Curso de Psicologia disponibiliza plantão de atendimento para alunos da Unicap - Unicap

Título Notícias

null Curso de Psicologia disponibiliza plantão de atendimento para alunos da Unicap

Publicado Por: Dell Souza

O curso de Psicologia Clínica da Católica desenvolveu um projeto de atendimento psicológico para alunos da Universidade. A iniciativa faz parte das ações da plataforma Co-vida Unicap, que visa mitigar os efeitos da pandemia do novo coronavírus, e conta com o apoio do Instituto Humanitas (IHU), além do programa de pós-graduação e de laboratórios da área.

A equipe é formada por 26 psicólogos que vão atuar de forma voluntária, entre eles professores, alunos do mestrado e doutorado e ex-alunos. O atendimento é online e em regime de plantão. Para marcar o horário é preciso se inscrever por meio de formulário disponível no link https://forms.gle/c2F1UCV7wQt1xq5n9 . As consultas podem ser individuais ou podem acontecer voltadas a um grupo.

O Boletim Unicap conversou com o coordenador do curso de Psicologia da Unicap, Prof. Dr. Ricardo Marques.

Boletim Unicap – O que motivou a iniciativa?

Ricardo Marques – A Universidade oferece esse acolhimento às pessoas neste momento tão complicado dessa pandemia de Covid-19. Na Psicologia, temos visto que o sofrimento aparece de várias ordens. Esta situação atinge cada um de nós de maneira única. Todos nós estamos sob efeito dessa pandemia e cada um de nós vai responder à sua maneira e isso pode provocar algum tipo de sofrimento, que vai desde a depressão, às ansiedades e ao estresse.

B.U – Estamos prestes a completar um mês de quarentena. Que efeitos esta fase do isolamento social tende a provocar na saúde mental?

R.M – É esperado que o estresse do isolamento social comece a aumentar neste período devido à convivência alterada entre as pessoas, restritas à própria casa com as famílias. A gente vai ter uma série de alterações nas rotinas, na própria percepção do tempo, do espaço. Tudo isso nos afeta de alguma maneira e vai nos trazer sofrimentos das mais variadas maneiras. A gente pretende organizar esse plantão, esse espaço de acolhimento e de, alguma forma, de dar um tipo de encaminhamento a esse sofrimento.

B.U – Qual o perfil da equipe que vai prestar esses atendimentos?

R M – Participarão do projeto os professores do curso que atuam como psicólogos. Neste momento não teremos a participação de estagiários porque o Conselho Federal de Psicologia, neste momento, não permite o atendimento à distância ou online feito por estagiários. Mas os nossos alunos-estagiários participaram da construção e da execução do projeto. Eles não vão participar dos atendimentos, mas essa parte do projeto foi discutida e eles participaram montando os formulários, a inscrição. Vamos ter os alunos da pós-graduação que já são psicólogos e daqueles (profissionais) que participam de projetos de extensão da Unicap.

B.U – E quanto aos egressos?

R.M – Vamos contar com os egressos que fazem parte da já existente Rede da Clínica de Psicologia da Unicap. Esses egressos se voluntariam em atender em seus consultórios (aqui o professor se refere à prática de antes da pandemia, mas neste momento de plantão voluntário eles vão atender online).

B.U – Vocês pretendem ampliar os plantões para outros públicos além dos alunos?

R.M – Neste primeiro momento, os atendimentos vão ser destinados só aos alunos Unicap. A gente pretende testar, verificar, fazer ajustes para, num segundo momento, ampliarmos o atendimento para professores e funcionários da Universidade. A depender de como tudo isso se comportar, a gente pode abrir para o público em geral. Esta é uma primeira iniciativa, um projeto piloto.

 

Visualizações:
281
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

_DSC4659.jpg

Escola de Comunicação da Unicap oferece vivência a estudantes do Colégio Santa Maria

Os estudantes do 9⁰ ano do Colégio Santa Maria conheceram, nesta segunda-feira, 16, os cursos da Escola de Comunicação da Unicap. A vivência no campus...

Os estudantes do 9⁰ ano do Colégio Santa Maria conheceram, nesta segunda-feira, 16, os cursos da Escola de...

WhatsApp Image 2022-05-20 at 17.26.10.jpeg

Escola de Comunicação da Unicap conquista 10 prêmios da Expocom Nordeste

A Escola de Comunicação da Unicap conquistou 10 categorias na etapa regional da Expocom. A mostra competitiva fez parte do 22⁰ Congresso de Ciências da...

A Escola de Comunicação da Unicap conquistou 10 categorias na etapa regional da Expocom. A mostra competitiva fez...

Luiz Felipe (1).jpg

Professor da Católica passa a fazer parte do grupo de especialistas globais do Programa Harmonia...

O coordenador da Cátedra Laudato Si' e docente da Unicap, Luiz Felipe Lacerda, passou a fazer parte do grupo de especialistas globais do Programa...

O coordenador da Cátedra Laudato Si' e docente da Unicap, Luiz Felipe Lacerda, passou a fazer parte do grupo de...

unnamed.png

Comissão Própria de Avaliação, CPA, define as metas da Avaliação Institucional 2022.1

Com informações de Fernando Nascimento, membro da CPA Em reunião virtual, realizada no dia de ontem, 19 de maio, a CPA UNICAP oficializou o início da...

Com informações de Fernando Nascimento, membro da CPA Em reunião virtual, realizada no dia de ontem, 19 de maio, a...