Aluno cego da pós em Escrita Criativa lança livro - Unicap

Título Notícias

null Aluno cego da pós em Escrita Criativa lança livro

Publicado Por: Redação

Deficiente visual desde os dois anos, Fernando Campos conta, em seu primeiro livro, como foi a sua aventura na terra da Rainha. Com prefácio de Carlinhos Brown, ele narra as adaptações, a convivência com diferentes culturas, as confusões e os perrengues, sempre com bom humor. 

Fernando Campos nunca deixou de enfrentar as dificuldades e buscar os seus sonhos. Ele nasceu em Natal, Rio Grande do Norte, e perdeu a visão aos dois anos de idade logo após a cura de um câncer na retina. Cresceu, formou-se em Jornalismo e, desde então atua para derrubar preconceitos, trazer esperança, empoderamento e representatividade por meio de sua vivência. Há uma experiência em especial, o corajoso intercâmbio na Europa, que se torna tema do livro de estreia como escritor: “Enxergando além do Atlântico - uma jornada ao Reino Unido”, em que conta com bom humor situações inusitadas e aprendizados. 

Uma história real de descobertas com a participação de pessoas de vários lugares do mundo, companheirismo, diferenças culturais e religiosas, tensões, saudades, reflexões e ensinamentos. “No livro compartilho a minha experiência de intercâmbio, mas falo sobre a importância de acreditarmos em nós mesmos e que só assim podemos superar os nossos obstáculos diários. É uma forma carinhosa e poética para levar essa mensagem para muitas pessoas”, revela Fernando Campos, que é aluno da pós-graduação em Escrita Criativa da Unicap.

Em 12 capítulos, Fernando transmite as suas sensações e pensamentos no primeiro semestre de 2014, na cidade de Bournemouth, interior do Reino Unido. Conduz como um guia de viagem por meio de narrativa verdadeira e descontraída, leve como bate-papo, com casos inusitados, a rotina escolar, relacionamentos, curiosidades e fotos. Um capítulo significativo é o registro da rede afetuosa do autor, em páginas com depoimentos emocionantes da host mother Tan , dos companheiros de intercâmbio e dos familiares. 

O livro “Enxergando além do Atlântico” conta com a contribuição do cantor, compositor e multi-instrumentista Carlinhos Brown, que aceitou convite e escreveu o prefácio. “Sua família é seu exemplo maior, e Fernando faz questão de mostrar isso a todo instante. Como isso é bonito! Quando nos conta suas histórias, revivendo a infância, suas andanças, as peripécias e as muitas lições de união vividas no intercâmbio, a milhares de quilômetros de sua casa, ele nos dá claros exemplos de como a coragem e enfrentamento, e não ausência de medo, e que as cores da vida estão sempre a nos iluminar, basta a gente querer, ter fé e caráter, seguir adiante e acreditar.”, afirma Carlinhos Brown. 

A jornada de Fernando Campos rumo ao Reino Unido é um relato inspirador de uma aventura que nos leva a pensar em como podemos superar dificuldades e descrenças alheias, quando nos dispomos a superar as barreiras que nos separam de nossos objetivos. “Tudo que faço vai além de uma conquista pessoal, gosto de compartilhar, estimular e motivar as pessoas. Lançar esse livro foi um desafio, tive que aguardar e adiar por um ano, mas acredito que veio no momento certo e a importância porque é um meio de trazer um alento. Na minha história há mensagens de incentivo à realização de sonhos e esperança.”, declara Fernando.

Ficha técnica:
Título: Enxergando além do Atlântico: Uma jornada ao Reino Unido
Autor: Fernando Campos
Editora: Selo Bons Costumes/ Jovens Escribas
Área de interesse: Biografia/ Literatura brasileira
Páginas: 104
Preço livro físico:  R$ 43
Preço e-book: R$9,90

Sobre Fernando Campos - deficiente visual, Fernando Campos, tem 28 anos e nasceu em Natal. Ele perdeu a visão aos dois anos em decorrência de um tumor maligno ocular. A luta contra o câncer motivou a sua família a fundar a Casa de Apoio a Criança com Câncer Durval Paiva, instituição que se tornou referência no país no tratamento de crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas.

Em 2015, aos 23 anos, teve um novo câncer na tireoide e conseguiu a cura pela segunda vez, isso o motivou ainda mais a realizar seus sonhos. Fernando é formado em jornalismo e faz palestras motivacionais pelo Brasil, a sua história também já inspirou um personagem na temporada 2011 da novela malhação. Para promover a inclusão tem o canal no YouTube “Na visão do Cego”, em que apresenta curiosidades de seu cotidiano, faz entrevistas e traz mensagens de superação e positividade, além de ter uma presença marcante nas redes sociais (TikTok, Facebook, Instagram e Twitter). Ele leva um conteúdo informativo, representativo e quebra preconceitos com bom-humor e inteligência. Enxergando além do Atlântico: uma jornada ao Reino Unido é o seu primeiro livro. 
.
Fernando Campos – YouTube “Na visão do Cego” 
Fernando Campos – Instagram : @nandopcampos 
Fernando Campos – Tik Tok : @nandopcampos 
Fernando campos- twitter : @fernandopcampos

Gostei.
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

DOCUMENTÁRIO EDITADA 3.jpg

DOCUMENTÁRIO

Objetivos: Geral: Situar o documentário, em sua historicidade, como um campo de práticas definido pela relação com a alteridade e fundado sobre preocupações...

Objetivos: Geral: Situar o documentário, em sua historicidade, como um campo de práticas definido pela relação com a...

curso videoclipe.jpg

VAMOS FAZER UM VIDEOCLIPE EXPERIMENTAL SOBRE O AMOR EM PORTUÑOL

Objetivos: Geral: - Experimentar o fazer artístico coletivo transdisciplinar com música e visualidade. Específicos: - Realizar um videoclipe experimental...

Objetivos: Geral: - Experimentar o fazer artístico coletivo transdisciplinar com música e visualidade. Específicos:...

DestaqueSite.png

UNICAP abre Edital NEaD 2021/02 para contratação de professores conteudistas EaD

A Universidade Católica de Pernambuco, por meio do Núcleo de Educação a Distância, abre EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSORES AUTORES (CONTEUDISTAS) HOME OFFICE,...

A Universidade Católica de Pernambuco, por meio do Núcleo de Educação a Distância, abre EDITAL DE SELEÇÃO DE...

Capturar.png

Conferência do Professor Pe. Mário de França Miranda abre a XXV Semana Teológica da Unicap

A Sinodalidade da Igreja: desafios e perspectivas é o tema da XXV Semana Teológica da Unicap, que teve início na tarde desta terça-feira (21), com...

A Sinodalidade da Igreja: desafios e perspectivas é o tema da XXV Semana Teológica da Unicap, que teve início na...