Unicap firma parceria para intercâmbio internacional na área jurídica - Unicap
Título Notícias
Notícias

Unicap firma parceria para intercâmbio internacional na área jurídica
As possibilidades de internacionalização da formação jurídica oferecida pela Universidade acabam de ser ampliadas graças a uma parceria com a Ordem dos Advogados de Guiné-Bissau, articulada pelo Instituto Ubuntu de Estudos Africanos e Diaspóricos. A iniciativa prevê a realização de intercâmbios de estudantes e professores, além do desenvolvimento de projetos de pesquisa e eventos acadêmicos e culturais entre as instituições.
O acordo do Instituto Ubuntu de Estudos Africanos e Diaspóricos da Unicap envolve também o Programa de Pós-graduação em Direito da Unicap (PPGD). Mais do que um ato formal, “a iniciativa representa o fortalecimento de um movimento que reconhece a urgência de aproximar universidades, instituições jurídicas e centros de pesquisa do Brasil e do continente africano”, destaca a coordenadora do Instituto Ubunto e Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dra. Valdenice Raimundo. “A proposta é fomentar redes de conhecimento horizontal, sensíveis às realidades locais e práticas jurídicas comprometidas com os direitos humanos, a justiça social e a superação das desigualdades”, destaca.
A comitiva da Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau, formada pelo presidente Januário Pedro Correia, pela presidente da Comissão de Acesso ao Direito e à Justiça, Beatriz Furtado e pelo representante da Ordem no Nordeste do Brasil, Arnaldo Sucuma, foi recebida pela Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Unicap e coordenadora do Instituto Ubuntu, além da vice-coordenadora do PPGD, profa. Dra. Vanessa Pedroso. Professores, estudantes, egressos e funcionários que integram o Instituto Ubuntu também participaram do encontro.
Cooperação com foco no Sul Global
Com vigência inicial de quatro anos, o protocolo estabelece diretrizes para ações conjuntas como intercâmbios acadêmicos, eventos, publicações e projetos de pesquisa aplicada. Os termos do documento buscam promover uma colaboração de fato transformadora, voltada para a realidade de países marcados por contextos coloniais e desigualdades estruturais.
“Essa parceria amplia e muda as rotas da internacionalização. O acordo fortalece a relação da Universidade com o continente africano e indica um novo caminho para a realização de pesquisas. Por muito tempo, e até atualmente, quando se pensa em pós-doutorado o foco se concentra na América do Norte e na Europa. A gente está dizendo que é possível fazer também internacionalização com os países do Sul Global, com os países da África e da América Latina”, explica a coordenadora do Instituto Ubuntu, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dra. Valdenice. Segundo ela, a iniciativa representa mais do que uma troca institucional: é o início de um diálogo entre mundos jurídicos plurais, que reconhece a potência do pensamento africano e afro-diaspórico na construção de um Direito mais justo e representativo.
Entre os principais eixos propostos para a cooperação estão:
• Criação de grupos binacionais de pesquisa, com temas como pluralismo jurídico, justiça comunitária, direitos sociais em contextos de desigualdade e linguagem jurídica e acesso à justiça;
• Mobilidade acadêmica, permitindo intercâmbio de professores, estudantes de mestrado e doutorado e pesquisadores em estágio pós-doutoral;
• Projetos jurídicos-institucionais, como ações de fortalecimento da advocacia de direitos humanos, aplicação da justiça restaurativa e enfrentamento ao tráfico de pessoas;
• Produção e difusão de conhecimento conjunto, com a cocriação de materiais científicos, publicação de artigos e organização de dossiês temáticos em periódicos acadêmicos;
• Realização de eventos conjuntos, como seminários, colóquios e simpósios voltados à discussão de temas emergentes no campo do Direito nos dois países.
Instituto Ubuntu: ponte entre o Brasil e a África
O Instituto Ubuntu de Estudos Africanos e Diaspóricos, criado em 2023 por meio de portaria institucional, tem como missão ampliar os espaços de estudo, produção e circulação de saberes afrodescendentes no ambiente acadêmico. Seu papel no acordo é estratégico, pois é o articulador do convênio e atua como um elo entre os marcos teóricos e metodológicos necessários para consolidar a internacionalização com foco no continente africano e a própria internacionalização e objetivos do Programa de Pós-graduação em Direito.
A parceria com Guiné-Bissau é o terceiro convênio firmado entre o Instituto Ubuntu e o continente africano e é fruto de articulação da Profª Dra. Valdenice com o professor Arnaldo Sucuma, integrante do Ubuntu e representante da Ordem no Nordeste do Brasil. Ao final do evento, a pró-reitora apresentou as instalações do instituto e foi homenageada pelos representantes da Ordem dos Advogados de Guiné Bissau ao receber uma estola da Ordem em tecido, que representa honra ao mérito.
Um novo capítulo para o Direito
Ao se unir à Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau, a Unicap reafirma sua vocação para uma formação jurídica crítica, comprometida com os princípios democráticos e com os direitos fundamentais. A internacionalização do PPGD não se limita ao deslocamento físico de pessoas ou à celebração de parcerias administrativas: ela incorpora outras formas de pensar o Direito, respeitando o saber tradicional e valorizando experiências comunitárias e restaurativas.
“Nós acreditamos que esta parceria irá trazer resultados significativos para nossa órbita, nomeadamente no aspecto do intercâmbio de experiência, de formação e de concepção do conhecimento de nossos advogados sobre o problema da especialização na advocacia”, indicou o presidente da Ordem, Januário Pedro Correia.
“Essa parceria abre um leque imenso de pesquisa e atividades de extensão que podem ser desenvolvidas entre países que estão ao Sul. Essas pesquisas, possivelmente, de início serão realizadas remotamente, mas existe uma grande possibilidade de que a gente venha a desenvolvê-las presencialmente, tanto com professores daqui que se deslocam até Guiné-Bissau, como também o recebimento de alunos, de profissionais, de professores que vêm do Guiné-Bissau para o nosso país e para serem recebidos na nossa Universidade”, explicou a professora Dra. Vanessa Pedroso.
“Nós acreditamos que esta parceria irá trazer resultados significativos para nossa órbita, nomeadamente no aspecto do intercambio de experiência, de formação e de concepção do conhecimento de nossos advogados sobre o problema da especialização na advocacia”, resumiu o presidente da Ordem, Januário Pedro Correia.
Barra de busca
Aplicações Aninhadas
Expediente - Coluna 1
EXPEDIENTE
EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012 DRT/PE)
SECRETARIA:
Dora Santana
PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco
Expediente - Coluna 2
REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)
DESIGNER:
Java Araújo
WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Expediente - Coluna 3
CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br
Título Notícias Acontece na Unicap
Acontece na Unicap
Publicador de Conteúdos e Mídias

