Filosofia (PPGFIL) - Unicap
Filosofia (PPGFIL)
O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco (PPGFIL – UNICAP) apresenta-se como um espaço acadêmico destinado a atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre temas e problemas da Filosofia. Trata-se, na verdade, de um mestrado acadêmico que tem como principal objetivo fornecer um ambiente de problematização, discussão, aprofundamento e produção de conhecimento e formação científica em Filosofia e de sua relação com áreas afins.
Para tanto, o PPGFIL - UNICAP pretende unir as especificidade que caracterizam o saber filosófico, por um lado, com a enorme diversidade de conteúdos e campos do saber humano em geral, por outro, visando fomentar e enfatiza a interdisciplinaridade do conhecimento especializado, e formar pesquisadores e professores capazes de protagonizar uma reflexão mais profunda e precisa das temáticas que qualificam a área de concentração do programa.
No cumprimento dessa sua proposta, o PPGFIL – UNICAP não só promove como também solidifica cada vez mais a prática da pesquisa acadêmica em Filosofia na UNICAP, uma vez que mobilizará um conjunto de fatores que proporcionarão o fortalecimento das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, sobretudo através da realização de eventos científicos, da criação e consolidação de grupos de estudo e de pesquisa, e da paulatina, mas progressiva, iniciativa de internacionalização do Programa.
Área de concentração
A área de concentração do PPGFIL, intitulada “Filosofia, Ética e Linguagem”, compreende, por meio da articulação de contribuições das diversas áreas filosóficas e através de ações interdisciplinares, dois campos específicos de investigação: (1) o estudo do agir ético, do comportamento moral e da sua relação com os valores que permeiam a existência humana, e (2) os principais desdobramentos filosóficos da linguagem e da práticas humanas a elas associadas. Nomeadamente, as linhas de pesquisa desta área englobam estudos relacionados aos diversos aspecto e elementos que caracterizam e fundamentam o entendimento filosófico dos seres humanos como agentes linguísticos e éticos, sobretudo os temas clássicos que caracterizam cada um desses campos do saber humano. Nesse sentido, o programa prevê disciplinas que priorizam solidificar e fomentar a compreensão dos principais conceitos que permeiam as questões envolvidas nesses profícuos campos filosóficos.
O currículo do Mestrado Acadêmico em Filosofia abrange um conjunto de disciplinas e atividades ou trabalhos orientados, que deverão integralizar 27 (vinte e sete) créditos.
A integralização curricular far-se-á pela computação de créditos relativos a disciplinas e outras atividades curriculares nas quais o aluno obtiver aprovação. A unidade de crédito corresponde a 15 (quinze) horas de aulas teóricas e/ou trabalhos práticos. As disciplinas integrantes do currículo serão classificadas como disciplinas obrigatórias e disciplinas optativas.
O Mestrado será integralizado no prazo máximo de 24 meses (equivalente a quatro semestres), e deverá se realizar do seguinte modo:
- 18 créditos em disciplinas (sendo 02 obrigatórias e 04 optativas);
- 06 créditos em trabalho de elaboração da dissertação; e
- 03 créditos em atividades supervisionadas, produção científica, de acordo com os seguintes critérios:
a) Integram 3 créditos: Publicação em periódicos Qualis B1-B2.
b) Integram 2 créditos: Publicação de livro (texto integral) ou capítulo de livro.
c) Integra 1 crédito: Publicação de Trabalho completo em anais;
d) Integra 0,5 crédito: Apresentação de Trabalho em evento da área e/ou publicação de resumo em anais.
Coordenadora
Profa. Dra. Eleonoura Enoque da Silva | Lattes | E-mail
Professores Permanentes
Prof. Dr. Danilo Vaz-Curado Ribeiro de Menezes Costa | Lattes | E-mail
Prof. Dr. Delmar Araujo Cardoso | Lattes | E-mail
Profa. Dra. Eleonoura Enoque da Silva | Lattes | E-mail
Prof. Dr. Ermano Rodrigues do Nascimento | Lattes | E-mail
Prof. Dr. José Marcos Gomes de Luna | Lattes | E-mail
Prof. Dr. José Tadeu Batista de Souza | Lattes | E-mail
Prof. Dr. Karl-Heinz Efken | Lattes | E-mail
Prof. Dr. Nilo Ribeiro Júnior | Lattes | E-mail
> Presidente/Chanceler
Pe. Mieczyslaw Smyda, S.J.
Provincial dos Jesuítas do Brasil
> Reitor
Prof. Dr. Pe. Pedro Rubens Ferreira Oliveira, S.J.
> Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação
Profa. Dra. Valdenice José Raimundo
> Coordenadora de Pós-graduação
Profa. Dra. Carla Patrícia Pacheco Teixeira
> Coordenador Geral de Pesquisa
Profa. Dra. Marina de Lima Neves Barros
>Coordenadora do PPGFIL
Profa. Dra. Eleonoura Enoque da Silva
Email: secretariastrictosensu@unicap.br.
E-mail: eleonoura.silva@unicap.br
Bloco G4, 8º andar, sala 803.
Secretaria Stricto Sensu (mestrado e doutorado)
Rua Almeida Cunha, 245.
Bloco G4, térreo.
Boa Vista, Recife-PE.
CEP: 50.050-480. Tel. (81) 99146-6993 | 2119-4368 | Email: secretariastrictosensu@unicap.br.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, de 8h às 21h
Legislação da Pós
- Constituição do Corpo Docente dos Programas de Pós-graduação “Stricto Sensu”
- Reconhecimento de diplomas de Pós-graduação “Stricto Sensu” – Mestrado e Doutorado obtidos em IES estrangeiras
- Regimento Geral dos cursos de Pós-graduação da Unicap
- Estágio em Docência para os alunos dos Programas de Pós-graduação “Stricto Sensu”
- Alunos Especiais e outros Programas
Documentos do Programa
O Programa de Pós-graduação em Filosofia realiza periodicamente seu processo de autoavaliação, visando o aperfeiçoamento contínuo de atividades acadêmicas e participação na sociedade. A autoavaliação consiste de um mecanismo sistemático e contínuo de monitoramento da qualidade do programa, que complementa o processo de avaliação externa.
