Psicologia Clínica (PPGPSI) - Unicap
Psicologia Clínica (PPGPSI)
Missão
Produzir conhecimento científico e prático no âmbito da psicologia clínica, com vistas à formação de profissionais críticos, que criem e reproduzam seus saberes fundamentados no tripé ensino, pesquisa e extensão.
O PPGPSI enfatiza as demandas emergentes nas práticas psicológicas de prevenção e tratamento, desenvolvidas em instituições de saúde pública e privada, bem como, num espectro clínico mais específico, nos campos da educação e da saúde, voltadas para as problemáticas de natureza psicossocial da população.
Visão de Futuro
< id="docs-internal-guid-96466d38-7fff-ead1-7e96-a55d17cd31b8">O PPGPSI pauta seus trabalhos numa interação permanente com as transformações sociais e as problemáticas que produzem tensões, sofrimentos e adoecimentos psíquicos.
Suas produções científicas e práticas estão voltadas para um ensino crítico e ético, bem como para pesquisas que priorizam os dilemas psicológicos da atualidade, numa expressão de implicação com as demandas da sociedade contemporânea. O PPGPSI projeta um futuro marcado por uma posição consolidada como referência em Psicologia Clínica no Norte e Nordeste, sem negligenciar sua inserção nos contextos nacional e internacional.
Para tanto, adota como principais vetores de pesquisa: Práticas psicológicas clínicas e Demandas sociais contemporâneas; Psicanálise e Psicopatologia; Família, Interação social e Saúde; Interações Psique-Tecnologias digitais.
Objetivos
O Programa apresenta identidade própria e dinâmica, formando profissionais na área da Psicologia Clínica, atuantes no cenário científico nacional e internacional.
O Curso de Mestrado se propõe a preparar profissionais de Psicologia e áreas afins para se tornarem pesquisadores, incentivando o desenvolvimento da pesquisa, além da capacitação para o exercício das atividades de docência e extensão, com ênfase nas práticas psicológicas de prevenção e de tratamento, desenvolvidas em instituições de saúde pública e privada, bem como em outros espaços em que a clínica é demandada.
O Curso de Doutorado tem como objetivo aprofundar os conhecimentos teóricos e metodológicos obtidos no mestrado e possibilitar o desenvolvimento das habilidades necessárias para que o aluno se torne um pesquisador autônomo, além de favorecer reflexão crítica sobre as práticas psicológicas que caracterizam suas diversas linhas de pesquisa.
Dado esse contexto, o PPGPSI organiza-se numa perspectiva que trabalha a Psicologia Clínica em sua dimensão social, política, ética e cultural. Visa qualificar profissionais da psicologia e de áreas afins para o ensino, a pesquisa e a produção do conhecimento psicológico, com o intuito de torná-los pesquisadores reflexivos, formadores e disseminadores de conhecimento, incentivando o desenvolvimento da pesquisa e do ensino, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Objetivos específicos:
a) desenvolver e preparar pesquisadores, docentes e profissionais através da reflexão crítica, científica e metodologicamente orientada, no campo da psicologia clínica;
b) oferecer um espaço plural para a geração e troca de conhecimento acadêmico e científico em Psicologia Clínica nas regiões Norte e Nordeste, estimulando a interdisciplinaridade, o intercâmbio e a transferência de conhecimento com outras instituições e com a sociedade;
c) criar condições para a intervenção nas realidades regional, estadual, nacional e internacional, por meio de pesquisas que subsidiem a análise e a proposição de estratégias que permitam a qualificação dos sistemas e das práticas psicológicas no contexto das instituições família, saúde e educação.
Área de Concentração
Tratamento e prevenção psicológica.
Linhas de Pesquisa
- Família, Interação Social e Saúde
- Práticas Psicológicas Clínicas e Demandas Sociais Contemporâneas
- Psicopatologia Fundamental e Psicanálise
- Ciberpsicologia e Humanidades Digitais
Metodologia
As aulas são presenciais e são exigidos trabalhos dos alunos em forma de seminários, redação de trabalhos científicos e atividades relacionadas à elaboração da dissertação ou da tese.
A história da Psicologia no Nordeste se confunde, inicialmente, com a história do Curso de Psicologia da UNICAP. Criado em 1962, o Curso de Psicologia funcionou, primeiramente, no antigo Instituto de Psicologia, que logo se transformou no Departamento de Psicologia da UNICAP. Ao longo desses anos, novos cursos de Psicologia foram surgindo na Região, cada um se caracterizando pela tendência para uma linha teórica e/ou uma área da Psicologia, dirigindo a atenção à demanda da Região em que está inserido. A tradição do Curso de Psicologia da UNICAP tem sido a de formar psicólogos clínicos, embora também ofereça formação em outras áreas. Em geral, dois terços do nosso alunado escolhe a área de clínica para estágio obrigatório e de igual proporção é o cadastramento de psicólogos clínicos no Conselho Regional de Psicologia – 2ª. Região.
O Programa de Pós-graduação em Psicologia surgiu do interesse em desenvolver pesquisas e formar pesquisadores em clínica psicológica, consolidando esta tradição. Começou com cursos lato sensu como os de Especialização em Psicologia Clínica (na Abordagem Fenomenológica-Existencial e na Abordagem Psicanalítica) que, pela qualidade técnica e acadêmica, abriram caminho para a criação e implantação de um programa de pós-graduação stricto sensu, subsidiando as linhas de pesquisa de Práticas Psicológicas Clinicas em Instituições e Psicopatologia Fundamental e Psicanálise. Paralelamente, foi realizado um Seminário de Estudos sobre a Família, do qual participaram docentes da casa e professores convidados de outras IES, acarretando a criação da disciplina denominada “Família e Saúde” para o curso de graduação, abrindo uma área de estudos com esta especificidade.
Em 1998 foi apresentada a proposta para o Curso de Mestrado em Psicologia, aprovada pela CAPES, tendo a primeira turma iniciado em 1999, com 20 vagas na seleção. O Programa se insere na região Nordeste e Norte, recebendo alunos de diversas cidades e universidades, o que repercute na formação de uma massa crítica preparada para atender às necessidades do ensino e da pesquisa, trazendo contribuições significativas para o exercício da clínica em instituições privadas e públicas, com ênfase na prevenção e tratamento, pesquisando as diversas modalidades de práticas psicológicas em instituições.
Para atender aos objetivos do programa e contemplar as linhas de pesquisa propostas, o elenco de disciplinas está estruturado da seguinte forma:
Módulo Fundamental
Constituído de duas disciplinas (02) obrigatórias de dois (02) créditos, que são cursadas por todos os alunos do curso, contemplando o núcleo exigido pelos objetivos gerais visados pelo curso e necessários para imprimir-lhes unidade. São elas:
- Epistemologia e Psicologia (Discussão dos processos de constituição, transformação e superação do projeto epistemológico da modernidade e de como se abre hoje o campo para uma cultura pós-epistemológica na qual as questões éticas passam a ocupar uma posição decisiva).
- Pesquisa em Psicologia Clínica (Discussão das bases formais e procedimentos da pesquisa qualitativa e quantitativa em psicologia clínica).
Módulo Específico
Constituído de 02 disciplinas obrigatórias de 02 créditos, distintas para cada linha de pesquisa. Visam à construção do trabalho de pesquisa e à formação do pesquisador na sua linha de pesquisa, levando em conta as especificidades dos questionamentos, dos temas e das orientações técnicas. As disciplinas obrigatórias para alunos de uma linha são optativas para os alunos de outra linha que desejem cursá-las. São elas e suas respectivas descrições:
Disciplinas obrigatórias da linha de pesquisa Práticas psicológicas clínicas e demandas sociais contemporâneas:
- Fundamentos Filosóficos das Práticas Psicológicas: Discussão a respeito dos conceitos filosóficos que embasam as práticas Psicológicas.
- Pesquisa em Clínica Fenomenológica: Problematização das relações entre teoria e prática em Psicologia Clínica.
Disciplinas obrigatórias da linha de pesquisa Psicopatologia Fundamental e Psicanálise:
- Metapsicologia Freudiana: Discussão do estatuto metapsicológico dos conceitos psicanalíticos freudianos.
