Alunos franceses e camaroneses participam de acolhida - Unicap

Título Notícias

null Alunos franceses e camaroneses participam de acolhida

Publicado Por: Daniel França

O semestre letivo já começou para o curso de Engenharia da Complexidade. A nova turma de alunos estrangeiros, formada por 26 franceses das cidades de Paris, Toulouse, Lille e Nates; e três camaroneses da cidade de Douala, recebeu as boas-vindas da Universidade por meio de um evento remoto. Durante a acolhida, eles foram apresentados aos professores e ao Reitor Padre Pedro Rubens.

O curso de Engenharia da Complexidade é fruto de uma parceria entre a Católica e o Institut Catholique d'arts et Métiers, escola francesa de engenharia considerada uma das melhores da Europa. A iniciativa das instituições jesuítas deu origem a Unicap-Icam Tech International School.

Na ocasião, a diretora Andréa Câmara relembrou a história do projeto iniciado em 2018 com a implantação de metodologias ativas, grade multidisciplinar e desenvolvimento de uma experiência colaborativa internacional e seus impactos sociais e acadêmicos na formação dos futuros engenheiros. Ela disse ainda que a equipe está à disposição dos alunos estrangeiros que vieram para o Recife estudar na Unicap para ajudá-los na adaptação.

Na sequência, Padre Pedro também deu as boas-vindas preferindo falar em francês. Ele procurou contextualizar temas da cultura brasileira abordando aspectos do racismo institucional, momentos históricos como a ditadura militar (1964-1985), atual crise na democracia, diversidade religiosa, futebol e Carnaval.

O Reitor pontuou ainda as tradições libertárias do Recife estabelecendo uma conexão com os valores da Revolução Francesa. Ele mencionou que a presença jesuíta na região vem desde a colonização portuguesa. Violência, trânsito e o potencial turístico da capital pernambucana e de Olinda também foram mencionados. Ao final, Padre Pedro ressaltou as boas-vindas aos novos alunos refirmando a vocação comunitária da Unicap e do Icam.

Também participaram da acolhida o representante do Icam, Olivier du Bourblanc; o coordenador do curso, Prof. Dr. Fernando Artur, que apresentou a estrutura da graduação, agenda de atividades, materiais a serem usados, plataforma Google for Education; e a professora Walkyria Tsutsumi, que explicou o funcionamento do Pavilhão Maker, um dos principais laboratórios do curso. Ainda na ocasião, todos os professores do corpo docente puderam se apresentar.

Visualizações:
147
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

DPA.png

Seleção 2022.1 - PPGDPA (Mestrado)

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento de Processos Ambientais divulga o Edital para Seleção Complementar para o Mestrado. ...

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento de Processos Ambientais divulga o Edital para...

_DSC4659.jpg

Escola de Comunicação da Unicap oferece vivência a estudantes do Colégio Santa Maria

Os estudantes do 9⁰ ano do Colégio Santa Maria conheceram, nesta segunda-feira, 16, os cursos da Escola de Comunicação da Unicap. A vivência no campus...

Os estudantes do 9⁰ ano do Colégio Santa Maria conheceram, nesta segunda-feira, 16, os cursos da Escola de...

WhatsApp Image 2022-05-20 at 17.26.10.jpeg

Escola de Comunicação da Unicap conquista 10 prêmios da Expocom Nordeste

A Escola de Comunicação da Unicap conquistou 10 categorias na etapa regional da Expocom. A mostra competitiva fez parte do 22⁰ Congresso de Ciências da...

A Escola de Comunicação da Unicap conquistou 10 categorias na etapa regional da Expocom. A mostra competitiva fez...

Luiz Felipe (1).jpg

Professor da Católica passa a fazer parte do grupo de especialistas globais do Programa Harmonia...

O coordenador da Cátedra Laudato Si' e docente da Unicap, Luiz Felipe Lacerda, passou a fazer parte do grupo de especialistas globais do Programa...

O coordenador da Cátedra Laudato Si' e docente da Unicap, Luiz Felipe Lacerda, passou a fazer parte do grupo de...