- Manual de Autoavaliação da PROPESPI (Clicar aqui)
A Pesquisa realizada no PPGFIL, na Área de Concentração Filosofia, Ética e Linguagem, está desdobrada em duas linhas de pesquisa: 1) Ética, Fundamentos Morais e Valores Humanos; 2) Linguagem, Sentido e Ação, como descritas abaixo.
Linha de Pesquisa 1 – Ética, Fundamentos Morais e Valores Humanos
Em sintonia com a tradição humanista da UNICAP, e mantendo como ponto norteador para o diálogo e discernimento na pesquisa a valorização e dignidade da pessoa humana em sua totalidade, a presente linha de pesquisa visa promover a investigação e a reflexão de conceitos e temas fundamentais da ética, da ação e dos valores morais que caracterizam a existência humana, apresentados e discutidos na tradição filosófica. Para tanto, pretende-se acentuar o exame crítico de temas consagrados nos estudos da ética, a saber, pressupostos filosóficos e metodológicos da fundamentação do discurso ético e dos valores morais, dimensões filosóficas da relação entre a liberdade, responsabilidade e a ação moral, a questão da significação antropológica da autonomia, heteronomia e alteridade no campo moral, e o discurso e análise crítica da formação da consciência ética e do sujeito moral.
Linha de Pesquisa 2 – Linguagem, Sentido e Ação
A presente Linha de Pesquisa se propõe ao estudo e investigação de conceitos e temas fundamentais do fenômeno humano da linguagem e dos seus desdobramentos no agir e fazer humanos, tal como esses são apresentados e discutidos sobretudo, mas não exclusivamente, a partir da tradição filosófica resultante da virada linguístico-pragmática. Pretende, pois, investigar as diversas correntes filosóficas que tratam do sentido e da significação linguística em sua interface com a existência e ações humanas, tratando de problemas relacionados tanto ao âmbito sintático-semântico quanto ao âmbito pragmático da filosofia da linguagem.
Normas, Máximas e Ação
Normas, máximas e ação tem por objetivo fundamental a pesquisa científica acerca da natureza da ação humana e coloca-se como problema fundamental a explicitação da racionalidade que lhe é subjacente. Para a resposta a tal questão coloca-se um tríplice percurso: é a ação humana será pesquisada como sendo (i) uma faculdade dos sujeitos agentes, (ii) como uma atividade dos sujeitos agentes, e, por fim, (iii) quais as condições de estruturação da ação humana. O presente Grupo de pesquisa científica, adota o estudo da filosofia numa perspectiva aporética e analítica, pois põe-se como problemas questões para as quais deverá elaborar através da problematização das questões e das possíveis soluções o esclarecimento conceitual. De modo a realizar a pesquisa científica o projeto se desenvolverá mediante um eixo vetor, a tematização filosófica da racionalidade da ação humana a partir da linguagem e do discurso, mediante três eixos comunicantes: (i) o ético [é a ação uma faculdade], o antropológico [é a ação uma atividade] e o epistemológico [é a ação portadora de uma estrutura epistêmica própria?]. Normas, máximas e ação, ora proposto, divide-se em três eixos, exatamente porque reconhece e assume a ação humana como um problema filosófico complexo, não redutível a uma análise de tipo temático-monológica..
Situação do grupo: Certificado
Ano de formação: 2010
Data da Situação: 16/12/2014 23:38
Líder(es) do grupo:
Danilo Vaz Curado Ribeiro de Menezes Costa e Ricardo Pinho Souto
Integrantes:
- Danilo Vaz Curado Ribeiro de Menezes Costa
- Ricardo Pinho Souto
- André Holanda de Oliveira
- EFKEN, KARL-HEINZ
- José Pinheiro Pertille
- Bartolomeu Leite da Silva.
Ética e Linguagem na Filosofia Contemporânea
O grupo de pesquisa é composto de pesquisadores que encontram no pensamento filosófico contemporâneo inspiração e motivação para suas pesquisas articuladas em torno de problemas ligados à Ética da alteridade e à linguagem. O grupo promove cursos e seminários para professores e alunos da UNICAP e de outras IES. Publica seus trabalhos em revistas especializadas e participa de eventos regionais, nacionais e internacionais.
Situação do grupo: Certificado
Ano de formação: 2008
Data da Situação: 22/08/2013 11:16
Líder(es) do grupo:
Ricardo Pinho Souto e José Tadeu Batista de Souza
Integrantes:
- André Luiz Holanda de Oliveira
- Antonio Carlos de Oliveira Santos
- Danilo Vaz Curado Ribeiro de Menezes Costa
- Flávia Tavares da Costa Ramos
- Gerson Francisco de Arruda Júnior
- Hélio Pereira Lima
- João Evangelista Tude de Melo Neto
- José Marcos Gomes de Luna
- José Tadeu Batista de Souza
- Karl Heinz Efken
- Manoel Carlos Uchôa de Oliveira
- Pedro Rubens Ferreira Oliveira
- Ricardo Pinho Souto
- Stefano Gonçalves Regis Toscano
Linha de Pesquisa 1: Ética, Fundamentos Morais e Valores Humanos
A ética da Análise Crítica do Discurso
Descrição
A presente pesquisa trata-se de um desdobramento do projeto guarda-chuva Normas, Máximas e Ação - FASE II. Tem como objetivo compreender a dimensão ética inerente à Análise Crítica do Discurso, quando assume o propósito explícito de contribuir para uma mudança social específica em favor dos grupos dominados. Para tanto, procura reconstruir o processo histórico de sua elaboração, relacionar as suas principais correntes e pressupostos metodológico-epistemológicos e compreender sua dimensão ética como elemento constitutivo da crítica social. A suposição de que os estudos em torno da Análise Crítica do Discurso e seus diferentes modos de uso, não dão a devida atenção às implicações éticas inerentes a sua proposta de crítica e mudança social, motiva a investigação e se traduz na tentativa de resgatar tal potencialidade e disponibilizá-la para um empoderamento da própria proposta de análise. A pesquisa é de caráter exploratório-descritivo, qualitativo e se constitui como pesquisa bibliográfica, tendo como corpus a ser considerado as obras dos principais analistas de discurso, assim como a produção acadêmica em torno da Análise Crítica do Discurso.
