Ex-ministro dos Direitos Humanos lança livro sobre atrocidades da ditadura militar no Brasil - Unicap

Título Notícias

Ex-ministro dos Direitos Humanos lança livro sobre atrocidades da ditadura militar no Brasil

Publicado Por: Daniel França

Na noite desta quinta-feira (13), o auditório Dom Helder Camara viveu um momento especial com o lançamento do livro "Por trás das chamas". Um dos autores, Nilmário Miranda, esteve presente e participou de debate mediado pelo professor Manoel Moraes, coordenador da Cátedra Unesco Unicap Dom Helder Camara de Direitos Humanos, e pela professora do curso de Direito Carolina Ferraz. O Vice-reitor Padre Delmar Cardoso deu as boas-vindas ao público presente logo após a apresentação do grupo musical de chorinho Flor de Maracujá, formando por funcionários e alunos da Unicap.


"Por trás das chamas" é um livro escrito por Nilmário Miranda, Carlos Tibúrcio e Pedro Tierra, publicado em 2024 pela editora Expressão Popular. A obra aborda as atrocidades cometidas durante a ditadura militar brasileira, com foco nas práticas de tortura e desaparecimento forçado de opositores do regime. O título faz referência aos fornos da Usina Cambahyba, em Campos dos Goytacazes (RJ), onde corpos de vítimas da ditadura foram incinerados. Durante o evento, o autor ressaltou a importância da memória e da verdade para evitar que violações aos direitos humanos se repitam.


Nilmário Miranda fez um forte pronunciamento sobre as práticas cruéis do regime militar brasileiro e a necessidade de transmitir essa história para as novas gerações. “Todo mundo ia embora, eles botavam os restos mortais ali, sacos, queimava as pessoas, igual a Auschwitz (campo nazista de concentração e execução de judeus). A gente se horroriza com a história do nazismo, mas nós tínhamos a prática aqui”, destacou. Ele reforçou a importância da preservação da memória. “Ou seja, se você não transmitir para as novas gerações isso, a tese é não esquecer para nunca mais acontecer.”

Durante o evento, houve homenagens a integrantes da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, que contribuíram para a efetivação da Lei 9.140/1995. Essa legislação reconhece e busca identificar pessoas mortas ou desaparecidas por atividades políticas durante a ditadura militar, um passo fundamental para a justiça de transição no Brasil.


Entre os homenageados estavam Eugênia Augusta Gonzaga (presidente da Comissão Especial Sobre Mortos e Desaparecidos Políticos do MDHC), Diva Soares Santana, Vera Paiva, Maria Cecília de Oliveira Adão, Ivan Cláudio Garcia Marx, Natália Bastos Bonavides e Rafaelo Abritta.


Vera Paiva, uma das homenageadas, destacou a importância da resistência e da defesa contínua da democracia. “A democracia se constrói todo dia. Nós apenas divergimos um projeto de pátria, do que a gente quer para o Brasil, menos desigualdade, menos discriminação, mais justiça social e equidade. Então, nós só queremos ter o direito de existir e fazer o debate político, sem ser assassinado ou torturado e preso, como as ditaduras querem”, afirmou. Vera Paiva é filha do ex-deputado Rubem Paiva, sequestrado e morto pelo regime e que foi interpretado por Selton Melo no filme “Ainda Estou Aqui”.

Serviço

Por trás das chamas

Editora Expressão Popular - 192 páginas

R$ 45,00

 


 

Visualizações:
123
Compartilhar:

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Retiro-inaciano-2025.1.jpg

Experiência humana e espiritual para jovens e universitários - Retiro Inaciano

O Instituto Humanitas Unicap promove, de 25 a 27 de abril de 2025, a EXPERIÊNCIA Humana e Espiritual para JOVENS e UNIVERSITÁRIOS, oferecendo a 1ª, a 2ª, a...

O Instituto Humanitas Unicap promove, de 25 a 27 de abril de 2025, a EXPERIÊNCIA Humana e Espiritual para JOVENS e...

WhatsApp Image 2025-02-20 at 11.14.44.jpeg

Arquidiocese de Olinda e Recife Nomeia Comissão para Beatificação e Canonização de Dom Vital e...

A Arquidiocese de Olinda e Recife avança na causa de beatificação e canonização de dois grandes nomes da Igreja no Brasil: Dom Vital Maria de Oliveira e Dom...

A Arquidiocese de Olinda e Recife avança na causa de beatificação e canonização de dois grandes nomes da Igreja no...

23_smu_1080x1080.jpg

23ª Semana da Mulher da Unicap

18, 19 e 20 de março de 2025 A 23ª Semana da Mulher da Unicap (SMU) é um momento de reflexão e diálogo na linha da transdiciplinaridade, troca de saberes...

18, 19 e 20 de março de 2025 A 23ª Semana da Mulher da Unicap (SMU) é um momento de reflexão e diálogo na linha da...

Sem título (2).jpg

Masterplan do Ecoparque das Religiões no Convento de São Francisco em Olinda e seu contexto

O projeto de extensão Masterplan do Ecoparque das Religiões no Convento de São Francisco em Olinda e seu contexto insere-se na necessidade de dar...

O projeto de extensão Masterplan do Ecoparque das Religiões no Convento de São Francisco em Olinda e seu...