- Pesquisa em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise: Discussão das singularidades da pesquisa em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise.
Disciplinas obrigatórias da linha de pesquisa Família, Interação Social e Saúde:
- Dinâmicas Familiares e Interações Sociais: Discussão dos fundamentos teóricos que circunscrevem a família como locus de constituição da vida psíquica e social do indivíduo.
- Pesquisa em Contexto Social e Familiar: Discussão de modelos de pesquisa nos quais a família se apresenta como foco ou como fundo.
< id="docs-internal-guid-2403e253-7fff-892d-2a32-947179956e6a">
< id="docs-internal-guid-2403e253-7fff-892d-2a32-947179956e6a">Disciplinas obrigatórias da linha de pesquisa Ciberpsicologia e Humanidades Digitais
< id="docs-internal-guid-2403e253-7fff-892d-2a32-947179956e6a">- Epistemologia e paradigmas da era 4.0: apresenta embasamento teórico para compreender a evolução epistemológica da era 4.0 e redefinição de paradigmas conceituais para pensar uma humanidade digitalizada e em constante evolução.
- Metodologias de Pesquisa em Ciberpsicologia: aborda os métodos de pesquisa aplicados ao estudo da interação entre humanos e tecnologia, focando nas técnicas de coleta e análise de dados relevantes para a Ciberpsicologia.
Módulo Complementar: disciplinas eletivas de 02 créditos cada, Leituras Dirigidas e Seminários de 01 crédito cada. Incluem-se as reuniões dos laboratórios e a realização de estágio de docência (obrigatório para bolsistas e recomendado para os demais alunos). Nosso regimento prevê a possibilidade de cursar disciplinas em outros programas reconhecidos pela CAPES, com aproveitamento de créditos.
Clínica Psicanalítica I e II
Tópicos Especiais em Psicologia Clínica (temáticas direcionadas para as quatro linhas de pesquisa):
Oficina de escrita de artigo científico em Psicologia, modalidades I e II;
Aspectos Sociocognitivos e Emocionais da interação humana-digital;
Faces da Violência Digital;
Psicogerontecnologia;
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e Práticas Clínicas;
Modelação simbólica e agência humana.
Seminários de Pesquisa – reuniões de Laboratório das linhas de pesquisa.
Seminários anuais das linhas de pesquisa com convidado(s) externo(s)
Leitura Dirigida (disciplina de 15h sobre temas específicos, organizada a partir de necessidades teórico-metodológicas e de interesses de estudo comuns a docentes e discentes)
Estágio em Docência
Outras orientações: Os alunos são orientados a integrar os créditos de disciplinas ao longo do primeiro ano do curso, de modo a cumprir os 18 créditos obrigatórios, deixando o segundo ano para a pesquisa e a escrita da dissertação (6 créditos). As leituras dirigidas e os seminários são programados pelas linhas em consonância com os projetos de pesquisa. Desde 2005, no segundo semestre do Mestrado, organizamos uma jornada da qual participam os membros do colegiado e um ou dois examinadores externos, com apresentação e discussão dos projetos de pesquisa dos novos discentes. Após a jornada, os projetos são avaliados por um professor do programa encaminhados ao Comitê de Ética, caso haja necessidade e/ou envolvam pesquisas com seres humanos.
Para atender aos objetivos do Doutorado e contemplar as linhas de pesquisa propostas, o elenco de disciplinas está estruturado da seguinte forma:
Módulo Específico
Constituído de
Docentes Permanentes
- Ana Lucia Francisco | Doutorado PUC-SP (2000) | E-mail: ana.francisco@unicap.br | Lattes [+]
- Cristina Maria de Souza Brito Dias | Doutorado UNB –BR (1995) | E-mail: cristina.brito@unicap.br | Lattes [+]
- Cirlene Francisca Sales da Silva | Doutorado UNICAP (2019) | E-mail: cirlene.silva@unicap.br | Lattes [+]
- Danielle de Fátima da Cunha Cavalcanti de Siqueira Leite | Doutorado UNICAP (2016) | E-mail: danielle.leite@unicap.br | Lattes [+]
- Marcus Túlio Caldas | Doutorado Deusto – ES (1999) | E-mail: marcus_tulio@uol.com.br | Lattes [+]
- Maria Consuêlo Passos | Doutorado na PUC-SP (1991) | Pós-Doutorado Université de Paris V (2002) | E-mail: maria.passos@unicap.br | Lattes [+]
- Maria Cristina Lopes de Almeida Amazonas | Doutorado Deusto – ES (2000) | E-mail: cristina.amazonas@unicap.br | Lattes [+]
- Marisa Amorim Sampaio | Doutorado IMIP (2013) | Pós-doutorado UNICAP (2016) | E-mail: marisa.sampaio@unicap.br | Lattes [+]
- Paula Cristina Monteiro de Barros | Doutorado Universidade Católica de Pernambuco | Doctorat de Recherche en Psychopathologie et Psychanalyse da Université Paris Diderot / Paris 7 (2015) E-mail: paula.barros@unicap.br | Lattes [+]
- Suely de Melo Santana | Doutorado Universidade do Porto (2009) | E-mail: suely.santana@unicap.br | Lattes [+]
- Tailson Evangelista Mariano | Doutorado Universidade Federal da Paraíba (2020) | E-mail: tailson.mariano@unicap.br | Lattes [+]
- Véronique Donard | Doutorado Université de Paris VII (2008) | Pós-doutorado UNICAP (2014) | E-mail: veronique.donard@unicap.br | Lattes [+]
Docentes colaboradores
Carmem Lúcia Brito Tavares Barreto | Doutorado Universidade de São Paulo (2006) | E-mail: carmemluciabarreto@hotmail.com | Lattes [+]
Edilene Freire Queiroz | Doutorado Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) | E-mail: edilenefreiredequeiroz@gmail.com | Lattes [+]
Processo de Seleção do Mestrado
As vagas são destinadas a portadores de diplomas de Psicólogo, de Bacharel ou Licenciado em Psicologia, assim como portadores de outros diplomas de cursos superiores de duração plena, de áreas afins, outorgados por Instituições de Ensino Superior e reconhecidos pelo Conselho Federal de Educação, submetidos todos os candidatos a processo seletivo único. O número de vagas anual é fixado pelo colegiado do curso e divulgado no Edital de Seleção. A inscrição é feita na secretaria acadêmica da PRAC, no térreo do bloco G4 do campus da UNICAP, Rua Almeida Cunha, n°. 245, sala 003, Boa Vista, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h e das 14h30min às 17h, durante o período definido pelo Edital de Seleção, mediante preenchimento de formulário de pré-inscrição (Formulário de Inscrição) e entrega dos seguintes documentos:
- cópia RG;
- cópia do CPF;
- cópia de certidão de nascimento/casamento/divórcio;
- cópia do comprovante de serviço militar;
- cópia do histórico escolar da graduação;
- cópia do certificado de conclusão da graduação ou cópia do diploma;
- duas fotos 3×4 recentes;
- pré-projeto de pesquisa – proposta preliminar indicando na capa a linha de pesquisa pretendida;
- currículo Lattes (modelo do CNPq site www.cnpq.br – Plataforma Lattes), devendo o candidato anexar a documentação comprobatória;
- comprovante do pagamento da taxa de inscrição.
A seleção é constituída dos seguintes itens:
- Prova escrita sobre conhecimentos em Psicologia Clínica
- Análise do pré-projeto de pesquisa
- Avaliação do currículo Lattes
- Entrevista com os candidatos que obtiverem nota 7,0 (sete) na prova de conhecimento.
- Prova de língua estrangeira (francês, espanhol ou inglês) na qual será pedida uma interpretação e/ou tradução de texto. Ao candidato que não conseguir obter nota 7,0 (sete) será dada uma nova oportunidade 6 meses após o período de seleção. Caso o resultado seja negativo, o aluno não terá direito a prosseguir no Curso. Poderá submeter-se novamente à seleção com aproveitamento dos créditos obtidos.