Integrantes
- Karl Heinz Efken (Coordenador)
- Ricardo Pinho Souto
- Antônio Carlos de Oliveira Santos
- Ermano Rodrigues do Nascimento
- Danilo Vaz Curado Ribeiro de Menezes Costa
- André Luiz Holanda de Oliveira
- Eleonoura Enoque da Silva
- Martha Solange Perrusi.
O uso de dilemas morais nos estudos sobre o desenvolvimento da consciência moral: dos fundamentos teóricos às aplicações em contextos educacionais
Descrição
O presente projeto tem como objetivo investigar o uso de dilemas morais em duas direções: i) como recurso destinado à compreensão do fenômeno da construção da consciência moral e ii) como recurso voltado a promover o desenvolvimento moral em contexto educacional. O campo do desenvolvimento do julgamento moral é relativamente novo. Seu marco inaugural se dá com as postulações de Piaget na primeira metade do século XX. Em suas pesquisas pioneiras, Piaget se valeu do recurso de apresentação e discussão de dilemas morais. O uso metodológico de dilemas morais tornou-se paradigmático no campo investigado. Constatando a relevância do uso de dilemas morais na área, o atual projeto visa compreender o papel que tal recurso assume nos diversos paradigmas instaurados. Busca-se com a investigação contribuir para questões como as relações entre linguagem e pensamento, problemas como o uso de dilemas morais hipotéticos ou dilemas reais como recurso promotor eficiente para construção da consciência moral. Busca-se ainda contribuir para o campo da educação moral, na medida em que se pondera o impacto que o discurso argumentativo tem nos processos da construção da consciência moral e da educação moral.
Integrante
Ricardo Pinho Souto
A filosofia moral de David Hume
Descrição
David Hume ainda é pouco estudado nas universidades brasileiras e é, em geral, compreendido como um filósofo de passagem preparando o terreno para outros autores. Porém, uma apreciação mais cuidadosa da sua filosofia revela a sua originalidade e a importância do seu pensamento para a Modernidade. No que diz respeito ao problema da Moral, Hume antecipa diversas questões decisivas para o fenômeno, em certo sentido, recente, da secularização da moral. Com esta pesquisa, espera-se contribuir para aprofundar a compreensão da filosofia moral de Hume, encontrando possíveis caminhos de reflexão e diálogo.
Integrantes
- André Luiz Holanda de Oliveira (Coordenador)
- Ricardo Alves da Cunha Filho
- Murillo Telles de Menezes Neto.
Questões de Bioética Hoje: Aspectos Antropológicos
Descrição
Pesquisar sobre questões de bioética hoje: temos como objetivo analisar a partir dos questionamentos antropológicos sobre o homem diante dos desafios constantes sociais, políticos, econômicos e culturais que a realidade atual apresenta. Diante disso, cabe-nos refletir também sobre a consciência crítica, cidadã e democrática do homem como um cidadão do mundo. As carências e dependências criadas pelo homem no contexto atual, a nível psicológico, social e cultural têm refletido e interferido bastante na compreensão da individualidade humana, levando-o a sérios desajustes pessoais. O homem se torna uma grande caixa de surpresas. Portanto, é nesse contexto que analisaremos a dimensão bioética a partir dos modelos antropológicos que viabilizam um entendimento sobre o desdobramento ético, antropológico do homem hoje. Daí a importância da reflexão bioética, ética e antropológica como possiblidade direta de análise pela sua abrangência na perspectiva de uma nova visão ética dos diversos discursos contemporâneos em defesa da vida e de sua dignidade.
Integrante
Ermano Rodrigues do Nascimento
A Significação Antropológica da Alteridade em Levinas
Descrição
A pesquisa tem por objetivo investigar a significação antropológica da alteridade no pensamento de Emmanuel Levinas. Toma-se como ponto de partida a sua análise crítica feita ao pensamento ocidental por ter assumido o primado ontológico e o logos que visa o saber como fontes únicas de inteligibilidade e instância última de sentido. O pensamento constituído como poder englobante reduziu toda possível alteridade ao mesmo da identidade do pensar e do ser. Levinas propõe o humano enquanto ser capaz de relações éticas respeitosas da alteridade do outro, como o primeiro inteligível e origem do sentido. Procedendo a leitura crítico-reflexiva, analisando textos, interpretando hermeneuticamente proposições e conceitos, tenta-se expressar num texto escrito a compreensão da significação antropológica da alteridade em Levinas.
