Dossiê da Revista Paralellus traz debate sobre Gênero, Sexualidade e Religião - Unicap

Título Notícias

Dossiê da Revista Paralellus traz debate sobre Gênero, Sexualidade e Religião

Publicado Por: Dell Souza

Tema-alvo de constante discussão, a transgeneridade ultrapassa os limites conceituais de identidade de gênero, do masculino e feminino e do determinismo biológico. No âmbito religioso, a discussão é ainda mais contundente, imbuída de invisibilidade, distorções e posturas ideológicas.

O artigo “Corpo questionado: considerações acerca da participação de transgêneras/os nas religiões afro-brasileiras” de autoria de Renata Paz e Tiago Callou (v11, n27, p179-195) traz um debate interessante sobre a inclusão/exclusão dos indivíduos LGBTQIAP+ nos candomblés.

Ao contrário do catolicismo e outras crenças, as religiões de matriz africana se ausentaram da teologia de tradição literária e tem como base a alma e espiritualidade da natureza. Nos candomblés, o líder religioso tem autonomia para decidir sobre várias temáticas a partir de sua concepção de natureza. Não é diferente quando nos referimos a transgeneridade. Assim, é atual levantar o debate sobre a religião afro-brasileira e transgeneridade, afinal o Candomblé conta com mais de 3 milhões de adeptos no mundo, e grande parte deles são brasileiros.

O artigo traz um importante levantamento histórico e conceitual, tanto da religião afro-brasileira como da transgeneridade. Contudo, o manuscrito surpreende quando traz pressupostos ideológicos sobre o papel das mulheres cisgêneras (se identificam com o sexo biológico mas podem ser homossexuais ou bissexuais) nos diferentes rituais. Ao que parece, os papéis (cargos e tarefas) são bem estabelecidos e não há lugar para quebra da tradição. Há, inclusive, possibilidade de exclusão religiosa caso a expressão de gênero seja desconforme, argumentam os autores Paz e Callou. Segundo o artigo, para uma luta pela inclusão, não parece que as religiões afro-brasileiras estejam refletindo sobre o seu papel para a população LGBTQIAP+.

Por outro lado, a autonomia dos líderes de terreiros impede qualquer tipo de generalidade sobre o posicionamento em relação a transgeneridade, como os próprios autores afirmam. Há, portanto, a possibilidade de encontrar espaços dentro da religião afro-brasileira de grande acolhimento e respeito. Era de se esperar que o texto também relatasse pontos da religião afro-brasileira, isenta de posicionamentos ideológicos, como local de acolhimento, liberdade de expressão e harmonia com a alma e a natureza. São os pressupostos teóricos desta importante religião.

No Dossiê desta Edição, também encontramos artigos sobre o papel da mulher em diferentes religiões, as teorias de gênero e as contribuições do feminino para o campo da teologia e da religião.

Link para o Dossiê Gênero e Religião da Revista Paralellus: http://www.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/issue/view/113

Publicação (onde encontrar): http://www.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/1542

 

Visualizações:
1279
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

WhatsApp Image 2025-12-29 at 16.03.45.jpeg

Campanhas eleitorais viraram “monólogos” nas redes sociais, aponta estudo internacional com dados...

Com informações do pesquisador Bruno Rafael Gueiros Um estudo internacional elaborado por equipes de pesquisa de 14 universidades ibero-americanas analisou...

Com informações do pesquisador Bruno Rafael Gueiros Um estudo internacional elaborado por equipes de pesquisa de 14...

WhatsApp Image 2026-01-05 at 13.37.15.jpeg

Aniversariantes do Mês de Janeiro

Parabéns!

Parabéns!

6386CD40-A854-4D90-86A0-479876AC3BDC.png

Um bom dia, repleto de Axé!

Fim de ano é um terreno fértil para duas coisas perigosas: a cobrança e a fantasia. De um lado, você com as suas dores reais. Do outro, um mundo inteiro...

Fim de ano é um terreno fértil para duas coisas perigosas: a cobrança e a fantasia. De um lado, você com as suas...

WhatsApp Image 2025-12-16 at 13.48.32 (1).jpeg

Exposição Interdisciplinar 2025.2

Produções dos alunos de Fotografia e Jornalismo A Unicap convida você para conhecer uma mostra que conecta imagem, narrativa e olhar criativo. Venha...

Produções dos alunos de Fotografia e Jornalismo A Unicap convida você para conhecer uma mostra que conecta imagem,...