Processo de Seleção do Doutorado
As vagas são destinadas a portadores de diploma (ou de certificado de conclusão) de Mestrado de Psicologia reconhecido pela CAPES, de graduação em Psicologia, assim como portadores de outros diplomas de cursos superiores de duração plena, de áreas afins, outorgados por Instituições de Ensino Superior e reconhecidos pelo Conselho Federal de Educação, submetidos todos os candidatos a processo seletivo único. O número de vagas anual é fixado pelo colegiado do curso e divulgado no Edital de Seleção. A inscrição é feita via e-mail na secretaria acadêmica da PRAC, no térreo do bloco G4 do campus da UNICAP, Rua Almeida Cunha, n°. 245, sala 003, Boa Vista, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h e das 14h30min às 17h, durante o período definido pelo Edital de Seleção, mediante preenchimento de formulário de pré-inscrição (Formulário de Inscrição) e entrega dos seguintes documentos:
- cópia RG;
- cópia do CPF;
- cópia de certidão de nascimento/casamento/divórcio;
- cópia do comprovante de serviço militar;
- cópia do histórico escolar da graduação e do mestrado;
- cópia do certificado de conclusão da graduação ou cópia do diploma;
- cópia do diploma ou certificado de conclusão de Mestrado reconhecido pela CAPES, ou certificado de conclusão do Mestrado, ou ainda, uma declaração de que o aluno é concluinte de Mestrado, de curso reconhecido pela Capes;
- duas fotos 3×4 recentes;
- anteprojeto de pesquisa – proposta preliminar, indicando a linha de pesquisa desejada;
- currículo Lattes (modelo do CNPq site www.cnpq.br – Plataforma Lattes), devendo o candidato anexar a documentação comprobatória;
- comprovante do pagamento da taxa de inscrição;
- declaração do exame de proficiência ou curso completo em línguas estrangeiras, para dispensa de uma das duas línguas estrangeiras exigidas, a ser analisada pela Comissão.
A seleção é constituída dos seguintes itens:
- Exame de duas línguas estrangeiras escolhidas entre: francês, inglês e espanhol, com a utilização de dicionário trazido pelo próprio candidato.
- Análise do pré-projeto de tese: na análise, serão valorizadas a relevância da investigação proposta, assim como a sua pertinência à Linha de Pesquisa, às pesquisa desenvolvidas pelo orientador proposto e às exigências acadêmicas do doutorado.
- Análise do Currículo Lattes e do Histórico Escolar do Mestrado ou equivalente. Só serão pontuados os itens do currículo que apresentarem documentação comprobatória.
- Entrevista sobre o pré-projeto de tese e Currículo Lattes, na qual o candidato deverá discutir e defender o pré-projeto apresentado com a banca examinadora.
Inscrições e Critérios de Seleção
O PPGPSI vem contribuindo para a formação e a qualificação de pesquisadores na área de Psicologia Clínica, recebendo doutores, advindos diversas instituições para realizar seu estágio pós-doutoral.
Inscrições
As inscrições para o pós-doutorado são feitas em formulário próprio. Para se inscrever, o candidato precisa apresentar:
- Cópia do diploma de doutorado em Psicologia ou áreas afins.
- Currículo Lattes atualizado (para candidatos brasileiros).
- Plano de Atividades a ser desenvolvido de acordo com a área de concentração do PPGPSI e com vínculo a uma das linhas de pesquisa do Programa. O Plano deve conter atividades de pesquisa e integração entre graduação e pós-graduação.
As linhas de pesquisa do PPGPSI e os professores orientadores podem ser conferidos na página:
Critérios de Seleção
Serão considerados, na seleção, a critério do supervisor e com a anuência do Colegiado, os seguintes critérios:
- Trajetória acadêmico-científica do pleiteante.
- Produção intelectual acumulada nos últimos cinco anos.
- Vínculo do Plano de Atividades à Área de Concentração do Programa.
Consonância da investigação proposta às linhas de pesquisa do PPGPSI.
Formulário para cadastro
> Presidente/Chanceler
Pe. Mieczyslaw Smyda, S.J.
Provincial dos Jesuítas do Brasil
> Reitor
Prof. Dr. Pe. Pedro Rubens Ferreira Oliveira, S.J.
> Vice-reitor
Prof. Dr. Pe. Delmar Araújo Cardoso, S.J.
> Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação
Profa. Dra. Valdenice José Raimundo
> Assessora da Pós-graduação
Profa. Dra. Carla Patrícia Pacheco Teixeira
> Coordenador Geral de Pesquisa
Prof. Dr. Dario Brito Rocha Júnior
>> Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica (Mestrado e Doutorado)
Profa. Dra. Paula Cristina Monteiro de Barros Telefone: 2119-4407 | E-mail: paula.barros@unicap.br
>> Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica (Mestrado e Doutorado)
Profa. Dra. Marisa Amorim Sampaio Telefone: 2119-4407 | E-mail: cmarisa.sampaio@unicap.br
Atendimento
Segunda-feira a sexta-feira das 8h às 11h e das 13h às 17h.
Local
Rua Almeida Cunha, 245. bloco G4, térreo. Boa Vista, Recife, PE. CEP: 50.050-480.
Informações
(81) 99146-6993
Email: secretariastrictosensu@unicap.br.
Legislação da Pós
- Constituição do Corpo Docente dos Programas de Pós-graduação “Stricto Sensu”
- Reconhecimento de diplomas de Pós-graduação “Stricto Sensu” – Mestrado e Doutorado obtidos em IES estrangeiras
- Regimento Geral dos cursos de Pós-graduação da Unicap
- Estágio em Docência para os alunos dos Programas de Pós-graduação “Stricto Sensu”
- Alunos Especiais e outros Programas
Documentos do Programa
Acesse o Portal de serviços da Pós-graduação
A UNICAP dispõe de recursos próprios para o Programa de Estudos e Pesquisas de Pós-Graduação e conta com o apoio das agências de fomento de Pesquisa - CNPq, CAPES, FACEPE, através de recursos destinados aos Programas Stricto Sensu.
O Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Ensino Superior - PROSUC - Vinculado à CAPES, garante a concessão de bolsas de estudo concedidas em formato de isenção das taxas e mensalidades a serem pagas à Instituição para os acadêmicos mais bem classificados no processo de seleção dos programas, com taxas e bolsas distribuídas de forma equitativa entre os Programas de Pós-graduação da UNICAP.
Processo seletivo para Bolsas e Auxílios
Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Ensino Superior (PROSUC)
A cada ano é lançado edital com as informações e procedimentos para o processo de seleção para novos(as) bolsistas da CAPES/PROSUC. Apenas para os(as) Discentes devidamente Matriculados(as) podem concorrer.
Os(as) candidatos(as) devem fazer suas inscrições, buscando o formulário, na Secretaria da Coordenação Geral de Pós-graduação.
Ao preencher o formulário, devem anexar os seguintes documentos:
- Cópia da declaração de imposto de renda ou declaração de imposto de renda da pessoa de quem é dependente ou redigir declaração informando que não declara imposto de renda e não é dependente de pessoa declarante (assinatura autenticada em Cartório);
- Declaração de regularização com a Receita Federal (regularização do CPF);
- Cópia da carteira de trabalho - capa com os dados pessoais e área dos contratos (apresentar original);
- Redigir declaração informando se possui ou não vínculos empregatícios - informar quais são os vínculos e renda mensal (assinatura autenticada em Cartório) .
Inscrições: Secretaria da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação – térreo do bloco G4.
Fone: (81) 99146-6993. Email: secretariastrictosensu@unicap.br.
O Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica realiza periodicamente seu processo de autoavaliação, visando o aperfeiçoamento contínuo de atividades acadêmicas e participação na sociedade. A autoavaliação é um processo planejado, conduzido, implementado e analisado pelo próprio programa de pós-graduação e pela Comissão Própria de Avaliação da UNICAP. A autoavaliação consiste de um mecanismo sistemático e contínuo de monitoramento da qualidade do programa, que complementa o processo de avaliação externa.
Portaria de nomeação dos membros
- Clique e acesse: Portaria
Documento norteador da autoavaliação (PROPESPI)
- Acesse aqui: Documento
Cronograma de trabalho
- Em preparação
Contato
- E-mail: ana.francisco@unicap.br
Área de Concentração
O PPGPSI tem como Área de Concentração a Psicologia Clínica, que compreende estudos relacionados à complexidade dos aspectos psíquicos e socioculturais na experiência subjetiva.
