Ministro da Educação do Vaticano receberá título de Doutor Honoris Causa da Unicap - Unicap

Título Notícias

Ministro da Educação do Vaticano receberá título de Doutor Honoris Causa da Unicap

Publicado Por: Daniel França

O Cardeal português Dom Tolentino de Mendonça receberá o título em solenidade no próximo dia 25 de janeiro na Universidade Católica de Pernambuco.

A Universidade Católica de Pernambuco vai conceder o título de Doutor Honoris Causa ao Cardeal Dom José Tolentino de Mendonça. O evento está marcado para o próximo dia 25 de janeiro, às 16h, no auditório G2 da Unicap. Professor visitante da Católica, Dom Tolentino é poeta, ensaísta, filósofo e teólogo português com diversos livros publicados. Este será o primeiro título de Doutor Honoris Causa concedido a ele no Brasil.

Tolentino é prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação da Cúria Romana, um cargo equivalente ao de ministro, já que o Vaticano é um Estado independente. Antes de ser nomeado como prefeito do Dicastério, Dom Tolentino foi diretor da Biblioteca Apostólica Vaticana e Arquivista. No final do ano passado, ele foi o vencedor do Prêmio Pessoa 2023, uma iniciativa do semanário Expresso e da Caixa Geral de Depósitos que visa reconhecer a atividade de pessoas portuguesas com papel significativo na vida cultural e científica do país.

Os membros do júri consideraram que Tolentino de Mendonça é “uma das vozes fundamentais da poesia contemporânea portuguesa e europeia”, que, além das suas funções eclesiásticas, tem se destacado “no ensino universitário, no ensaio de reflexão teológica e filosófica e na poesia”.

A relação de Dom Tolentino com a Unicap vem desde 2009 quando ele começou a dar cursos e ministrar palestras na Universidade. Em agosto de 2015, por iniciativa do Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, a Universidade, em parceria com a Editora Paulinas, lançou o primeiro livro de Tolentino no Brasil: “A Leitura Infinita – A Bíblia e a sua interpretação”.

Em 2017, Dom Tolentino voltou à Unicap para lançar o livro “Libertar o Tempo” durante a Semana de Estudos Bíblicos, promovida pelo Programa de Pós-Graduação e pela Graduação em Teologia da Católica. O lançamento contou com a presença do jurista e imortal da Academia Pernambucana de Letras, José Paulo Cavalcanti Filho, que fez a apresentação da obra.

Dos nove livros do Cardeal editados no Brasil, três foram lançados pela Unicap (“A Leitura Infinita – A Bíblia e a sua interpretação”, “A Construção de Jesus” e “Libertar o Tempo”). Padre Pedro fez o prefácio dos dois primeiros. O texto de Dom Tolentino pode ser visto ainda em outra publicação no Brasil. Ele assina a apresentação da obra “A Mesa de Deus” (Editora Record, 2022), de autoria da pesquisadora gastronômica Maria Lectícia Monteiro Cavalcanti, esposa de José Paulo Cavalcanti.

Roma - Em setembro de 2019, o Papa Francisco anunciou a nomeação do então arcebispo português e professor visitante da Unicap como cardeal. Na ocasião, Padre Pedro Rubens comemorou a notícia sobre a nomeação. “Dom Tolentino é um amigo de fé, um poeta de Deus, um homem apaixonado pela Igreja. Desde o nosso primeiro encontro em Lisboa, em 2009, ficamos grandes amigos. Ganhei um de seus livros, que devorei na viagem e nunca mais deixei de ler os seus textos”, destacou.

Padre Pedro conta que o Papa Francisco convidou Dom Tolentino para pregar um retiro no Vaticano e logo percebeu que, “para a transformação que ele vem suscitando na Igreja, precisava também de um poeta místico”. Em 2020, o Cardeal Tolentino fez por meio remoto a abertura oficial da 18ª Semana de Integração (Siucs) da Unicap. A palestra “A fraternidade como chave do futuro”, o Cardeal português falou sobre a Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco. 

