+ Delas: Ciência da Computação promove palestras sobre mulheres e tecnologia - Unicap

Título Notícias

+ Delas: Ciência da Computação promove palestras sobre mulheres e tecnologia

Publicado Por: Daniel França

Ao longo desta segunda-feira (20), o curso de Ciência da Computação promoveu o evento + Delas. A programação abordou a participação feminina no empreendedorismo, na ciência e na segurança a partir da tecnologia.

O Pavilhão Maker recebeu a secretária executiva da Mulher de Pernambuco Juliana Gouveia. Com experiência de quem conduziu a pasta por quatro anos em Caruaru, a gestora pública provocou reflexões sobre o conceito de segurança da mulher. Para ela, a violência contra a mulher ainda faz parte do dia a dia e precisa ser combatida permanentemente.  

“Fui professora universitária durante sete anos e dificilmente encontrei em sala de aula mulheres que não tenham sido vítimas de algum tipo de violência”. Mestra em Diretos Humanos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Juliana ressaltou avanços sociais na área.

“Ao longo do tempo a gente vem se fortalecendo e colocando na sociedade que nós não somos cidadãs de segunda classe só por sermos mulheres, mas esse é um processo que precisa ser intensificado em alguns lares”, ponderou ela reforçando que o combate à violência contra a mulher passa pela educação.

A gestora apresentou dispositivos legais como a Lei Maria da Penha que protege as mulheres das diversas formas de abuso: psicológico, patrimonial, físico. Outro abuso comum é a importunação sexual. Dados apresentados por ela revelam que o Brasil registra 52 denúncias diária desse tipo de crime. “Importunação sexual não tem desculpa, tem lei”.

Outros dados do Instituto Patrícia Galvão mostrados por Juliana indicam que uma menina ou mulher é estuprada a cada dez minutos; três mulheres são vítimas de feminicídio diariamente; e 26 mulheres sofrem agressão física por hora.

“Nós sofremos violência independentemente de onde a gente mora, do quanto a gente ganha, se tem ensino médio, mestrado ou doutorado. A mulher sofre violência indiscriminadamente. Por isso é preciso pensar a segurança em casa, na rua e no trabalho. O grande desafio é pensar as tecnologias”, disse Juliana.

E esse foi o ponto da fala da analista em Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Cíntia Buarque. Ela apresentou o desenvolvimento do App Nísia. Um aplicativo que, desde agosto de 2020, auxilia mulheres e técnicos do Tribunal que analisam o andamento e o cumprimento de medidas protetivas de mulheres com processos em andamento.

Empreendedorismo e Ciência – A noite da programação + Delas foi dedicada ao empreendedorismo e à participação feminina na Ciência. A fundadora e CEO da Mastertech, escola de pensamento digital, ágil, lógico e humano, Camila Achutti, falou (via Google Meet) sobre sua trajetória como empresária e os desafios que enfrentou até ter como clientes empresas como Google, Intel, Accenture, Itaú, Citibank, IBM e Bayer. Quem encerrou a programação foi Patrícia Takako Endo, pesquisadora líder do dotLAB Brazil, uma das sete vencedoras do Prêmio Para Mulheres na Ciência 2022.

Visualizações:
2445
Compartilhar:

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

KAROLINE - 10_anos_LS_capa.jpg

Dez anos de Laudato Si

Esta obra contribui para aprofundar a recepção da Laudato Si, fortalecendo processos de conversão pessoal e comunitária e...

Esta obra contribui para aprofundar a recepção da Laudato Si, fortalecendo processos de...

CNBB.jpg

Grupo de Análise de Conjuntura da CNBB define prioridades e metodologia para 2026

O Grupo de Análise de Conjuntura da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou, nos dias 26 e 27 de janeiro, uma reunião presencial na sede da...

O Grupo de Análise de Conjuntura da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou, nos dias 26 e 27 de...

Dissertacao_nelson_capa.jpg

Os Louvores: um estudo sobre as práticas musicais de grupos de louvor em quatro igrejas...

A temática desenvolvida nesta obra busca compreender as práticas musicais em quatro igrejas evangélicas na cidade do Recife, de...

A temática desenvolvida nesta obra busca compreender as práticas musicais em quatro igrejas...

ALUNO ESPECIAL OUVINTE (1).bmp

Mestrados e Doutorados - Alunos Especiais / Alunos Ouvintes - 2026.1

Alunos Especiais e Alunos Ouvintes     Admissão extrasseleção, para aluno especial ou aluno ouvinte e aluno vinculado a outro Programa de Pós-graduação A...

Alunos Especiais e Alunos Ouvintes     Admissão extrasseleção, para aluno especial ou aluno ouvinte e aluno...