Família, Interação Social e Saúde
Congrega docentes com diferentes orientações teórico-metodológicas, e agrega doutorandos, mestrandos e graduandos de Psicologia e áreas afins. Propõe-se a investigar novas formas de parentalidade conjugalidade e filiação, bem como suas relações com os demais sistemas sociais e eventos estressores que dificultam o funcionamento humano (álcool/drogas, violência intrafamiliar, doenças e perdas). Tem apoio do LAFAM (Laboratório de Família, Interação Social e Saúde), que discute os projetos de pesquisa em andamento e promove eventos (seminários, palestras e jornadas) relacionados aos temas em investigação.
Sublinhas temáticas:
a. Envelhecimento e intergeracionalidade. Pesquisa peculiaridades que caracterizam os relacionamentos entre as gerações, para propiciar a construção de intervenções que fortaleçam esses vínculos e a solidariedade intergeracional. Responsáveis: Profa. Cristina Maria de Souza Brito Dias e Cirlene Francisca Sales da Silva.
A família, o bebê e suas relações. Estuda a família em seus primórdios, na transição para a parentalidade e a filiação, considerando as relações intersubjetivas envolvidas nessas construções, em interlocução com profissionais de saúde e educação. Responsável: Profa. Marisa Amorim Sampaio
Sublinhas temáticas
a) Processos sociocognitivos e clínica cognitivo-comportamental
Tem por objetivo investigar os processos humanos implicados nas interações interpessoais no âmbito familiar, profissional e social, a partir do referencial da Teoria Social Cognitiva (A. Bandura). Adota essa perspectiva para analisar o desenvolvimento humano e as formas de adoecimento na contemporaneidade, tais como comportamentos aditivos, depressão, entre outros. Focaliza as práticas preventivas e de tratamento cognitivo-comportamentais que contemplam a interação entre cognição, emoção e comportamento. Responsável: Profa. Suely de Melo Santana.
b) Envelhecimento e intergeracionalidade
Devido ao aumento da longevidade humana, é comum observarmos hoje diversas gerações convivendo juntas na mesma família. Ao mesmo tempo em que esse relacionamento pode ser pautado pelo apoio, cuidado e aprendizagens mútuos, pode também ser fonte de conflitos e tensões. Dessa forma, pesquisar sobre as peculiaridades que caracterizam os relacionamentos entre as gerações propicia a construção de intervenções que possam fortalecer esses vínculos e a solidariedade intergeracional. Responsáveis: Profa. Cristina Maria de Souza Brito Dias e Profa. Cirlene Francisca Sales da Silva.
c) A família, o bebê e suas relações
Estuda a família em seus primórdios, na transição para a parentalidade e a filiação, considerando as relações intersubjetivas envolvidas nessas construções, em interlocução com as situações de trabalho em contextos de saúde e educação. Responsável: Profa. Marisa Amorim Sampaio.
2. Práticas Psicológicas Clínicas e Demandas Sociais Contemporâneas
Desenvolve estudos e pesquisas acerca da ação clínica e das práticas psicológicas clínicas em contextos públicos e privados, tendo a atenção psicológica e as perspectivas ética, estética e política como seus eixos norteadores. Acolhe investigações que elegem como temas a prática psicológica nos campos da saúde pública, da assistência social, nas instituições hospitalares, nas organizações de trabalho e educacionais, entre outros, discutindo temáticas que contemplam o sofrimento humano em sua diversidade de gênero, raça, credo e posição social.
Sublinhas temáticas:
a. Fenomenologia hermenêutica: sofrimento existencial e modos de existir na atualidade. Reflete sobre as ressonâncias da fenomenologia hermenêutica, ao modo de Heidegger, para pensar a angústia e a emergência da singularidade. Busca dialogar com a ação clínica presente nas modalidades de prática psicológica em instituições de saúde. Responsáveis: Profa. Danielle Siqueira Leite.
b. Formação em psicologia e diversidade. Problematiza a formação e a ação clínica do psicólogo no acolhimento aos diversos modos de subjetivação contemporâneos, numa perspectiva pós-estruturalista. Responsável: Profa. Cristina Amazonas.
c. Desigualdade social e sofrimento. Estuda as relações entre o poder e a vontade. Responsáveis: Profs. Cristina Amazonas e Marcus Tulio Caldas.
d. Prática psicológica e atenção psicossocial. Propõe cartografar diferentes possibilidades de ação clínica na perspectiva das abordagens psicossociais e da psicossociologia clínica. Responsável: Profa. Ana Lúcia Francisco.
Docentes
1. Ana Lúcia Francisco – Doutorado na PUC/SP- BR (2000).
2. Maria Cristina Lopes de Almeida Amazonas – Doutorado em Deusto – ES (2000).
3. Danielle Siqueira Leite - Doutorado UNICAP (2019)
4. Marcus Túlio Caldas – Doutorado na Universidade de Deusto - Espanha.
Profa. colaboradora: Carmem Barreto – Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2006). Pós-doutorado em Filosofia pela Universidade de Évora (2018)
3. Psicopatologia Fundamental e Psicanálise
Estuda o psicopatológico através de um discurso intercientífico e transdisciplinar. A necessidade de resgatar os sentidos presentes no pathos (sofrimento e paixão) relativiza a noção classificatória de doenças psicopatológicas e as insere na condição humana. Assim, ao invés de ter como objeto a doença, é o sujeito que se torna o foco. Os trabalhos produzidos refletem três tendências: de cunho metapsicológico; sustentadas na clínica psicanalítica; voltadas para o campo da cultura e da arte. Há uma preocupação em manter projetos interdisciplinares que integrem a graduação e a oferta de assistência à comunidade com vistas à prevenção e promoção da saúde mental.
Sublinhas temáticas:
a. Cultura e arte: Estudos que abordam a psicogênese e a natureza de fenômenos culturais e artísticos. Responsáveis: Profa. Paula Barros.
b. Psicopatologias do corpo: Estudos que exploram as novas formas de sintomas e as manifestações psicossomáticas e seus manejos clínicos. Responsável: Profa. Edilene Freire de Queiroz.
c. Criminologia e psicopatologia: Violência e sublimação. Responsável: Profa. Véronique Donard.
d. Configurações vinculares em diferentes formações grupais: Estudos com abordagem clínica dessas formações com enfoque nas experiências intersubjetivas e contextos socioambientais. Responsáveis: Profas. Maria Consuêlo Passos e Paula Cristina Monteiro de Barros.
Docentes
1. Maria Consuêlo Passos - Doutorado em Psicologia Social PUC/SP - BR (1991).
2. Véronique Donard – Doutorado Universidade Paris-Diderot – Paris 7 (2008). Pós-doutorado UNICAP (2014).
3. Paula Cristina Monteiro de Barros - Doutorado UNICAP-Université Paris Diderot - Paris 7 (2015).
Profa. colaboradora: Edilene Freire de Queiroz – Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e Pós-doutorado pela Universidade de Aix-Marseille I (2005)
4. Ciberpsicologia e Humanidades Digitais
Concentra pesquisas sobre os impactos psíquicos e comportamentais da utilização das tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDICs) no cotidiano.