PPGPSI - Seleção 2025.2 - Inscrições Prorrogadas
O Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínia - Mestrado e Doutorado informa que as inscrições para o processo seletivo de 2025.2 foi prorrogado até o dia...
O Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínia - Mestrado e Doutorado informa que as inscrições para o processo...

Cooperação Sul-Sul e Justiça Climática: Professor Manoel Moraes representa a UNICAP em sua 2ª...
Neste dia 25 de julho de 2025, a cidade de São Paulo sediará um evento de grande importância para o diálogo internacional sobre direitos humanos e cooperação...
Neste dia 25 de julho de 2025, a cidade de São Paulo sediará um evento de grande importância para o diálogo...
.jpeg/b00d99b8-ffe4-350d-6130-f4d327ffbf12)
Unicap sedia encontro do Núcleo Regional da ABED Recife e promove debate sobre os rumos da EAD no...
A Universidade Católica de Pernambuco foi palco, nesta quarta-feira (24), de um importante momento para o debate nacional sobre os caminhos da Educação a...
A Universidade Católica de Pernambuco foi palco, nesta quarta-feira (24), de um importante momento para o debate...

O “curtailment” e o licenciamento ambiental
A participação dos combustíveis fósseis na matriz energética mundial é cerca de 82%, mas na matriz elétrica, o percentual é menor, cerca de 60%. No Brasil, o...
A participação dos combustíveis fósseis na matriz energética mundial é cerca de 82%, mas na matriz elétrica, o...