Padre Mota se despede do Santuário de Fátima e dá boas-vindas a Padre Delmar
Daniel França
Publicado 15/05/25
Padre Mota se despede do Santuário de Fátima e dá boas-vindas a Padre Delmar
Publicado Por: Daniel França
O Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora de Fátima, localizado no coração do Campus Nóbrega da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), viveu um momento de fé, emoção e renovação nesta terça-feira (13). Centenas de fiéis participaram da tradicional missa solene em homenagem à Santa, um dos eventos religiosos mais esperados da comunidade católica recifense. A celebração marcou também a passagem de missão no comando do Santuário, com a despedida de Padre Antonio Mota e a acolhida do novo reitor, Padre Delmar Cardoso, ambos jesuítas.
A solenidade foi presidida por Dom Josivaldo Bezerra, bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, e reuniu representantes do clero, devotos, ex-alunos do Colégio Nóbrega, além de autoridades civis, como o prefeito do Recife, João Campos. Ele estava acompanhado da mãe, a ex-primeira dama de Pernambuco, Renata Campos; e do vice-prefeito do Recife, Victor Marques. A presença do gestor municipal reforçou o vínculo histórico e simbólico do templo com a cidade.
Ao saudar o novo reitor, o prefeito lembrou do significado afetivo do Santuário para os recifenses. “Das tantas virtudes que o Recife tem, é a de ter duas padroeiras do nosso coração que protegem nossa cidade. Que Fátima, mesmo não sendo a padroeira oficial, possa nos seguir abençoando”, afirmou João Campos, que também agradeceu a atuação do padre Mota: “Gostaria de lhe agradecer de forma muito sincera pelo trabalho vocacionado que o senhor desempenhou, e tenho certeza que Padre Delmar vai continuar”.
Um santuário com história única
O Santuário de Nossa Senhora de Fátima do Recife possui uma peculiaridade que o diferencia de qualquer outro dedicado à Santa no mundo: foi o primeiro a ser construído em sua homenagem, ainda antes do famoso templo português. Sua origem remete à intensa devoção local à Virgem Maria, inspirada nas aparições de Fátima a Lúcia, Jacinta e Francisco Marto, três jovens pastores em Portugal.
Essa dimensão histórica e simbólica foi ressaltada pelo novo reitor, Padre Delmar Cardoso, que, ao agradecer à comunidade e ao antecessor, recordou o sentido espiritual da missão deixada por Nossa Senhora: “Isso nos mostra que devemos ser irmãos em Igreja em Saída, isto é, Igreja em Missão, que devemos orar e fazer penitência. O que significa isso? Nos aproximar sempre mais de Deus e dos nossos irmãos”, declarou. Em tom emocionado, pediu uma calorosa salva de palmas a Padre Mota, reconhecendo seus 15 anos de dedicação ao Santuário.
Legado de compromisso e renovação
Durante sua fala de despedida, Padre Antonio Mota trouxe à tona a inspiração que recebeu do próprio pai, um sindicalista que, ainda em vida, lhe disse que “ele ainda teria uma missão com Nossa Senhora”. Esse chamado se concretizou em 2010, quando assumiu o reitorado, durante a missa de sétimo dia do jurista Djaci Falcão — ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, conhecido por seu legado jurídico.
Naquele momento, Padre Mota iniciou um movimento de articulação com desembargadores presentes na celebração, vários egressos do Colégio Nóbrega, para angariar recursos que garantissem reformas emergenciais no templo. O esforço coletivo viabilizou a recuperação da rede elétrica e outras intervenções, com um investimento de cerca de R$ 700 mil, dentro de um projeto de revitalização estimado em R$ 3 milhões.
Ao transmitir o cargo, Padre Mota desejou êxito ao sucessor, com quem já vinha trabalhando nos últimos dois anos. “Eu tenho como característica, em 49 anos de Companhia de Jesus, aos 71 anos e meio, ser aquele que inicia e prepara caminho para aqueles que vêm. Foi assim com a Pastoral Vocacional, foi assim aqui também no Santuário. Tenho certeza que ele está nas melhores mãos, na pessoa do Padre Delmar”, concluiu. Mota vai desenvolver um trabalho de evangelização de casais no Maciço de Baturité, interior do Ceará.
Legado jesuíta
A celebração da Festa de Nossa Senhora de Fátima foi mais que uma expressão de fé: tornou-se um marco de transição de lideranças no templo que, mais do que um patrimônio religioso, é parte viva da história espiritual e cultural do Recife. A referência ao Papa Francisco feita pelo prefeito João Campos, ao anunciar que o novo conjunto habitacional da comunidade do Pilar receberá o nome do pontífice, reforça também a presença jesuíta como elo entre fé e ação social.
Ao término da missa, uma procissão com a imagem da Santa deixou o Santuário, atravssou a Rua do Príncipe, e deu uma volta no campus da Unicap. Em frente à Capela, fieís e sacerdotes rezaram um Pai Nosso pedindo a Fátima que abençoasse a Universidade. Na sequência, o andar deixou o campus, deu volta no quarteirão ao som da banda da Polícia Militar e cânticos religiosos até retornar ao Santuário.
Padre Mota se despede do Santuário de Fátima e dá boas-vindas a Padre Delmar
O Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora de Fátima, localizado no coração do Campus Nóbrega da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), viveu um...
O Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora de Fátima, localizado no coração do Campus Nóbrega da Universidade...
Unicap sedia Congresso da Compolítica 2025 e debate os desafios da ciência em tempos de...
Abertura do evento contou com mesa solene, apresentação cultural e conferência inaugural sobre ciência aberta e soberania de dados. Deputado federal Túlio...
Abertura do evento contou com mesa solene, apresentação cultural e conferência inaugural sobre ciência aberta e...
Livro “Triplo Trauma” dá voz a mulheres negras vítimas de violência sexual na infância
“Quando uma menina negra é violentada sexualmente, ela é atravessada por três camadas de sofrimento: o trauma da violência sexual, o trauma social da...
“Quando uma menina negra é violentada sexualmente, ela é atravessada por três camadas de sofrimento: o trauma da...
Maria, Maternidade e o Feminismo que Gesta a Esperança