Docente e discentes do PPGCL publicam livro com artigos sobre fala e escrita - Unicap

Título Notícias

Docente e discentes do PPGCL publicam livro com artigos sobre fala e escrita

Publicado Por: Sérgio Wanderley

A partir do final do último mês de maio, chegou às livrarias e lojas virtuais o livro Fala e Escrita: Pesquisas e(m) Interlocuções, realizado com o apoio financeiro da PROAP – Programa de Apoio à Pós-Graduação – e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Universidade Católica de Pernambuco, coordenado pela Profª Drª Roberta Caiado e vice-coordenadora Profª Drª Isabela Rego Barros.

A organização da obra foi realizada pelos discentes Rodrigo Paiva, Lenilton Junior, e a Profª Drª Elaine Daróz, que ministrou a disciplina Fala e Escrita (2022.2) e idealizou o projeto juntamente com os discentes desta turma. Fala e escrita: Pesquisas e(m) interlocuções reúne uma coletânea de dezessete artigos produzidos pelos(as) discentes, entrelaçando a temática proposta às diferentes perspectivas teóricas que compõem o nosso PPGCL, além da participação do Prof Dr. Marco Antonio Almeida Ruiz, docente na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Acerca da obra, Daróz compartilha a sua experiência de provocar e sentir-se provocada à elaboração deste projeto: “pensar a língua discursivamente implica estabelecer relações, trabalhar com possibilidades do dizer(-se) enquanto sujeito e acolher a sua incompletude.  Sob esse viés, ministrar uma disciplina, a partir de uma abordagem discursiva implica não apenas selecionar e organizar os conteúdos a serem ministrados, textos a serem discutidos, atividades a serem realizadas, mas nos convoca, sobretudo, a abrir possibilidades para a construção de pontes que nos proporcionem navegar no fluxo do saber a partir de laços estabelecidos, quer no nível profissional quer pessoalmente”.  Ainda segundo Elaine Daróz, essas foram as bases que sustaram e conduziram a realização da obra durante todo o processo, desde a gênese da disciplina.

Para Lenilton Junior, “Fala e escrita: pesquisa e(m) interlocuções é uma obra que (re)significa o nosso olhar sobre o que é o fenômeno da língua(gem) em vários contextos de comunicação e de que maneira esse olhar impacta nosso fazer docente, que pode (trans)formar realidades sociais distintas. Esperamos que esta obra seja um farol para todos aqueles que se maravilham nas veredas dos estudos da linguagem, seja através da fala e/ou da escrita”.

Rodrigo Paiva, também produtor da capa, comenta sobre esse processo criativo: “Ferdinand de Saussure faz uma associação metafórica entre a língua (langue) e uma partida de xadrez em sua obra póstuma, o Curso de Linguística Geral (Cours de Linguistique Générale), para defini-la como um sistema de regras a serem seguidas e compactuadas socialmente. Para os participantes do Xadrez, não é necessário saber de que material as peças do jogo foram produzidas, ou mesmo assimilar todas as suas mudanças históricas ao longo do tempo – o que também vale para a língua, ao menos quando a utilizamos no convívio social. Por outro lado, é preciso ter um domínio das regras de como mover cada peça, no tabuleiro e no campo da vida. Já os falantes devem conhecer o uso da língua e suas práticas para assim concretizar a comunicação por meio da fala e da escrita. A ideia dessa capa foi, primeiramente, remeter a essa conhecida metáfora. Com dois peões de lados diferentes, postos frente a frente, busquei similar um confronto social com a proximidade e similaridade inerentes à teoria da Gestalt. Também é válido mencionar como dois peões, nessa posição, não podem se confrontar nem avançar, pois só se movimentam para frente e eliminam peças adversárias pela diagonal. Desse modo, apenas um embate comunicativo é possível, metaforicamente falando. Sem a linguagem e a comunicação, não avançamos em sociedade. O xadrez é um jogo que esbanja elegância, o que favoreceu a construção estética do livro”.

Ao final de junho ocorrerá uma roda de conversa entre os(as) autores em articulação com os(as) discentes da disciplina Elementos da Análise do discurso, também ministrado pela Profª Drª Elaine Daróz (2024.1), para troca de experiências em um momento oportuno de celebração desta  publicação. Também está previsto um lançamento oficial do livro, aberto ao público no espaço da Unicap, para o próximo mês de agosto/2024, inaugurando o início do semestre letivo.

Conforme a sinopse da obra, “na trama discursiva que compõe esta obra, estabelecemos um fio que entrelaça pesquisas sobre a relação entre fala e escrita a partir de diferentes olhares. Neste movimento, você é nosso(a) convidado(a) para novos gestos de leituras e(m) práticas”. A publicação (291 páginas, 16×23×4 cm) é da Pontes Editora e pode ser adquirida em seu site de vendas ou presencialmente com os organizadores.

Visualizações:
350
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

WhatsApp Image 2024-06-12 at 17.46.45.jpeg

Professoras da Unicap participam do Encontro Brasileiro de Urbanismo em Áreas Centrais

Na tarde desta quarta-feira (12), o auditório do Edifício Moinho, na área central do Recife, foi palco do Encontro Brasileiro de Urbanismo em Áreas Centrais....

Na tarde desta quarta-feira (12), o auditório do Edifício Moinho, na área central do Recife, foi palco do Encontro...

religioes_natureza_live.jpg

Qual o Lugar da Natureza na sua Fé?

Qual o lugar da Natureza nas diferentes religiões e cosmologias? Como tais perspectivas podem auxiliar na repactuação relacional do Ser Humano com a...

Qual o lugar da Natureza nas diferentes religiões e cosmologias? Como tais perspectivas podem auxiliar na...

FILOSOFIA.CORTADA.jpg

PPGFIL - Processo Seletivo 2024.2

O Programa de Pós-graduação em Filosofia divulga o Edital para o processo seletivo para turma de 2024.2. Edital 2024 - Seleção Complementar Critério de...

O Programa de Pós-graduação em Filosofia divulga o Edital para o processo seletivo para turma de 2024.2. Edital...

HISTÓRIA - CORTADA.jpg

PPGH - Processo Seletivo 2024.2

O Programa de Pós-graduação em História divulga o Edital para processo seletivo para turma complementar de 2024.2. Processo Seletivo 2024.2 Edital...

O Programa de Pós-graduação em História divulga o Edital para processo seletivo para turma complementar de 2024.2. ...