de 15 anos para concluir o curso de Serviço Social na Unicap.

Ingressou na Universidade em 2005, mas teve que trancar o curso devido a problemas financeiros e de saúde do pai (que acabou falecendo). Assumiu a criação dos sobrinhos Tais Cristine de Oliveira, Mateus Yuri e Naiara Ester (filhos de sua irmã) vivendo de um salário-mínimo como auxiliar administrativa da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, onde passou a morar no bairro de Vila Rica.


Em 2018, Liziana fez Enem, prestou novo vestibular e voltou para a Unicap. “Quando os professores me viram, mal acreditaram que eu estava de volta. Foi uma vibração! Lá estava eu, no meio de colegas com 17, 18 anos. Não foi fácil, mas eu fui muito bem acolhida. Houve muita empatia”.

Liziana conseguiu financiamento pelo Fies e mesmo assim as dificuldades financeiras quase a fizeram desistir novamente. A morte da mãe nesse mesmo período foi outro baque. “Minha mãe foi uma mulher que lutou muito para nos dar educação”. Em depressão e sem ter como arcar com o curso, ela recorreu ao então Pró-reitor Comunitário e de Extensão, Padre Lúcio Flávio (hoje Vice-reitor), que concedeu uma bolsa a ela. Liziana tomou impulso pelos estudos, entrou para o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) até que, finalmente em 2020, concluiu a graduação.


“Minha história com a Unicap é de amor infinito. Padre Delmar (atual Pró-reitor Comunitário e de Extensão), Padre Clóvis Cabral (ex-coordenador do Neabi), Padre Lúcio e Padre Pedro Rubens (Reitor) moram no meu coração”, disse Liziana. O apoio dos irmãos Luiziana e José Genilson, além do noivo Adeildo José da Silva, foram muito importantes para ela. “Um grande parceiro”, enfatiza emocionada.

A disciplina de Gerontologia Social a despertou a fazer especialização na área. Foram dois anos de espera até formar turma. “Muitas pessoas disseram que não era meu lugar. Não foi fácil para uma mulher preta de 50 anos de idade. Mas tive apoio de muita gente e, principalmente, da própria Unicap. É uma história profunda de acolhimento de professores, funcionários sempre disponíveis a me ajudar”, contou Liziana que faz questão de agradecer nominalmente aos professores e professoras Delânio, Sandra, Odalisca e Valdenice (que além de docente é Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação). “Também sou muito grata ao pessoal da Divisão de Ação Social (DAS) e da Tesouraria”, pontuou.

Os cuidados com os pais despertaram em Liziana a vontade de se qualificar. “Sempre tive uma aproximação com pessoas mais velhas do que eu. Quando a gente cuida do idoso, a gente cuida da gente. Isso me estimulou a me especializar dentro do Serviço Social a cuidar da pessoa idosa. Sonho com um mundo melhor para essa geração que está chegando”.

Visualizações:
1929
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

WhatsApp Image 2024-04-12 at 16.31.17.jpeg

Encerramento da Virada Pascal movimenta campus da UNICAP

Texto de Daniel França A Virada Pascal, evento anual da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) realizado pelo Instituto Humanitas dedicado à...

Texto de Daniel França A Virada Pascal, evento anual da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) realizado pelo...

foto.png

PPGCL - I Colóquio de Disciplinas Internacionais: Conectando Ações, Ideias e Currículo

Contribuições para a internacionalização da pesquisa! Em parceria PPGCL e UNISALLE, promovemos o "Primeiro Colóquio sobre disciplinas internacionais:...

Contribuições para a internacionalização da pesquisa! Em parceria PPGCL e UNISALLE, promovemos o "Primeiro Colóquio...

WhatsApp Image 2024-04-12 at 09.22.13.jpeg

Unicap conquista 2ª posição geral do ranking do Circuito Brasileiro de Tênis de Mesa

A equipe de Tênis de Mesa da Unicap (TMUnicap) se qualificou como o segundo lugar geral da categoria, na etapa Recife do Circuito Brasileiro de Tênis de...

A equipe de Tênis de Mesa da Unicap (TMUnicap) se qualificou como o segundo lugar geral da categoria, na etapa Recife...

Karol_defesa.jpg

Integrante do Humanitas defende dissertação em Teologia

Integrante do Humanitas, Karoline da Silva Menezes, defendeu, no dia 11/04/2024, dissertação em Teologia, intitulada "Lecionário da missa no Brasil à luz do...

Integrante do Humanitas, Karoline da Silva Menezes, defendeu, no dia 11/04/2024, dissertação em Teologia, intitulada...