Alunos de Tecnologias do Design colocam a mão na massa e criam seus próprios móveis - Unicap
Título Notícias
Notícias
null Alunos de Tecnologias do Design colocam a mão na massa e criam seus próprios móveis

Alunos de Tecnologias do Design colocam a mão na massa e criam seus próprios móveis
Por Tércio Amaral
O Pavilhão Maker – sede da Unicap-Icam International School – tem se transformado em um verdadeiro laboratório de criatividade durante as aulas da disciplina de Artesania e Prototipagem, do curso de especialização em Tecnologias do Design. Sob a orientação dos professores Adailton Laporte e Karla Burlamaqui, os alunos da especialização estão produzindo móveis desde a concepção do projeto até a execução. Os projetos dialogam com a proposta do curso de criação de uma casa mínima do futuro e são fruto, também, de reflexões teóricas e aportes mercadológicos atuais, como o conceito de cocriação, relacionado a projetos desenvolvidos em conjunto e/ou parceria. Da turma – formada por um público amplo, a exemplo de publicitários, arquitetos e jornalistas – não faltam relatos de que a experiência acadêmica, além de ampliar horizontes, trouxe um outro olhar sobre as próprias casas.
O arquiteto Celso Sales, que tem o escritório de arquitetura no Recife, planejou, junto à sua equipe, o Banco Giro. A intenção do grupo formado por ele, Juliana Rabello, Letícia Falcão e Lilian Oliveira foi criar um artefato compacto, que conseguisse agregar o maior número de elementos e funções possíveis. Proposto pelos professores, o projeto dialogou com o conceito e a produção de um artefato de sentar. “Nosso artefato serve para auxiliar a pessoa no momento de troca dos sapatos, quando ela entra ou sai de casa. Ele tem um espaço abaixo do assento onde a pessoa pode encaixar o sapato, chinelo ou meia. Ele também tem uma haste vertical, onde a pessoa pode pendurar aquela série de objetos que ela carrega quando ela sai de casa”, disse o arquiteto, ao trazer, também, os conceitos de sustentabilidade debatidos no curso. “Entre os objetos, deixamos um espaço para uma garrafinha de água. A gente sempre fala isso no curso: a tendência é cada vez as pessoas usarem menos os copos descartáveis. Então, a gente tem que criar a cultura de sair de casa com sua garrafinha de água. Só que a gente sempre esquece essa garrafinha na cozinha, em qualquer canto. Então, deixando a garrafinha pendurada nesse artefato, na porta de saída, a pessoa já vê o objeto e lembra-se de levá-lo”.
A especialização em Tecnologias do Design, segundo ele, também trouxe esse novo elemento que não foi trabalhado em sua graduação: a marcenaria. Celso é formado em Arquitetura pela UFPE. “Essa é a primeira vez que eu estou trabalhando com marcenaria. Na graduação, a gente não lida com isso. A gente não se aprofunda na chamada arquitetura de interiores. E é um pouco contraditório isso: no mercado de trabalho, para quem está começando a trabalhar com arquitetura, o que mais aparece é projeto de arquitetura de interiores e, consequentemente, de mobiliários”, comentou. “Então, a experiência agora nessa disciplina está sendo bem positiva por isso. A gente começa a entender que as coisas funcionam dessa e daquela maneira e começa a ter luzes sobre possibilidades de mobiliários, de novas tecnologias para aplicar na vida profissional”. Além de contar com a parceria do setor de marcenaria da universidade, os alunos também receberam Equipamentos de Proteção Individual (EPI) do Setor de Segurança e Prevenção de Acidentes da Católica.
Desmistificação – A professora Clarissa Duarte, coordenadora do curso de Tecnologias do Design, destaca que a disciplina de Artesania e Prototipagem tem o papel de desmistificar a nossa dependência de “tecnologias de ponta” para a realização de artefatos e seus processos criativos. “A disciplina permite aos alunos (que não são todos arquitetos e designers) perceberem que é possível idealizar e criar elementos contemporâneos e sustentáveis de modo mais ‘artesanal’ e mesmo intuitivo. A presença do convidado Caio Lobo, administrador e ‘artista de móveis’, veio justamente reforçar essa intenção. Em outras palavras, todas e todos são capazes de realizar suas ideias”.
Ela também destacou a importância da existência de uma marcenaria profissional na Unicap como fator agregador ao curso. “Isso não apenas para possibilitar o empréstimo de maquinários e materiais específicos, mas também para permitir uma troca de experiências a médio e longo prazos entre os integrantes do curso e os funcionários da marcenaria”, relatou. “Tivemos um apoio importante da marcenaria da Católica para esta disciplina, por meio da Divisão de Manutenção Predial (DMP). Não é a primeira vez que eles apoiam atividades relacionadas ao curso de Arquitetura e Urbanismo, dentro do possível eles fazem o melhor para colaborar com a execução de instalações inovadoras e criativas no nosso campus”.
Barra de busca
Aplicações Aninhadas
Expediente - Coluna 1
EXPEDIENTE
EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
SECRETARIA:
Dora Santana
PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco
Expediente - Coluna 2
REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
DESIGNER:
Java Araújo
WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Expediente - Coluna 3
REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)
CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br
Título Notícias Acontece na Unicap
Acontece na Unicap
Publicador de Conteúdos e Mídias

Infância e Envelhecimento
19 de junho, 20h no Youtube https://www.youtube.com/user/unicapvideo
19 de junho, 20h no Youtube https://www.youtube.com/user/unicapvideo

Cuidados Paleativos: Roda de Conversa com Familiares de Paciented
26 de junho, 16h - Bloco G4 sala 304, 3º andar
26 de junho, 16h - Bloco G4 sala 304, 3º andar

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
15 de Junho de 2023. de 8h às 12h - Auditório Dom Helder, térreo do Bloco A
15 de Junho de 2023. de 8h às 12h - Auditório Dom Helder, térreo do Bloco A

Estudante da Unicap realizará doutorado sanduíche em Direito na Universidade de Valência
A doutoranda do Programa de Pós-graduação em Direito da Unicap, Natália Valença, está prestes a embarcar em uma jornada acadêmica única. Ela foi selecionada...
A doutoranda do Programa de Pós-graduação em Direito da Unicap, Natália Valença, está prestes a embarcar em uma...