Alunas egressas do Mestrado em Indústrias Criativas apresentam trabalhos em congresso do setor no RJ - Unicap

Título Notícias

null Alunas egressas do Mestrado em Indústrias Criativas apresentam trabalhos em congresso do setor no RJ

Publicado Por: Francisco Ribeiro

Alunas egressas da 2ª turma do Mestrado em Indústrias Criativas apresentam trabalhos no I Congresso Ibero-americano Interdisciplinar de Economia Criativa (CIIEC). O evento, organizado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) do Rio de Janeiro, reunirá pesquisadores interessados na discussão sobre a economia criativa no mundo contemporâneo. Inicialmente previsto para o mês de setembro e de forma presencial, o congresso ocorre de hoje (16) a quinta-feira (19) no formato online.

A mestre Ana Flávia Ferreira, egressa da 2ª turma do Mestrado em Indústrias Criativas, vai apresentar o trabalho “Blockchain e possibilidades de sua utilização na Indústria Criativa: Acesso e desenvolvimento do mercado através da implementação do recurso na gestão de direitos autorais em ambiente digital”.

O artigo procura analisar as possibilidades de utilização do blockchain, tecnologia de poder transformador, na indústria criativa e no ambiente digital, entendendo que seu uso promove maior acesso ao conhecimento e desenvolvimento econômico e social. Especificamente, busca examinar como essa rede descentralizada pode auxiliar no crescimento de mercados criativos através da gerência de direitos autorais em uma esfera de convergência digital.

O artigo “Dispositivos digitais móveis e jornalismo: a importância da tateabilidade no desenvolvimento de aplicativos de notícia para pessoas com deficiência visual”, construído pela mestranda Mariana Clarissa, vai discutir a importância de investimentos teóricos e práticos em acessibilidade digital, tomando como viés a necessidade de desenvolver interfaces táteis pensadas para pessoas com deficiência visual.

O texto aponta a forma como o grupo se apropria das notícias e quais ferramentas tornam possível a usabilidade e compreensão, principalmente, do material jornalístico publicado no ambiente digital.

Já a mestre Mariana Araújo, também egressa da 2ª turma do Mestrado em Indústrias Criativas, vai apresentar o artigo “Moda Pernambuco: uma plataforma de divulgação, fomento e capacitação de marcas de moda”, em co-autoria com o professor Luiz Carlos Pinto da Costa Jr.

O texto expressa o resultado de uma pesquisa de mestrado que buscou identificar demandas do mercado local de moda para a construção de uma plataforma online voltada para atender demandas dos pequenos empresários desse setor. A plataforma tem como objetivo tornar-se uma ponte entre empreendedores e seus clientes, além de referência na divulgação de tendências, consultoria técnica em marketing e branding e agenda de eventos.

Todos os trabalhos foram desenvolvidos ao longo do Mestrado em Indústrias Criativas, mostrando a proximidade do conteúdo das disciplinas com o mercado, em seus mais diferentes setores. O I Congresso Ibero-americano Interdisciplinar de Economia Criativa (CIIEC) destaca a relação entre a economia criativa e território, manifestada pela capacidade das suas atividades econômicas se constituírem em um dos motores do desenvolvimento dos territórios, ao mesmo tempo em que as especificidades territoriais tornam-se elementos determinantes para a realização das atividades produtivas da economia criativa.

Gostei.
Compartilhar
Média (0 Votos)

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Ze-Renato-Silva-Filho.png

"O Amor em Canções" invade redes em live próxima quarta (27)

Texto: Ivelise Buarque / Foto: Reprodução da Rede Social O músico pernambucano Zé Renato Silva Filho apresenta do estúdio Oráculo, situado no...

Texto: Ivelise Buarque / Foto: Reprodução da Rede Social O músico pernambucano Zé Renato Silva Filho apresenta...

Curso de extensão.jpeg

Faculdade Católica de Feira de Santana promove curso sobre pastoral afro-brasileira

Com informações do Neabi Unicap Estão abertas as inscrições do curso de extensão “Pastoral Afro-brasileira, como fazer?”, promovido pela Faculdade...

Com informações do Neabi Unicap Estão abertas as inscrições do curso de extensão “Pastoral Afro-brasileira,...

Captura de Tela 2021-01-22 às 19.31.36.png

Professores de Medicina da Unicap que atuam na linha de frente recebem 1ª dose de vacina contra...

O estado de Pernambuco iniciou, na noite da última segunda-feira (19), a vacinação contra a Covid-19, após o Ministério da Saúde distribuir as primeiras...

O estado de Pernambuco iniciou, na noite da última segunda-feira (19), a vacinação contra a Covid-19, após o...

Reunião CBS.jpg

Católica Business School e Associação Médica de Pernambuco firmam parceria

O coordenador do LLM em Direito Médico e da Saúde, Prof. Dr. Vinícius Calado, participou de ume reunião com gestores da Associação Médica de Pernambuco...

O coordenador do LLM em Direito Médico e da Saúde, Prof. Dr. Vinícius Calado, participou de ume reunião com gestores...