Integrante
José Tadeu Batista de Souza
Linha de Pesquisa 2: Linguagem, Sentido e Ação
Normas, Máximas e Ação
Descrição
O Projeto de Pesquisa APQ-0132-7.01/14 - FACEPE - O projeto Normas, máximas e ação tem por objetivo fundamental a pesquisa científica acerca da natureza da ação humana e coloca-se como problema fundamental a explicitação da racionalidade que lhe é subjacente. Para a resposta a tal questão coloca-se um tríplice percurso: é a ação humana será pesquisada como sendo (i) uma faculdade dos sujeitos agentes, (ii) como uma atividade dos sujeitos agentes, e, por fim, (iii) quais as condições de estruturação da ação humana. O presente projeto de pesquisa científica, adota o estudo da filosofia numa perspectiva aporética e analítica, pois põe-se como problemas questões para as quais deverá elaborar através da problematização das questões e das possíveis soluções o esclarecimento conceitual. De modo a realizar a pesquisa científica o projeto se desenvolverá mediante um eixo vetor, a tematização filosófica da racionalidade da ação humana a partir da linguagem e do discurso, mediante três eixos comunicantes: (i) o ético [é a ação uma faculdade], o antropológico [é a ação uma atividade] e o epistemológico [é a ação portadora de uma estrutura epistêmica própria?]. O projeto de pesquisa científica, ora proposto, divide-se em três eixos, exatamente porque reconhece e assume a ação humana como um problema filosófico complexo, não redutível a uma análise de tipo temático-monológica.
Integrantes
- Danilo Vaz Curado Ribeiro de Menezes Costa (Coordenador)
- Anilton Santos do Nascimento
- Joao Paulo Da Silva Brito
- Joao Wilson De Souza
- Matheus Karlyson Brito Moreira de Barros
- Ermano Rodrigues do Nascimento
- Ricardo Pinho Souto
- Andre Luiz Holanda de Oliveira
- Jose Pinheiro Pertille
- Bartolomeu Leite da Silva
Retórica e Argumentação: reflexões teóricas e práticas
Descrição
O objetivo da pesquisa é realizar uma sistematização dos trabalhos de oficinas feitos por estudantes da UNICAP, no período entre 2010 e 2017. Essas oficinas foram organizadas e elaboradas com a finalidade de capacitar os alunos na teoria e na prática da retórica. Ao longo desses oito anos, a cada ano tivemos temas diversos tais como política, educação, direito, história, filosofia, literatura, cinema e artes. Para organizar esse material, serão adotados critérios para escolha dos trabalhos, segundo os temas abordados a cada ano. Vale ressaltar que os trabalhos de cada oficina e de cada grupo são inéditos e originais, uma vez que as experiências, as vivências, as práticas e os resultados de análise e interpretação foram construídos e elaborados pelos próprios alunos.
Integrantes
- Eleonoura Enoque da Silva (Coordenador)
- Martha Solange Perrusi
- Arthur José da Silva
- Bruno de Souza Chaves Bezerra
- Wilker da Silva Leite Cruz
- Martha Kaercher
- Patrick Mendes Afonso
- Italo Rafael França Rio Tinto Silva
Pensar, Falar e Agir
Descrição
O presente projeto de pesquisa multidisciplinar tem por finalidade estabelecer uma articulação teórico-prática a partir de temas e problemas inter-relacionados de três das principais áreas da filosofia, a saber, a Epistemologia, a Linguagem e a Ética. Pretende, pois, ser desenvolvido a partir de três eixos temáticos, articulando em cada um deles duas das três áreas filosóficas acima indicadas, através de um elemento vetor, que é próprio do fazer filosofia, a saber, a análise de conceitos e a aplicação prática deles na resolução de problemas teórico-práticos. Seu ponto de partida é o pressuposto segundo o qual a Linguagem, a Ética e a Epistemologia passaram a ser concebidas, sobretudo a partir da virada linguística, como sendo disciplinas intimamente relacionadas. Nesse caso, o projeto se delineia na seguinte perspectiva: Pensar, que é o aspecto do projeto que indaga acerca de como se constituem os fundamentos e métodos da investigação filosófica propriamente dita; Falar, que é o eixo do projeto que almeja tematizar as questões da gramática, sintaxe e semântica que serão aplicadas nessa investigação; e Agir, que sobretudo é o aspecto do projeto que considera e coloca as questões relativas às ações morais humanas, tanto na esfera privada como na esfera pública, e como, a partir dos dois vetores anteriores, podemos ser capazes de propor respostas satisfatórias a tais questões.
Integrantes
- Gerson Francisco de Arruda Júnior (Coordenador)
- Danilo Vaz-Curado Ribeiro de Menezes Costa
- José Marcos Gomes de Luna
Epistemologia e Linguagem: a busca de fundamentação do conhecimento e da linguagem no período contemporâneo
Descrição
Esta pesquisa terá como objetivo central investigar os fundamentos filosóficos do pensar e do falar, bem como, suas relações de dependência e independências no período contemporâneo. Para atingir seu alvo, ela procura analisar as convergências e divergências das teorias da referência direta e indireta e, igualmente, o esforço da filosofia contemporânea pela busca de uma fundamentação do conhecimento e da linguagem. Ao final, ela almeja atingir uma visão de conjunto da produção filosófica contemporânea nos campos da epistemologia e da filosofia da linguagem, bem como, difundir os avanços e os desafios que continuam a impulsionar o fazer filosófico atual.
Integrantes
- José Marcos Gomes de Luna (Coordenador)
- Gerson Francisco de Arruda Júnior
Linha de Pesquisa 1
Prof. Dr. André Luiz Holanda de Oliveira | Lattes | E-mail
Prof. Dr. Delmar Araujo Cardoso | Lattes | E-mail
Prof. Dr. Ermano Rodrigues do Nascimento | Lattes | E-mail
Prof. Dr. José Tadeu Batista de Souza | Lattes | E-mail
Prof. Dr. Karl-Heinz Efken | Lattes | E-mail
Prof. Dr. Ricardo Pinho Souto | Lattes | E-mail
Linha de Pesquisa 2
Prof. Dr. Danilo Vaz-Curado Ribeiro de Menezes Costa | Lattes | E-mail
Profa. Dra. Eleonoura Enoque da Silva | Lattes | E-mail
Prof. Dr. Gerson Francisco de Arruda Júnior | Lattes | E-mail
Prof. Dr. José Marcos Gomes de Luna | Lattes | E-mail
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações de outros PPGs da Unicap
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações por Áreas do CNPq
[+] Clique e acesse Teses e Dissertações por áreas
Biblioteca Central da Unicap
Devido a Pandemia do COVID-19 a Secretaria dos Cursos "Stricto Sensu" está adotando novos critérios para o recebimento da versão final das Dissertações.