Glória Maria – Quando a jornalista da TV Globo, Glória Maria, faleceu em fevereiro do ano passado, o colega e também jornalista Pedro Bial prestou uma homenagem à amiga ao citar versos de Dom Tolentino no encerramento do programa Fantástico. Ao saber da doença de Glória, Bial a presenteou com o livro “Elogio da Sede”, que tem prefácio do Papa Francisco, com a intenção de ajudá-la a lidar com o problema de saúde. Eis os versos recitados por Bial na TV:  

“Ensina-me, Senhor, a rezar a minha sede, a pedir-te não que a arranques de mim, ou a resolvas. Ensina-me a beber da própria sede de ti, como quem se alimenta mesmo as escuras da frescura da nascente. Que a sede me obrigue a preferir a estrada, a estalagem, e o aberto da confiança ao programado do cálculo. Que esta sede se torne o mapa e a viagem, a palavra acesa e o gesto que prepara a mesa onde partilhamos o tom. E quando der de beber aos teus filhos, seja não porque tenha a posse da água, mas porque partilho com eles o que é a sede”.

Biografia - Dom José Tolentino de Mendonça nasceu em Machico, no Arquipélago da Madeira. O também exegeta foi ordenado padre em 1990 e realizou seu doutorado em Teologia Bíblica. Ganhador de mais de dez prêmios por sua obra literária, Tolentino Mendonça foi condecorado com o grau de Comendador da Ordem de Sant’lago da Espada por Aníbal Cavaco Silva, presidente da República de Portugal, em 2015.

Também é professor e foi vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa até a sua nomeação episcopal em junho de 2018 e, na mesma universidade, atuou como diretor da Faculdade de Teologia. Veja os livros de sua autoria publicados no Brasil:

  • Elogio da sede - (Ed. Paulinas) 2018
  • A Construção de Jesus: a dinâmica Narrativa de Lucas – (Ed. Paulinas & Unicap) 2018
  • Libertar o tempo. Para uma arte espiritual do presente – (Ed. Paulinas) 2017
  • Um Deus que dança: itinerários para a oração (Ed. Paulinas) 2016
  • A mística do instante: O tempo e a promessa (Ed. Paulinas) 2016
  • A Leitura Infinita: Bíblia e Interpretação (Ed. Paulinas & Unicap) 2015
  • Nenhum Caminho será longo (Ed. Paulinas) 2013
  • Pai nosso que estás na terra. O Pai-nosso aberto a crentes e não crentes (Ed. Paulinas) 2013
  • O tesouro escondido: Para uma busca interior - (Ed. Paulinas) 2012
Visualizações:
4900
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

II Seminario Pesquisa.jpeg

Inscrições abertas: II Encontro da América Latina do Grupo de Pesquisa da Linguística, Filologia...

12 a 14 de agosto de 2024 O II Seminário da América Latina do Grupo de Pesquisa da Linguística, Filologia e Literatura da Escola Abba acontecerá de 12 a 14...

12 a 14 de agosto de 2024 O II Seminário da América Latina do Grupo de Pesquisa da Linguística, Filologia e...

ASDFG.png

OTORRINOLARINGOLOGIA - LAOTO

O projeto de Otorrinolaringologia atua em diversas atividades de extensão na área de otorrinolaringologia que é uma especialidade médica capaz de...

O projeto de Otorrinolaringologia atua em diversas atividades de extensão na área de otorrinolaringologia que é uma...

FILOSOFIA.CORTADA.jpg

PPGFIL - Processo Seletivo 2024.2

O Programa de Pós-graduação em Filosofia divulga o Edital para o processo seletivo para turma de 2024.2. Edital 2024 - Seleção Complementar Critério de...

O Programa de Pós-graduação em Filosofia divulga o Edital para o processo seletivo para turma de 2024.2. Edital...

PSICOLOGIA CORTADA.jpg

PPGPSI - Processo Seletivo 2024.2

O Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica divulga o Edital para processo seletivo para turmas complementares de 2024.2 do Mestrado e Doutorado. ...

O Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica divulga o Edital para processo seletivo para turmas complementares...