Artista plástico pernambucano radicado em Paris visita a Unicap - Unicap

Título Notícias

null Artista plástico pernambucano radicado em Paris visita a Unicap

Publicado Por: Daniel França

A Universidade recebeu a vista do artista plástico Jaildo Marinho. O pernambucano de Santa Maria da Boa Vista é radicado em Paris desde 1993, onde atua como professor do Atelier de Sculpture et de Fonderie d’Art de La Ville. O encontro foi articulado pelo chefe de gabinete da Reitoria, Rodrigo Pellegrino, que conhece o artista desde quando era diretor de projetos culturais da Fundação do Patrimônio Artístico e Cultural de Pernambuco (Fundarpe), na década de 90.

Além do Reitor, Padre Pedro Rubens, participaram do encontro a diretora da Unicap Icam Tech International School, Andréa Câmara, e o assessor de relações internacionais da Unicap, Olivier du Bourblanc. Jaildo estava acompanhado do filho Matheus e do sobrinho Ivo. A conversa girou em torno da ligação dos aspectos culturais do artista e dos acadêmicos da Unicap com a França.

Trajetória - O talento de Jaildo Marinho veio à tona ainda na adolescência. Aos 16 anos, entrou para o curso de escultor de João Batista Queiroz na Universidade Federal de Pernambuco durante três anos. Na ocasião, ele aprendeu fundição e várias técnicas de entalhe e modelação.

Os primeiros anos em Paris foram marcados pelo convívio com artistas de origem sul-americana, que viviam na capital francesa desde os anos 50, como Jesús Rafael Soto, Carmelo Arden Quin, Narciso Debourg e Cícero Dias. A partir de 1996, Jaildo Marinho participou de vários espetáculos parisienses (Grands et Jeunes d’Aujourd’hui e o Salon des Réalités Nouvelles) e fez sua primeira exposição pessoal no Claude Dorval’s.

 

O reconhecimento internacional não demorou a chegar. Ganhou a medalha de ouro no Festival de Mahares, na Tunísia em 1995, e o Prêmio de Escultura da Bienal de Malta em 1999. Desde os anos 2000, Jaildo Marinho tem participado regularmente de exposições coletivas e feiras internacionais no Brasil, em cidades da Europa, da Ásia, dos Estados Unidos e da América Latina.

 

As principais exposições na capital francesa incluem Derrière les Tableaux em 2004, um projeto colorido de enquadramento das janelas da fachada da Biblioteca Histórica da Cidade de Paris. Ainda na França, após ficar em cartaz desde 2009 (ano em que obteve a cidadania francesa) na Galerie Nery Marino e depois na Meyer Zafra, parte da obra de Jaildo Marinho pode ser vista na Galerie Denise René.

 

Em 2005, participou de exposição coletiva no Palais de La Porte Dorée com uma grande instalação chamada “Portes”, prolongada no ano seguinte no Palais Omnisports de Paris Bercy. Em 2012, a expo Le Vide Oblique foi realizada na Maison de l’Amérique Latine, uma exposição na qual Jaildo Marinho apresenta esculturas monumentais em mármore. 

 

No Brasil, após a sua primeira exposição individual realizada no Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco em 2002, teve sua primeira retrospectiva na Pinacoteca Cultural no Rio de Janeiro em 2012. Em 2017, também no Rio, o Museu de Arte Moderna, ele realizou a exposição individual Cristalização. Anos antes, em 2005, foi um dos membros fundadores do Museu Madi de Arte Moderna da cidade cearense de Sobral, um dos cinco existentes deste gênero no mundo.

Gostei.
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Seminário.jpeg

III Seminário “Espiritualidades Contemporâneas, Pluralidade Religiosa e Diálogo”

Desafios dos Fundamentalismos Recife – 17 a 19 de novembro de 2021   OBJETIVOS O III Seminário “Espiritualidades Contemporâneas, Pluralidade...

Desafios dos Fundamentalismos Recife – 17 a 19 de novembro de 2021   OBJETIVOS O III Seminário...

MESTRADOS-DOUTORADOS.jpg

Mesa Redonda - Mídia, discurso e ciência: vozes em conflito

No dia 25/09/2021, às 14h, será realizada a Mesa Redonda - Mídia, discurso e ciência: vozes em conflito, promovida pela Abralin. Acesso:...

No dia 25/09/2021, às 14h, será realizada a Mesa Redonda - Mídia, discurso e ciência: vozes em conflito, promovida...

DOCUMENTÁRIO EDITADA 3.jpg

DOCUMENTÁRIO

Objetivos: Geral: Situar o documentário, em sua historicidade, como um campo de práticas definido pela relação com a alteridade e fundado sobre preocupações...

Objetivos: Geral: Situar o documentário, em sua historicidade, como um campo de práticas definido pela relação com a...

curso videoclipe.jpg

VAMOS FAZER UM VIDEOCLIPE EXPERIMENTAL SOBRE O AMOR EM PORTUÑOL

Objetivos: Geral: - Experimentar o fazer artístico coletivo transdisciplinar com música e visualidade. Específicos: - Realizar um videoclipe experimental...

Objetivos: Geral: - Experimentar o fazer artístico coletivo transdisciplinar com música e visualidade. Específicos:...