- Orientações Gerais (Clicar aqui)
- Atualização de Cadastro (Clicar aqui)
- Termo de Autorização para Biblioteca (Clicar aqui)
- Solicitação de Diploma (Clicar aqui)
- Portaria - Entrega das Dissertações e Teses (Clicar aqui)
Ensino de Filosofia e sua História – EAD
Objetivos
Geral
Proporcionar uma reflexão crítica sobre o ensino de filosofia desde uma perspectiva histórica.
Específicos
- Apresentar uma visão ampla das grandes fases do desenvolvimento do ensino de Filosofia;
- Questionar sobre as origens das condições objetivas que proporcionaram as bases da nossa formação filosófico padagógica;
- Perceber que há uma vinculação entre política, educação e filosofia.
Professores
José Marcos Gomes de Luna (Coordenador)
Diogo Villas Bôas Aguiar (Professor)
Carga horária: 30 horas
Período de realização: 14/10/2019 a 22/11/2019
Local: Ambiente virtual de aprendizagem (AVA)
UFPB, UFRGS e UNESP/Marília
Este consiste num convênio entre as instituições mencionadas para o cumprimento do projeto financiado pelo FACEPE, intitulado Normas, Máximas e Ação. A parceria conjunta é feita entre a UNICAP, por merio do Prof. Dr. Danilo Vaz-Curado, a UFPB, através do prof. Dr. Bartolomeu Leite, da UFRGS, através do Prof. Dr. José Pinheiro Pertille, e da UNESP/Marília, por meio do prof. José Geraldo aparecido Novelli. O Prof. Danilo Vaz-Curado da UNICAP participa ainda de Grupo de Pesquisa “Núcleo de Estudos hegelianos” vinculado à UFRGS, sob a liderança do Prof. José Pinheiro Pertille, e de projeto de Pesquisa junto a UNESP/Marília intitulado “A compreensão da pobreza na Filosofia do Direito de G.W.F. Hegel”, com solicitação de fomento ao CNPQ.
PUCRS
O professor Danilo Vaz-Curado R M Costa participa de grupos de pesquisa na PUCRS, tendo sido coorientador de dissertação de mestrado, e é vice-líder num projeto de pesquisa da PUCRS junto ao CNPQ intitulado “Filosofia e Interdisciplinariedade”.
Universidade de Buenos Aires (Instituto Gino Germani)/Argentina
Convênio de intercâmbio e colaboração entre os Prof Miguel Angel Rossi e o Prof. Danilo Vaz-Curado R. M. Costa, com envolvimento no projeto de pesquisa Norma, Máxima e Ação, foram desenvolvidas diversas atividades, dentre elas a participação do Prof. Danilo Vaz-Curado R. M. Costa como professor visitante no Instituto Gino Germani, e a do Prof. Miguel Angel Rossi como palestrante em evento promovido pelo curso de filosofia da UNICAP e como professor visitante no Curso de Filosofia.
Hochschule für Philosophie München/Alemanha
Através da parceria capitaneada entre o Prof. Karl-Heinz Efken e o Prof. Georg Sans SJ, há projeto de colaboração mútua entre as Universidade homólogas (Jesuítas) de Recife (UNICAP) e Munique (Hochschule für Philosophie), que resultou em duas missões de trabalho do Prof. Georg Sans SJ ao departamento de Filosofia.
Universidad del Salvador/UBA (ambas da Argentina)
Red de estudio de teoría política sobre democracia y populismo en América Latina. Trata-se de convênio com uma rede de estudos e pesquisa coordenada pela Dra. Graciela Ferrás, da Universidad del Salvador, com financiamento do CONICET. Os representantes dessas redes pela UNICAP são os Profs. Drs. Danilo Vaz-Curado, André Holanda, Karl Heinz Efken.
Colóquio de Ética e Filosofia Política: 200 anos da Filosofia do Direito de Hegel
Dia: 11/05/2021
Tarde
Noite
Dia: 12/05/2021
Tarde
Noite
Dia: 13/05/2021
Tarde
Noite
1. Ciclo de Palestras – Abertura do Mestrado
Organizadores
Prof. Dr. Danilo Vaz-Curado (UNICAP)
Prof. Dr. Gerson Arruda (UNICAP)
Prof. Dr. José Marcos (UNICAP)
Prof. Dr. Karl Heinz-Efken (UNICAP)
Descrição
De 20 de agosto de 2020 a 18 de setembro de 2020, foi realizado o Ciclo de Palestras de Abertura do Mestrado em Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco. O evento foi planejado e realizado pelo colegiado do PPGFIL. O evento consistiu de sete palestras, realizadas em semanas consecutivas (2 a cada semana), sempre às quintas e sextas-feiras, em horário indicado pelos próprios palestrantes. Todas as palestras foram gravadas (com o consentimento dos palestrantes), e estão disponibilizadas aqui na nossa página virtual. O evento contou com a participação de professores e alunos do PPGFIL, alunos da gradação em filosofia e de outras graduações da UNICAP, e também de professores e alunos de outras IES.