Sublinhas temáticas
1) Ciberespaço, socialização e subjetivação: Pesquisas que contemplem, de forma mais abrangente, o ciberespaço como um topos, e os diferentes modos de socialização e de subjetivação perpassados e sustentados pelo uso da internet. Responsável: Profa. Véronique Donard
2) Ferramentas digitais como mediação de processos clínicos e/ou educativos: se propõe a conceber ferramentas digitais que sirvam como mediação de processos clínicos e/ou educativos, assim como a estudar seus impactos, verificando sua utilidade em diferentes contextos. Responsáveis: Profs. Véronique Donard e Tailson Evangelista Mariano
3) Impactos neurológicos e/ou cognitivo-comportamentais do uso das TDICs: estudo dos impactos neurológicos e/ou cognitivo-comportamentais do uso das TDICs. Responsável: Profa. Suely Santana
4) Violência digital: estudo do uso do ambiente virtual para expressões misóginas, homofóbicas, racistas, pornografia infantil, predação sexual, estelionatos, ciberbullying e qualquer outra forma de agressão, discriminação e incitação à violência. Responsável: Prof. Tailson Evangelista Mariano
Docentes
1. Suely de Melo Santana– Doutorado na Universidade do Porto- Portugal (2009).
2. Tailson Evangelista Mariano – Doutorado na UFPB (2020).
3. Véronique Donard – Doutorado Universidade Paris-Diderot – Paris 7 (2008). Po´s-doutorado UNICAP (2014).
Linha I: Família, interação social e saúde
- Cristina Maria de Souza Brito Dias | Doutorado UNB –BR (1995) | E-mail: cristina.brito@unicap.br | Lattes [+]
- Marisa Amorim Sampaio Cunha | Doutorado no IMIP (2013) | Pós-doutorado na UNICAP (2016) | E-mail: marisa.sampaio@unicap.br | Lattes [+]
- Suely de Melo Santana | Doutorado na Universidade do Porto (2009) | E-mail: suely.santana@unicap.br | Lattes [+]
- Cirlene Francisca Sales da Silva | E-mail: cirlene.silva@unicap.br | Lattes [+]
Professor colaborador
- Marcus Túlio Caldas | Doutorado em Deusto – ES (1999) | E-mail: marcus.tulio@unicap.br | Lattes [+]
Linha II: Práticas psicológicas clínicas e demandas sociais contemporâneas
- Ana Lucia Francisco | Doutorado na PUC-SP (2000) | E-mail: ana.francisco@unicap.br | Lattes [+]
- Danielle de Fátima da Cunha Cavalcanti de Siqueira Leite | Doutorado UNICAP (2016) | E-mail: danielle.leite@unicap.br | Lattes [+]
- Maria Cristina Lopes de Almeida Amazonas | Doutorado em Deusto – ES (2000) | E-mail: cristina.amazonas@unicap.br | Lattes [+]
Linha III: Psicopatologia fundamental e psicanálise
- Maria Consuêlo Passos | Doutorado na PUC-SP (1991) | Pós-Doutorado Université de Paris V (2002) | E-mail: maria.passos@unicap.br | Lattes [+]
- Veronique Donard | Doutorado na Université de Paris VII (2008) | Pós-doutorado na UNICAP (2014) | E-mail: veronique.donard@unicap.br | Lattes [+]
- Paula Cristina Monteiro de Barros | Doutorado Universidade Católica de Pernambuco | Doctorat de Recherche en Psychopathologie et Psychanalyse da Université Paris Diderot / Paris 7 (2015) E-mail: paula.barros@unicap.br | Lattes [+]
Professores colaboradores
Carmem Lúcia Brito Tavares Barreto | Doutorado Universidade de São Paulo (2006) | E-mail: carmemluciabarreto@hotmail.com | Lattes [+]
Edilene Freire Queiroz | Doutorado Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) | E-mail: edilenefreiredequeiroz@gmail.com | Lattes [+]
Linha IV: Ciberpsicologia e Humanidades Digitais
1. Suely de Melo Santana | Doutorado Universidade do Porto (2009) | E-mail: suely.santana@unicap.br | Lattes [+]
2. Tailson Evangelista Mariano | Doutorado na UFPB (2020) | E-mail: tailson.mariano@unicap.br | Lattes [+]
3. Véronique Donard | Doutorado Université de Paris VII (2008) | Pós-doutorado UNICAP (2014) | E-mail: veronique.donard@unicap.br | Lattes [+]
Os laboratórios realizam reuniões quinzenais, abertas a alunos graduandos, mestrandos, doutorandos e demais pesquisadores que se reúnem para apresentarem e debaterem o desenvolvimento de suas teses, dissertações, pesquisas e experiências clínicas.
Laboratório de Fenomenologia Existencial e Psicossocial – LACLIFEP
Coordenação: Profª. Drª. Carmem Lucia Brito Tavares Barreto
O Laboratório de Fenomenologia Existencial e Psicossocial (LACLIFEP) originou-se do antigo Laboratório de Orientação Humanística da UNICAP, criado em 1998, quando do projeto para criação do Mestrado em Psicologia Clínica, implantado em 1999. O Laboratório surgiu da necessidade de criar, na Universidade Católica de Pernambuco, um espaço voltado para o desenvolvimento de estudos e pesquisas em Psicologia Clínica numa perspectiva Fenomenológica Existencial, vinculado à linha de pesquisa de “Práticas Psicológicas Clínicas e Demandas Sociais Contemporâneas”.
O LACLIFEP visa ampliar a contribuição da Psicologia Fenomenológica Existencial na constituição de modalidades de prática psicológica, bem como refletir a contribuição da Fenomenologia Social e da Psicossociologia Clínica para a compreensão do sofrimento humano na contemporaneidade com propostas de intervenção. Tal ação é efetivada através da oferta de disciplinas e estagio supervisionado nos cursos de Graduação de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica, além do desenvolvimento de Iniciação Científica, produção de pesquisa em cursos (lato sensu e stricto sensu) com publicações de trabalhos e pesquisas na área e organização de eventos científicos. Pretende, ainda, estimular estudos e buscar recursos que possibilitem contribuições para as atividades de pesquisa e projetos de extensão com a participação de psicólogos e alunos da graduação e da pós-graduação. Está vinculado ao GT-35/ANPEPP – Práticas Psicológicas em Instituições: Atenção, Desconstrução e Invenção e mantém interlocução com diversas instituições: Laboratório de Estudos em Fenomenologia Existencial e Prática em Psicologia da USP-LEFE; Programa de Pós-Graduação da PUC-SP e UERJ; Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial do Rio de Janeiro- IFEN; e Daseinsanalyse de São Paulo.
Vinculado a esta linha de pesquisa, o Laboratório de Psicologia Clinica Fenomenológica Existencial – LACLIFE – por sua expansão e amplitude de temáticas estudadas, também foi renomeado e, em consonância com seu processo de consolidação, passa a ser designado, a partir de 2018 como Laboratório de Clínica Fenomenológica Existencial e Psicossocial – LACLIFEP.
Objetivos
- Possibilitar, através de discussões sistemáticas, a reflexão crítica, teórica e metodológica, da prática psicológica e o intercambio de experiências.
- Estudar e desenvolver possibilidades de intervenção clínica em diferentes contextos institucionais e situacionais, a partir de uma perspectiva fenomenológica-existencial e de uma abordagem psicossocial.
- Investigar possibilidades de compreensão do que se denomina de crise e sofrimento no contexto da contemporaneidade.
Laboratório de Família, Interação Social e Saúde - LAFAM
Coordenação: Profª. Drª. Marisa Amorim Sampaio Cunha
O LAFAM reúne pesquisadores que se preocupam com o universo familiar em um contexto de transformações e suas relações com os demais sistemas sociais e filosóficos. Promove eventos diversos (seminários, jornadas, palestras) e dá suporte às pesquisas em desenvolvimento. Contribui para firmar a linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica, profícua em temas que atendem aos desafios enfrentados pela família e a sociedade atual.
Laboratório de Psicopatologia Fundamental e Psicanálise
Coordenadora: Profª. Drª. Edilene Freire de Queiroz
O Laboratório de Psicopatologia Fundamental e Psicanálise, criado em 1998, se propõe a ser um locus para reunir pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, tendo como objetivo desenvolver pesquisas no âmbito da Psicopatologia Fundamental e da Psicanálise. Como espaço vivo de labor e de interlocuções abriga pesquisadores e alunos.
O Laboratório de Psicopatologia Fundamental e Psicanálise trabalha com as seguintes temáticas: 1) Cultura e Arte, com estudos que abordem a psicogênese e natureza de fenômenos culturais e artísticos; 2) Criminologia e Psicopatologia, com investigações que explorem as questões da crueldade, da violência e da possibilidade de sublimação destas tendências; 3) Psicopatologias do Corpo, com estudos que considerem as novas formas de sintomas e as manifestações psicossomáticas e seus manejos clínicos; 4) Configurações Vinculares em diferentes formações grupais, abordagem clínica dessas formações, com ênfase em famílias adotivas, enfoque de experiências intersubjetivas em contextos socioambientais que expressam o mal-estar contemporâneo; 5) Subjetividade e Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, considerando o ciberespaço e suas expressões como campo de investigação.
