Alunas egressas do Mestrado em Indústrias Criativas apresentam trabalhos em congresso do setor no RJ - Unicap

Título Notícias

null Alunas egressas do Mestrado em Indústrias Criativas apresentam trabalhos em congresso do setor no RJ

Publicado Por: Francisco Ribeiro

Alunas egressas da 2ª turma do Mestrado em Indústrias Criativas apresentam trabalhos no I Congresso Ibero-americano Interdisciplinar de Economia Criativa (CIIEC). O evento, organizado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) do Rio de Janeiro, reunirá pesquisadores interessados na discussão sobre a economia criativa no mundo contemporâneo. Inicialmente previsto para o mês de setembro e de forma presencial, o congresso ocorre de hoje (16) a quinta-feira (19) no formato online.

A mestre Ana Flávia Ferreira, egressa da 2ª turma do Mestrado em Indústrias Criativas, vai apresentar o trabalho “Blockchain e possibilidades de sua utilização na Indústria Criativa: Acesso e desenvolvimento do mercado através da implementação do recurso na gestão de direitos autorais em ambiente digital”.

O artigo procura analisar as possibilidades de utilização do blockchain, tecnologia de poder transformador, na indústria criativa e no ambiente digital, entendendo que seu uso promove maior acesso ao conhecimento e desenvolvimento econômico e social. Especificamente, busca examinar como essa rede descentralizada pode auxiliar no crescimento de mercados criativos através da gerência de direitos autorais em uma esfera de convergência digital.

O artigo “Dispositivos digitais móveis e jornalismo: a importância da tateabilidade no desenvolvimento de aplicativos de notícia para pessoas com deficiência visual”, construído pela mestranda Mariana Clarissa, vai discutir a importância de investimentos teóricos e práticos em acessibilidade digital, tomando como viés a necessidade de desenvolver interfaces táteis pensadas para pessoas com deficiência visual.

O texto aponta a forma como o grupo se apropria das notícias e quais ferramentas tornam possível a usabilidade e compreensão, principalmente, do material jornalístico publicado no ambiente digital.

Já a mestre Mariana Araújo, também egressa da 2ª turma do Mestrado em Indústrias Criativas, vai apresentar o artigo “Moda Pernambuco: uma plataforma de divulgação, fomento e capacitação de marcas de moda”, em co-autoria com o professor Luiz Carlos Pinto da Costa Jr.

O texto expressa o resultado de uma pesquisa de mestrado que buscou identificar demandas do mercado local de moda para a construção de uma plataforma online voltada para atender demandas dos pequenos empresários desse setor. A plataforma tem como objetivo tornar-se uma ponte entre empreendedores e seus clientes, além de referência na divulgação de tendências, consultoria técnica em marketing e branding e agenda de eventos.

Todos os trabalhos foram desenvolvidos ao longo do Mestrado em Indústrias Criativas, mostrando a proximidade do conteúdo das disciplinas com o mercado, em seus mais diferentes setores. O I Congresso Ibero-americano Interdisciplinar de Economia Criativa (CIIEC) destaca a relação entre a economia criativa e território, manifestada pela capacidade das suas atividades econômicas se constituírem em um dos motores do desenvolvimento dos territórios, ao mesmo tempo em que as especificidades territoriais tornam-se elementos determinantes para a realização das atividades produtivas da economia criativa.

Visualizações:
38
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

_DSC4659.jpg

Escola de Comunicação da Unicap oferece vivência a estudantes do Colégio Santa Maria

Os estudantes do 9⁰ ano do Colégio Santa Maria conheceram, nesta segunda-feira, 16, os cursos da Escola de Comunicação da Unicap. A vivência no campus...

Os estudantes do 9⁰ ano do Colégio Santa Maria conheceram, nesta segunda-feira, 16, os cursos da Escola de...

WhatsApp Image 2022-05-20 at 17.26.10.jpeg

Escola de Comunicação da Unicap conquista 10 prêmios da Expocom Nordeste

A Escola de Comunicação da Unicap conquistou 10 categorias na etapa regional da Expocom. A mostra competitiva fez parte do 22⁰ Congresso de Ciências da...

A Escola de Comunicação da Unicap conquistou 10 categorias na etapa regional da Expocom. A mostra competitiva fez...

Luiz Felipe (1).jpg

Professor da Católica passa a fazer parte do grupo de especialistas globais do Programa Harmonia...

O coordenador da Cátedra Laudato Si' e docente da Unicap, Luiz Felipe Lacerda, passou a fazer parte do grupo de especialistas globais do Programa...

O coordenador da Cátedra Laudato Si' e docente da Unicap, Luiz Felipe Lacerda, passou a fazer parte do grupo de...

unnamed.png

Comissão Própria de Avaliação, CPA, define as metas da Avaliação Institucional 2022.1

Com informações de Fernando Nascimento, membro da CPA Em reunião virtual, realizada no dia de ontem, 19 de maio, a CPA UNICAP oficializou o início da...

Com informações de Fernando Nascimento, membro da CPA Em reunião virtual, realizada no dia de ontem, 19 de maio, a...