Acesso
Dia 20/08 – 14h
Tema: “Pensar outramente a ética: dos imprevistos da história à sabedoria do rosto”
Palestrante: Prof. Dr. Nilo Ribeiro (FAJE)
Moderador: Prof. Dr. Karl Heinz Efken (UNICAP)
Link:
https://drive.google.com/file/d/1ENqPoaHjTtGVT_Uy0U13EpyRLvBMCsc_/view?usp=sharing
Dia 21/08 – 14h
Tema: “O lugar da noção de ‘banalidade do mal’ na filosofia moral”
Palestrante: Prof. Dr. Adriano Correia Silva (UFG)
Moderador: Prof. Dr. José Marcos (UNICAP)
Link: https://drive.google.com/file/d/1SVm1BHAfhA6TsxI1-Dn8ecN6eB1d9IsS/view?usp=sharing
Dia 28/08 – 17h
Tema: “Teorias da Justiça: desafios atuais”
Palestrante: Prof. Dr. Elton Vitoriano Ribeiro (FAJE)
Moderador: Prof. Dr. Delmar Cardoso (UNICAP)
Link: https://drive.google.com/file/d/1Qgi7X73YCV2t8n5lMvkFLgmFr3kpSaXH/view?usp=sharing
Dia 03/09 – 14h
Tema: “Linguagem e Sentido em Eric Weil”
Palestrante: Prof. Dr. Evanildo Costeski (UFC)
Moderadora: Prof. Dr. José Tadeu (UNICAP)
Link: https://drive.google.com/file/d/1kupkJI3T-daTIe9qB15cuWf6oNjy5ocu/view?usp=sharing
Dia 11/09 – 14h
Tema: “Ação Humana e Linguagem: Uma Abordagem Hegeliana Hoje”
Palestrante: Prof. Dr. Diogo Ferrer (Universidade de Coimbra)
Moderadores: Prof. Dr. Ermano Rodrigues do Nascimento (UNICAP)
Prof. Dr. Danilo Vaz-Curado (UNICAP)
Link: https://drive.google.com/file/d/1ZSRDbCHOqbinI8v6IyX1AJc10uBnF9E3/view?usp=sharing
Dia 17/09 – 14h
Tema: “Por que Frege escolheu a palavra ‘Bedeutung’ no artigo Sinn und Bedeutung?”
Palestrante: Prof. Dr. Fernando Raul (UFPE)
Moderadores: Prof. Dr. André Holanda (UNICAP)
Prof. Dr. Ricardo Pinho (UNICAP)
Link: https://drive.google.com/drive/folders/1WRNRV-43WGWSX2OGr2G-uKdVVBapp8kv
Dia 18/09 – 14h
Tema: “Linguagem e descomunicação em tempos de pós-verdade”
Palestrante: Prof. Dr. Betto Leite da Silva (UFPB)
Moderador: Profa. Dra. Eleonoura Enoque (UNICAP)
Link: https://drive.google.com/file/d/1C2N9-7X7byCEroLqiZvdn5_A2S0ztwfq/view?usp=sharing
2. Abertura do Semestre - PPGFIL
Organizadores
Prof. Dr. Gerson Arruda (UNICAP)
Prof. Dr. Karl Heinz-Efken (UNICAP)
Descrição
O evento consiste numa palestra realizada no início de cada semestre, e simboliza o início das atividades do PPGFIL no referido semestre.
Semestre 2021.1
Dia: 15/03/2021
Tema: “Teoria Crítica como Filosofia Primeira”.
Palestrante: Prof. Dr. Nythamar de Oliveira (Professor da PUCRS).
Moderador: Prof. Karl Heinz-Efken (UNICAP)
Link:
3. Fórum Aberto
Organizadores
Prof. Dr. Danilo Vaz-Curado (UNICAP)
Profa. Dra. Eleonoura Enoque (UNICAP)
Prof. Dr. Gerson Arruda (UNICAP)
Prof. Dr. José Marcos (UNICAP)
Descrição
O evento consiste em palestras promovidas pelas Linhas de Pesquisas do PPGFIL. O objetivo do evento é instituir um espaço de discussão e aprofundamento dos temas e problemas filosóficos investigados pelos projetos e Linhas de pesquisas do PPGFIL da UNICAP.
JUNHO
Dia: 02/06/2021
Tema: “Linguagem e Sentido em Nietzsche”
Palestrante: Prof. Dr. Adilson Felício Feiler (Professor do PPGFIL/Unisinos)
MAIO
Dia: 18/05/2021
Tema: “Ação e Laço Social”
Palestrante: Prof. Miguel Angel Rossi (Professor da UBA/Inst. Gino Germani)
Dia: 07/05/2021
Tema: “A liberdade humana e a liberdade dos animais em Luis de Molina (1535-1600): uma revisão da questão”
Palestrante: Prof. Dr. João Rebelde (Professor e Pesquisador da Universidade do Porto/Portugal.
ABRIL
Dia: 23/04/2021
Tema: “Filosofia Aristotélica da Linguagem”
Palestrante: Prof. Dr. Fausto dos Santos Amaral Filho (Universidade Tuiuti do Paraná)
MARÇO
Dia: 19/03/2021
Tema: “Linguagem, Lógica e a Natureza da Matemática”.