Está ligado ao Departamento de Psicologia e em especial à Clínica de Psicologia e ao Programa de Pós Graduação em Psicologia Clínica através da linha de pesquisa Psicopatologia Fundamental e Psicanálise.
Mantém intercâmbios com: Espaço Psicanalítico-PB; Programas de Pós-Graduação-UFPE; Centre D’étude des Processus Psychiques de L’Université Denis Diderot-Paris 7; Lab. multi-site Recherche en Psychopathologie, noveaux symptôme et lieu social- Univ. Catholique de l’Ouest – Anger. Lab de Psicopatologia Fundamental: PUC-SP, UNICAMP e UNIFOR. Ele dá suporte à linha de pesquisa com o mesmo nome.
Laboratório de Ciberpsicologia e Humanidades Digitais
Coordenadora: Profa. Dra. Véronique Donard
O LABORATÓRIO DE CIBERPSICOLOGIA, dedica-se a investigação dos impactos psíquicos e comportamentais da utilização das Novas Tecnologias no cotidiano,
federando pesquisas de PIBIC, mestrado e doutorado, gerando produtos técnicos, tais como elaboração de softwares para as áreas de saúde e educação, ou ações preventivas, educativas e/ou terapêuticas, por meio de projetos de extensão, ligados à saúde coletiva e à prevenção da violência digital.
A metodologia e os referenciais teóricos do Laboratório seguem o modelo integrativo, articulando entre si as diferentes orientações teóricas da psicologia, e interdisciplinar, dialogando com outras ciências. O Laboratório propõe assim mesmo a realização de projetos de extensão, ligados à saúde coletiva e à prevenção da violência digital.
O Laboratório e o Observatório terão visibilidade por meio de um canal Youtube e outras redes
sociais, que ofertarão a difusão de vídeos educativos, assim como eventos, entrevistas e encontros semanais.
- FORMULÁRIO PADRÃO para SUBMISSÃO de PROJETO DE PESQUISA (Modificado em 12/01/2021)
- Modelo de CARTA DE ACEITE do LOCAL onde a pesquisa será realizada (Papel timbrado)
- Modelo de CARTA DE ANUÊNCIA (dos MEMBROS DA EQUIPE, exceto o coordenador do projeto)
- Modelo de TERMO DE ADESÃO A EXERCÍCIO DE SERVIÇO VOLUNTÁRIO (pesquisador SEM VINCULO com a UNICAP)
- Roteiro e Orientação para ELABORAÇÃO de RELATÓRIO CIENTÍFICO FINAL de PROJETO DE PESQUISA
- Roteiro para AVALIAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA de RELATÓRIO FINAL de PROJETO DE PESQUISA
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
[+] Clique e acesse as Teses e Dissertações em Psicologia Clínica
Biblioteca Digital da Produção Docente
Biblioteca Digital de Dissertações de outros Programas
[+] Clique e acesse as Dissertações de outros Programas
Biblioteca Central da Unicap
Devido a Pandemia do COVID-19 a Secretaria dos Cursos "Stricto Sensu" está adotando novos critérios para o recebimento da versão final das Dissertações e Tese.
- Orientações Gerais (Clicar aqui)
- Atualização de Cadastro (Clicar aqui)
- Termo de Autorização para Biblioteca (Clicar aqui)
- Solicitação de Diploma (Clicar aqui)
- Portaria - Entrega das Dissertações e Teses (Clicar aqui)
Serviço de Atenção ao Idoso(a) - SAI
O Serviço de Atenção ao Idoso(a) (SAI), coordenado pela professora Cirlene Francisca Sales da Silva, caracteriza-se como um Projeto de extensão do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica, que visa a inserção social. É um serviço prestado à comunidade, mais especificamente, às pessoas que tem a partir de sessenta anos de idade, objetivando contribuir para saúde psicoemocional dessa população. Ele é realizado na Clínica de Psicologia Manoel de Freitas Limeira (UNICAP) por psicólogos voluntários. Foi implantado em 2018 e oferece as seguintes modalidades de atendimento:
- Psicoterapia individual
- Psicoterapia Grupal
- Estimulação Cognitiva
- Palestras
- Cursos de extensão.
Serviço de Intervenção Cognitivo-Comportamental (SICC)
O Serviço de Intervenção Cognitivo-Comportamental (SICC), coordenado pela professora Suely de Melo Santana, caracteriza-se como um Projeto de Extensão do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), implantado em 2019, e tem por finalidade oferecer às Comunidades acadêmica e externa vários serviços de apoio psicoemocional, distribuídos em 7 (sete) subprojetos: relaxamento para a comunidade; atendimento individual para estudantes de psicologia; grupo de apoio estudantil de psi para psi; pré-natal psicológico; roda de conversa e encontro com especialistas.
O Serviço de Intervenção Cognitivo-Comportamental (SICC) oferece:
- atenção individual e/ou coletiva às pessoas que se encontram em sofrimento psicoemocional;
- atividades de prevenção e promoção em saúde mental, pautadas nos princípios da Terapia Cognitivo-Comportamental;
- capacitação dos profissionais e alunos internos e externos ao SICC.
Clínica-Escola de Psicologia da UNICAP
Primeira do Nordeste, foi criada em 1962, atendendo a determinação contida no art. 16, da lei nº 4.119 de 27/08/62, do Conselho Federal de Educação, para possibilitar a formação profissional dos alunos do Curso de Psicologia que iniciavam sua prática clínica. Desenvolve atendimentos psicológicos e psiquiátricos para a comunidade em geral. Nesse mesmo espaço são desenvolvidas pesquisas da graduação e da pós-graduação, conforme as necessidades do próprio serviço e os projetos delineados nas linhas de pesquisa. Atividades/Serviços e Projetos Desenvolvidos: Plantão Psicológico, Psicodiagnóstico Interventivo, Clínica da Infância, Clínica da adolescência, Clínica para Adultos e Idosos, Atenção ao Estudante Universitário e aos encaminhados pelo Núcleo de Apoio ao Discente, Serviço de Psiquiatria, e Sofia – O Serviço de Orientação à Filiação Adotiva.
Serviço de Orientação à Filiação Adotiva – SOFIA
Este Serviço se propõe a prestar assistência à comunidade, desenvolvendo um trabalho permanente de Acompanhamento Psicológico a pais adotivos e candidatos a adoção, visando refletir sobre o desejo de ter filhos. Tal serviço caracteriza-se como campo de estágio para alunos do Curso de Graduação em Psicologia e de pesquisas para alunos de pós-graduação. Conta com um site para ampliar e facilitar as consultas e divulgações de serviços e eventos: www.unicap.br/sofia. As atividades do ano de 2017 contaram com a participação de onze alunos, entre graduação e pós-graduação. Outro fruto desse projeto, é o trabalho de pós-doutorado da aluna Amanda Marques Duque, “Crianças também falam sobre adoção. Um estudo interventivo sobre a circulação de palavras sobre adoção nas casas de acolhimento”. Coordenação: Profa. Edilene Freire Queiroz.
Prevenção contra a violência digital (entre pares e no namoro) e contra a ciberpredação sexual no Estado de Pernambuco
Extensão que realiza ações preventivas e intervenções junto a pais/responsáveis, educadores e adolescentes. Tem-se voltado à elaboração de materiais preventivos/informativos relacionados às violências (ciberbullying, ciberpedofilia e demais violências digitais) e realiza ações preventivas em escolas do Recife e Região Metropolitana. Visa fomentar a parceria com a Secretaria de Defesa Social e seus órgãos correspondentes (Polícia Civil e Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de PE). Coordenação: Profa. Véronique Donard.
Cátedra Francisco Brennand de Paradigmas Psicossociais e Culturais
Trata-se de cátedra multidisciplinar de pesquisas Francisco Brennand de paradigmas psicossociais e culturais, uma iniciativa conjunta do Consulado Francês no Recife e da Universidade Católica de Pernambuco. Foi criada em fevereiro de 2014 através de convênio estabelecido entre ambas as partes. Está destinada a favorecer o desenvolvimento da cultura através de pesquisas multidisciplinares sobre a obra do grande artista pernambucano, ao mesmo tempo, em que tal obra servirá de paradigma para o desenvolvimento de pesquisas sobre temas relevantes como a origem, o arcaico, a sexualidade e o sagrado. Coordenação: Profas. Veronique Donard e Edilene Queiroz.