Palestrante: Prof. Dr. Ruy Queiroz (Professor da Universidade Federal de Pernambuco)
Moderadores e Mediadores:
Prof. Dr. Danilo Vaz-Curado (UNICAP)
Profa. Dra. Eleonoura Enoque (UNICAP)
Prof. Dr. Gerson Arruda (UNICAP)
Prof. Dr. José Marcos (UNICAP)
Prof. Dr. Fernando Raul (Professor da Universidade Federal de Pernambuco)
Link:
Agosto/2022
Dia: 20/08/2021, às 09h
Evento: Fórum Aberto
Tema: “Teorias da consciência e a questão da racionalidade”
Palestrante: Prof. Tarik de Atahyde Prata (UFPE)
Mediadores: Prof. Danilo Vaz-Curado (UNICAP), Profa. Eleonoura Enoque (UNICAP), Prof. Gerson Arruda (UNICAP), Prof. José Marcos (UNICAP)
Link: https://www.youtube.com/watch?v=Xs2sza1QyVA&t=7100s
Dia: 27/08/2021, às 09h
Evento: Fórum Aberto
Tema: “Populismo y liberalismo em la teoria de la hegemonia de Ernesto Laclau”
Palestrante: Prof. Ricardo (UBA)
Mediadores: Prof. Danilo Vaz-Curado (UNICAP), Profa. Eleonoura Enoque (UNICAP), Prof. Gerson Arruda (UNICAP), Prof. José Marcos (UNICAP)
Link: https://www.youtube.com/watch?v=wgT13uaI-WI
Setembro/2022
Dia: 24/09/2021, às 09h
Evento: Fórum Aberto
Tema: “Dialética e dialeteismo: Hegel e a defesa do mentiroso”
Palestrante: Profa. Michela Bourdignon (UFABC)
Mediadores: Prof. Danilo Vaz-Curado (UNICAP), Profa. Eleonoura Enoque (UNICAP), Prof. Gerson Arruda (UNICAP), Prof. José Marcos (UNICAP)
Link: https://www.youtube.com/watch?v=0sqQeSs3wyw
Outubro/2022
Dia: 08/10/2021, às 09h
Evento: Fórum Aberto
Tema: “Por uma teoria da ação: leituras de Charles Taylor, John Mcdowell e Robert Pippin”
Palestrante: Prof. Tomas Farcik (UEL)
Mediadores: Prof. Danilo Vaz-Curado (UNICAP), Profa. Eleonoura Enoque (UNICAP), Prof. Gerson Arruda (UNICAP), Prof. José Marcos (UNICAP).
Link: https://www.youtube.com/watch?v=D6HGCbwfdaY
Dia: 22/10/2021, às 09h
Evento: Fórum Aberto
Tema: “Linguagem e vida ética em Hegel”
Palestrante: Prof. Esteban Mizrahi (Universidad Nacional de La Matanza)
Mediadores: Prof. Danilo Vaz-Curado (UNICAP), Profa. Eleonoura Enoque (UNICAP), Prof. Gerson Arruda (UNICAP), Prof. José Marcos (UNICAP)
Novembro/2022
Dia: 12/11/2021, às 09h
Evento: Fórum Aberto
Tema: “a combinar”
Palestrante: Prof. Juliano do Carmo (UFPEL)
Mediadores: Prof. Danilo Vaz-Curado (UNICAP), Profa. Eleonoura Enoque (UNICAP), Prof. Gerson Arruda (UNICAP), Prof. José Marcos (UNICAP)
Link: https://www.youtube.com/watch?v=1DfD010ByUo
Dia: 26/11/2021, às 09h
Evento: Fórum Aberto
Tema: “a combinar”
Palestrante: Prof. Manoel (UFPEL)
Mediadores: Prof. Danilo Vaz-Curado (UNICAP), Profa. Eleonoura Enoque (UNICAP), Prof. Gerson Arruda (UNICAP), Prof. José Marcos (UNICAP)
Link: https://www.youtube.com/watch?v=YMP3f_WGhkk
Colóquio: Linguagem, Sentido e Ação
Fórum Aberto
Evento: Fórum Aberto
Tema: “Filosofia Aristotélica da Linguagem”.
Data e horário: 23/04/2021, às 09h.
Palestrante: Prof. Dr. Fausto dos Santos Amaral Filho (Universidade Tuiuti do Paraná)
Ao vivo: www.youtube.com/unicapvideo
Contato: E-mail: ppgfil@unicap.br
Realização: PPGFIL/UNICAP
Evento: Fórum Aberto
Tema: “Ação e Laço Social”.
Data e horário: 18/05/2021, às 09h.
Palestrante: Prof. Miguel Angel Rossi (Professor da UBA/Inst. Gino Germani)
Ao vivo: www.youtube.com/unicapvideo
Contato: E-mail: ppgfil@unicap.br
Realização: PPGFIL/UNICAP
Evento: Fórum Aberto
Tema: “Linguagem e Sentido em Nietzsche”.
Data e horário: 02/06/2021, às 09h.