Com o intuito de formar e atualizar, sistematicamente, massa crítica docente e discente, o Programa de Psicologia Clínica conta com a participação de docentes de outras instituições de ensino superior para seminários semestrais, composição de bancas de defesa pública de dissertação e tese, além de promover atividades de ensino, pesquisa e extensão em colaboração com outras instituições nacionais e estrangeiras.
Algumas parcerias com instituições nacionais
- Universidade Católica de Salvador (UCSal)
- Espaço de Psicanálise de João Pessoa (EPSI)
- Círculo Psicanalítico de Pernambuco (CPP)
- Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
- Hospital Miguel Arraes (Governo de Pernambuco)
- Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP)
- Universidade de São Paulo - Campus Ribeirão Preto e São Paulo (Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise)
- Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS-RS)
- Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
- Setor de Adoção da 2a Vara da Infância e da Juventude do Estado de Pernambuco
- Consulado Francês no Recife
- Associação de Terapias Cognitivas, em Pernambuco (ATC/PE)
- Conselho Regional de Psicologia - Pernambuco
- Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana (IBPW)
- Faculdade Meridional (IMED, Campus Passo Fundo, RS)
- CLAVES/ENSP/FIOCRUZ-RJ
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Últimos produtos
- Como resultado de algumas dessas parcerias, em 2017, o aluno Tiago Iwasawa Neves desenvolveu atividades acadêmicas, como parte do Programa de Doutorado Sanduíche no Brasil na Universidade de São Paulo, sob orientação da Profa. Edilene Queiroz (UNICAP) e co-orientação do Prof. Dr. Christian Ingo Lenz Dunker, do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP.
- No ano de 2017, duas alunas do mestrado conseguiram junto à FACEPE, bolsa para mobilidade discente:
Aluna: Helga Costa Carvalho Rodrigues. Tema: “Conjugalidade e Dinheiro: Quando um mais um pode não resultar em dois”. Orientadora interna: Profª. Drª Cristina Maria de Souza Brito Dias (UNICAP). Orientadora da mobilidade: Profª. Drª Cláudia Mara Bosatto Cenci (Núcleo de Estudos e Intervenções com Família da Faculdade Meridional – IMED, RS).
Aluna: Thais Afonso Andrade. Tema: “(Des) vinculações afetivas: as relações amorosas do adolescente com histórico de violência intrafamiliar”. Orientadora interna: Profª. Drª Albenise de Oliveira Lima (UNICAP). Orientadoras da mobilidade: Prof.ª Dr.ª Kathie Njaine e Prof.ª Dr.ª Queiti Batista Moreira Oliveira (CLAVES/ENSP/FIOCRUZ-RJ).
Convênios consolidados
- Universidade Paris Diderot
- Université Catholique de l’Ouest-Angers
- Université de Rennes
- Universidade de Paris 8 - Vincennes- Saint Denis
- Instituto de Psicologia da Universidade Católica de Paris (École de Psychologues Praticiens – ICP)
- Universidade de Évora
- Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
- Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa
Doutorado em co-tutlela
Como fruto do Convênio com a Universidade Católica de Ouest-Angers, foi desenvolvido, em 2017, doutorado em co-tutlela de Sheila Speck, sobre “Enfants rendus: l’autre face de l’adoption. Une étude sur le phénomène de dévolution» envolvendo Université Catholique de l’Ouest-Angerws e Université de Rennes. Orientando da Profa. Dra. Edilene Queiroz.
Em decorrência do intercâmbio com a Universidade de Paris 8 - Vincennes- Saint Denis, foi assinada, em dezembro de 2017, uma Co-tutela de Tese do aluno Richardson Diego Paz, orientando da Profa. Dra. Maria Cristina Lopes de Almeida Amazonas, sob a supervisão, naquela instituição, do Dr. Eric Fassin. Este procedimento visa desenvolver a cooperação científica entre as equipes de pesquisa franco-portuguêsa, favorecendo a mobilidade de outros doutorados e futuros projetos de pesquisa em rede.
Outra co-tutela com a Université Paris Diderot / Paris 7 (Doctorat de Recherche en Psychopathologie et Psychanalyse) foi desenvolvida por Paula Cristina Monteiro de Barros, em 2015, que atualmente é docente do Programa.
Professor Associado
- Patrick Martin-Mattera (Université Catholique d'Angers - UCO, França).
Docentes Permanentes
- Ana Lucia Francisco | Lattes [+]
- Cristina Maria de Souza Brito Dias | Lattes [+]
- Cirlene Francisca Sales da Silva | Lattes [+]
- Danielle de Fátima da Cunha Cavalcanti de Siqueira Leite | Lattes [+]
- Marcus Túlio Caldas | Lattes [+]
- Maria Consuêlo Passos | Lattes [+]
- Maria Cristina Lopes de Almeida Amazonas | Lattes [+]
- Marisa Amorim Sampaio Cunha | Lattes [+]
- Paula Cristina Monteiro de Barros | Lattes [+]
- Suely de Melo Santana | Lattes [+]
- Véronique Donard | Lattes [+]
Docentes colaboradores
Carmem Lúcia Brito Tavares Barreto | Doutorado Universidade de São Paulo (2006) | E-mail: carmemluciabarreto@hotmail.com | Lattes [+]
Edilene Freire Queiroz | Doutorado Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) | E-mail: edilenefreiredequeiroz@gmail.com | Lattes [+]
Mestrado
· Amanda Pereira Cavalcanti | · Ana Claúdia Oliveira de Lima Souza |
· Alexsandra Marcela Ferreira Lins de Souza | · Alisson de Meneses Pontes |
· Ana Paula Galdino de Oliveira | · Ana Priscila da Silva Ferraz |
· Ayanne Priscilla Alves Sobral | · Bruna Fernandes de Barros Lucena |
· Caio Cesar da Paz Santos | · Cassia Brito de Oliveira |
· Eder Galiza Cirilo | · Elaine Aparecida de Lima |
· Érika Gomes dos Anjos Paes Barreto | · Eva Maria Lins Silva |
· Flávia Cavalcanti Barreto | · Flávia Lima Barreto de Souza |
· Itamar Souza de Lima Júnior | · Jéssica Caroline de Moraes Veríssimo |
· Jhérsyka Evelin Mendes Lins | · Laura Valença Arruda |
· Leonilson Fernandes de Andrade | · Luísa de Marilak de Souza Terto |
· Maria Cristina Maia de Oliveira Fernandes | · Maria do Carmo de Farias Andrade |
· Maria Eduarda Portela Ferreira da Costa | · Marina Cunha Barreto de Oliveira |
· Marina Diniz Luna do Nascimento | · Marilia Nóbrega da Silva |
· Mateus Souto Maior Barros | · Milton Bezerra de Lima |
· Paulo José Barroso de Aguiar Pessoa | · Priscila Brennand de Carvalho Fernandes |
· Quétsia Rosane da Silva Santos | · Raissa Inojosa Rego Barros Correia |
· Rafaela dos Santos Silva | · Raqueline Lacortt Carvalho |
· Rhayssa Cavalcanti de Barros Felipe | · Rosana Rodrigues da Silva |
· Silvia Maria Emerenciano de Melo | · Simone Matos Lacerda Leite |
· Thayse Késsya Oliveira de Almeida | · Virginia Lucia Costa Neves |
Doutorado
· Adelaide Suely de Oliveira | · Andrea Almeida Campos |
· Adriano de Souza Barros | · Andréa Cristina Tavelin Biselli |
· Bruno Gilberto de Melo e Silva | · Bruno Robson de Carvalho |
· Catarina Irene Rodrigues Dias | · Cecilio Argolo |
· Cirlene Francisca S. da Silva | · Claudia Danielle Barros Leite |
· Claudia Fonseca Lima | · Cynthia Marden Torres |