Palestrante: Prof. Dr. Adilson Felício Feiler (Professor do PPGFIL/Unisinos)
Ao vivo: www.youtube.com/unicapvideo
Contato: E-mail: ppgfil@unicap.br
Realização: PPGFIL/UNICAP
Prof. Dr. Danilo Vaz-Curado Ribeiro de Menezes Costa | Lattes | E-mail
Prof. Dr. Delmar Araujo Cardoso | Lattes | E-mail
Profa. Dra. Eleonoura Enoque da Silva | Lattes | E-mail
Prof. Dr. Ermano Rodrigues do Nascimento | Lattes | E-mail
Prof. Dr. José Marcos Gomes de Luna | Lattes | E-mail
Prof. Dr. José Tadeu Batista de Souza | Lattes | E-mail
Prof. Dr. Karl-Heinz Efken | Lattes | E-mail
Prof. Dr. Nilo Ribeiro Júnior | Lattes | E-mail
Secretaria
- Cleyton Romulo Lopes da Silva
- Danielle Mendes de Oliveira França
- Eliene Fabrício de Moraes Sarmento
- Isabela Cristina do Monte Nunes
- Karla Cristina Nóbrega de Menezes
- Sérgio de Araújo Wanderley
Turma 1
- Adelvando Pereira de Souza
- Alberto Luiz Silva de Oliveira
- Antônio Carlos da Rocha
- Flávio José do Nascimento
- Francisco Santana de Lima
- Gildemarks Costa e Silva
- Gustavo Henrique Freire Chaves
- Ítalo Rafael França Rio Tinto Silva
- Ivan Wilson Porto
- José Antônio dos Santos Júnior
- José Maria da Silva Filho
- José Roberto Pereira de Oliveira
- Marcílio Monteiro de Santana
- Marcone Felipe Bezerra de Lima
- Martha Kaercher
- Moiseth Neves Nascimento
- Renato Soares Pontes de Lima
- Roberto Múcio Bezerra de Aguiar
- Ubirajara Joaquim Carneiro da Cunha
Turma 2
Aldenir Pereira da Silva
Aleph Cedrim Barbalho
Danyllo Gomes Figueredo de Andrade
Eduardo Henrique Lira Queiroz dos Santos
Eljo Farias Tenório
Evson Ferreira dos Santos
Ialley Lopes da Silva
Jaires Firmino da Silva
Joseildo Inácio dos Santos
Patrícia Cristina de Santana Santos
Turma 3
- Fúlvio Anderson Pereira Leite
- José Dácio Santos Oliveira
- Maria de Fátima Alves Almeida
- Martha Lucia de Azevedo Pimenteira
- Renato Pereira de Almeida
- Valmor Ferreira
- Wellingthon Gomes dos Santos
Alunos Especiais e Alunos Ouvintes
Admissão extrasseleção, para aluno especial ou aluno ouvinte e aluno vinculado a outro Programa de Pós-graduação
A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, no uso de suas atribuições, e de acordo com o Regimento da Pós-graduação Stricto Sensu, no que concerne à Regulamentação de matrícula de alunos da Pós-graduação, estabelece:
Aluno vinculado a outro Programa de Pós-graduação
Aluno Vinculado é aquele efetivamente matriculado em Curso de Mestrado/Doutorado em Instituição de Ensino Superior, aprovado pela CAPES, que deseje cursar disciplina em um Programa de Mestrado/Doutorado da UNICAP, observando:
- o nº de Alunos Vinculados por disciplina é decisão da Coordenação da Pós-graduação Stricto Sensu, ouvido o Coordenador do Programa em questão,
- o aluno deverá apresentar no ato da inscrição, cópia autenticada da RG, CPF, Certificado de Conclusão da Graduação ou Diploma, do Histórico da Graduação e Currículo comprovado, sem necessidade de autenticação;
- o aluno deverá preencher o requerimento padrão oferecido na secretaria da Pós-graduação;
- o aluno deverá pagar por cada disciplina, a ser cursada, a taxa no valor definido pela Pró-reitoria.
Aluno especial e Aluno ouvinte
Aluno Especial ou Aluno Ouvinte é aquele aluno que não está vinculado a nenhum Programa de Mestrado/Doutorado e deseja cursar disciplinas em um Programa de Mestrado/Doutorado da UNICAP, observando:
- o n° de Alunos Especiais é decisão da Coordenação Geral de Pós-graduação, ouvido o Coordenador do Programa em questão;
- o aluno deverá apresentar, no ato da inscrição, cópia autenticada da RG, CPF. Certificado de Conclusão da Graduação ou Diploma, do Histórico da Graduação e Currículo comprovado, sem necessidade de autenticação;
- o aluno deverá preencher o requerimento padrão oferecido na secretaria da Pós-graduação:
- o aluno deverá pagar, por cada disciplina a ser cursada, a taxa no valor definido pela Pró-reitoria.
Obs.: O Aluno Especial poderá aproveitar, nos Programas de Pós-graduação da UNICAP, os créditos cursados na disciplina, desde que até o prazo de 5 anos, levando em conta a quantidade de créditos que o Programa aceita dentro desta modalidade (geralmente são 8 créditos). O Aluno Ouvinte não poderá aproveitar a disciplina cursada para compor créditos nos Programas de Pós-graduação.
Inscrições:
A documentação solicitada e do requerimento devem ser enviados para o e-mail: secretariastrictosensu@unicap.br, no período de 13/01/2025 a 14/02/2025.
Requerimentos:
- Aluno Especial (Clicar aqui)
- Aluno Ouvinte (Clicar aqui)
Valor por disciplina:
- Valor por disciplina (Clicar aqui)
Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h
Local
Rua Almeida Cunha, 245, bloco G4, térreo
Boa Vista, Recife/PE.
CEP: 50.050-480
Fone (também Whatsapp)
(81) 99146-6993
Email
secretariastrictosensu@unicap.br e ppgfil@unicap.br
Processo Seletivo 2025
O processo seletivo para o PPGFIL - Programa de Pós-graduação em Filosofia da UNICAP - será realizado de acordo com as regras fixadas no Edital vigente.
Os resultados serão divulgados seguindo as datas estipuladas no cronograma do Edital de Seleção de 2025.
Homologação das Inscrições. (Clicar aqui)
Resultado da Análise de Projeto. (Clicar aqui)
Horário das Entrevistas. (Clicar aqui)
Resultado das Entrevistas (Clicar aqui)
Resultado da Prova de Língua Estrangeira. (Clicar aqui)
Resultado Final da Seleção 2025. (Clicar aqui)
De 12 a 14/03/2025 o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu irá realizar o processo para a Matrícula de 2025.1.
- As matrículas serão realizadas no Portal do Aluno da Pós-graduação (Clicar aqui)
- Requerimento para Solicitações (Clicar aqui)
Obs.1.: Para regularização de alguma pendência (acadêmica ou financeira), deverá ser preenchido o Requerimento para Solicitações e encaminhar para o e-mail da Secretaria Stricto Sensu.
Obs.2.: Orientação de matrícula - Em breve será divulgado.
Informações: secretariastrictosensu@unicap.br / (81) 2119.4369 (de 9h às 20h)
Mestrado
- Edital 2024 (Clicar aqui)
- Edital 2023 (Clicar aqui)
- Edital 2022 (Clicar aqui)
- Edital 2021 (Clicar aqui)