· Dorcas Luisa Barreto Gominho | · Edgley Duarte de Lima |
· Everton Fabrício Calado | · Denise Boff |
· Diego da Silva Paz | · Francisco Francinete Leite Junior |
· Ítala Daniele da Silva | · Janaína Andrade Tenório |
· Júlia Santos Silva | · Juliana Fonsêca de Almeida Gama |
· Karine Andrade Torres | · Karla Fabiana Menezes |
· Lilia Simões Barbosa Figueiredo | · Luciene de Melo Paz |
· Luiz Felipe Oliveira de Andrade | · Maria Augusta Soares de Oliveira Ferreira |
· Maria Conceição Costa | · Maria das Graças Diniz |
· Maria de Lourdes Cordeiro de Araújo Bezerra | · Marcelino Jorge da Silva Lira |
· Margarida Maria Florêncio Dantas | · Martha Lúcia de Azevedo Pimenteira |
· Nara Cristina Macedo de Figueiredo | · Noemi Jessica Macêdo Santos Noca |
· Pauleska Asevedo Nóbrega | · Paulo de Tarso Monteiro A. Melo |
· Rafaela Botelho Cursino | · Rafaela da Mota Paixão França |
· Renata Lopes Arcoverde | · Ramon Silva Silveira da Fonseca |
· Raquel Lima Pedrosa | · Rebeka de Paula Gomes da Silva |
· Sandra Carla Pereira de Lima França | · Sérgio Gonçalves Ferreira |
· Severino Ramos Lima de Souza | · Sarah Xavier Peixoto de Vasconcelos |
· Sheila Speeck | · Silvana Maria de Macedo Uchoa |
· Thaís Afonso | · Thálita Cavalcanti Menezes da Silva |
· Vládya Tatyane Pereira de Lira | · Waleska de Carvalho Marroquim Medeiros |
· Ubiracelma Carneiro da Cunha | · Zirlana Menezes Teixeira |
Egressos Mestrado |
|
18ª Turma – 2016
|
17ª Turma – 2015
|
16ª Turma – 2014
|
15ª Turma – 2013
|
14ª Turma – 2012
|
13ª Turma – 2011
|
12ª Turma – 2010
|
11ª Turma – 2009
|
10ª Turma – 2008
|
9ª Turma – 2007
|
8ª Turma – 2006
|
7ª Turma – 2005
|
6ª Turma – 2004
|
5ª Turma – 2003
|
4ª Turma – 2002
|
3ª Turma – 2001
|
2ª Turma – 2000
|
1ª Turma – 1999
|
</tbody
>
Egressos Doutorado |
|
6ª Turma – 2014
|
5ª Turma – 2013
|
4ª Turma – 2012
|
3ª Turma – 2011
|
2ª Turma – 2010
|
1ª turma – 2009
|
Secretaria
- Cleyton Romulo Lopes da Silva
- Danielle Mendes de Oliveira França
- Eliene Fabrício de Moraes Sarmento
- Isabela Cristina do Monte Nunes
- Karla Cristina Nóbrega de Menezes
- Sérgio de Araújo Wanderley
Alunos Especiais e Alunos Ouvintes
Admissão extrasseleção, para aluno especial ou aluno ouvinte e aluno vinculado a outro Programa de Pós-graduação
A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, no uso de suas atribuições, e de acordo com o Regimento da Pós-graduação Stricto Sensu, no que concerne à Regulamentação de matrícula de alunos da Pós-graduação, estabelece:
Aluno vinculado a outro Programa de Pós-graduação
Aluno Vinculado é aquele efetivamente matriculado em Curso de Mestrado/Doutorado em Instituição de Ensino Superior, aprovado pela CAPES, que deseje cursar disciplina em um Programa de Mestrado/Doutorado da UNICAP, observando:
- o nº de Alunos Vinculados por disciplina é decisão da Coordenação da Pós-graduação Stricto Sensu, ouvido o Coordenador do Programa em questão,
- o aluno deverá apresentar no ato da inscrição, cópia autenticada da RG, CPF, Certificado de Conclusão da Graduação ou Diploma, do Histórico da Graduação e Currículo comprovado, sem necessidade de autenticação;
- o aluno deverá preencher o requerimento padrão oferecido na secretaria da Pós-graduação;
- o aluno deverá pagar por cada disciplina, a ser cursada, a taxa no valor definido pela Pró-reitoria.
Aluno especial e Aluno ouvinte
Aluno Especial ou Aluno Ouvinte é aquele aluno que não está vinculado a nenhum Programa de Mestrado/Doutorado e deseja cursar disciplinas em um Programa de Mestrado/Doutorado da UNICAP, observando:
- o n° de Alunos Especiais é decisão da Coordenação Geral de Pós-graduação, ouvido o Coordenador do Programa em questão;
- o aluno deverá apresentar, no ato da inscrição, cópia autenticada da RG, CPF. Certificado de Conclusão da Graduação ou Diploma, do Histórico da Graduação e Currículo comprovado, sem necessidade de autenticação;
- o aluno deverá preencher o requerimento padrão oferecido na secretaria da Pós-graduação:
- o aluno deverá pagar, por cada disciplina a ser cursada, a taxa no valor definido pela Pró-reitoria.
Obs.: O Aluno Especial poderá aproveitar, nos Programas de Pós-graduação da UNICAP, os créditos cursados na disciplina, desde que até o prazo de 5 anos, levando em conta a quantidade de créditos que o Programa aceita dentro desta modalidade (geralmente são 8 créditos). O Aluno Ouvinte não poderá aproveitar a disciplina cursada para compor créditos nos Programas de Pós-graduação.
Inscrições:
A documentação solicitada e do requerimento devem ser enviados para o e-mail: secretariastrictosensu@unicap.br, no período de 14/07/2025 a 08/08/2025.
Requerimentos:
- Aluno Especial (Clicar aqui)
- Aluno Ouvinte (Clicar aqui)
Valor por disciplina:
- Valor por disciplina (Clicar aqui)
Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h
Local
Rua Almeida Cunha, 245. bloco G4, térreo
Boa Vista, Recife/PE.
CEP: 50.050-480
> Fone (também Whatsapp)
(81) 99146-6993
Email
secretariastrictosensu@unicap.br
Processo seletivo Mestrado 2025.2
Processo seletivo Doutorado 2025.2
O processo seletivo para o PPGPSI - Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da UNICAP - será realizado de acordo com as regras fixadas no Edital vigente.
O processo seletivo para o PPGPSI - Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da UNICAP - será realizado de acordo com as regras fixadas no Edital vigente.
Os resultados serão divulgados seguindo as datas estipuladas no cronograma do Edital de Seleção de 2025.2.
MESTRADO
Homologação das Inscrições (Clicar aqui)
Candidatos Aptos e Prova de Língua Estrangeira (Clicar aqui)
Resultado das Provas de Língua Estrangeira (Clicar aqui)
- Horários das Entrevistas. (Clicar aqui)
Resultado Seleção 2025.2. (Clicar aqui)
DOUTORADO
Homologação das Inscrições (Clicar aqui)
Candidatos Aptos e Prova de Língua Estrangeira (Clicar aqui)
Resultado das Provas de Língua Estrangeira e Dispensados - 1ª Língua. (Clicar aqui)
- Horários das Entrevistas. (Clicar aqui)
Resultado Seleção 2025.2. (Clicar aqui)
De 06 a 08/08/2025 o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu irá realizar o processo para a Matrícula de 2025.2.
- As matrículas serão realizadas através do Portal do Aluno da Pòs-graduação (Clicar aqui)
- Requerimento para Solicitações (Clicar aqui)
Obs.1.: Para regularização de alguma pendência (acadêmica ou financeira), deverá ser preenchido o Requerimento para Solicitações e encaminhar para o e-mail da Secretaria Stricto Sensu.
Obs.2.: Orientação de matrícula: Em breve será divulgado.
Informações: secretariastrictosensu@unicap.br / (81) 2119.4369 (de 9h às 20h)
Mestrado
- Edital 2024 (Clicar aqui)
- Edital 2023 (Clicar aqui)
- Edital 2022 (Clicar aqui)
- Edital 2021 (Clicar aqui)
Doutorado
- Edital 2024 (Clicar aqui)
- Edital 2023 (Clicar aqui)
- Edital 2022 (Clicar aqui)
- Edital 2021 (Clicar aqui)