História Unicap: a comunidade rural como protagonista da história - Unicap
Título Notícias Mestrados e Doutorados
Notícias Mestrados e Doutorados
Barra de busca

História Unicap: a comunidade rural como protagonista da história
Por Isabella Ferreira (estagiária)
Em sua 15ª edição, a revista História Unicap traz o tema: “Comunidades e Camponeses. Mudança Social e Mobilização Coletiva em Sociedades Rurais”. O conteúdo destaca o protagonismo da população campesina e também faz “um apelo para continuarmos a pensar sobre a comunidade”, segundo o documento de apresentação da publicação, escrito pelo doutor da Universidade Columbia, Lisandro Cañon, e a pesquisadora Alba Diaz, da Universidade de Santiago Compostela.
O periódico semestral, de acesso livre, do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Católica de Pernambuco, traz na composição de seu Dossiê 7 artigos de pesquisas que abordam diferentes perspectivas sobre como pensar essas coletividades. Como por exemplo, o estudo conduzido pelo doutor em antropologia social, Alejandro Diez Hurtado, da Pontifícia Universidade Católica do Peru, intitulado "Comunidade negada. O reconhecimento estatal como constitutivo da comunidade indígena-camponesa. Análise de casos de não reconhecimento na Serra Central do Peru”.
Na comunidade, o meio ambiente, os recursos, os bens pertencem a todos, é um mundo aberto. Capacidade de trabalho é o que todos proporcionam, o coletivo: a comunidade.
“Trabalho com a questão das comunidades camponesas e indígenas há mais de 20 anos. Eu analisei tanto a teoria quanto a casuística de comunidades em várias áreas do Peru, fazendo análises históricas e etnográficas”, conta Alejandro. Ao longo de sua pesquisa, ele aponta como o reconhecimento das comunidades indígenas enquanto ser jurídico, a partir do estado, foi um marco em prol dos direitos à terra e, principalmente, na defesa dos territórios pertencentes a essas populações.
O objetivo é mostrar como comunidades, que são tidas como “uma simples articulação, estão se tornando cada vez mais mediadas e complexas", argumentam os pesquisadores, Lisandro Cañon e Alba Diaz, no texto de apresentação, em tradução livre. Por sua vez, as mudanças ocorridas nas realidades das sociedades estudadas enquanto observa-se a incidência de vários fatores de articulação do corpo social, é um ponto crítico para compreender sociedades existentes ou futuras. Você pode conferir tanto a pesquisa do Dr. Alejandro, como as outras pesquisas que não foram mencionadas aqui, no portal de periódicos da Unicap, na revista História Unicap.
Busca
Título Notícias Acontece na Unicap
Acontece na Unicap
Publicador de Conteúdos e Mídias

Missa de Aniversário da Unicap
26 de setembro - 17h30 - Capela Santo Inácio e Companheiros Jesuítas
26 de setembro - 17h30 - Capela Santo Inácio e Companheiros Jesuítas

Lançamento do livro “Governar e Escravizar” provoca reflexões sobre a responsabilidade histórica...
A noite desta segunda-feira (15), na Biblioteca Central da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), foi marcada pelo lançamento do livro Governar e...
A noite desta segunda-feira (15), na Biblioteca Central da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), foi marcada...

Teólogo iraniano Mohammad Ali Shomali defende escuta humilde e atenta como base de diálogo...
O teólogo iraniano Mohammad Ali Shomali, diretor fundador do Risalat International Institute, defendeu que o diálogo inter-religioso deve ser compreendido...
O teólogo iraniano Mohammad Ali Shomali, diretor fundador do Risalat International Institute, defendeu que o diálogo...
.jpeg/8fdf8802-8978-8dad-3725-fd78c0cac11a)
Unicap dá início à 12ª Semana Socioambiental com foco em mudanças climáticas e justiça...
A Universidade Católica de Pernambuco deu início, na manhã desta terça-feira (16/09), à 12ª edição da Semana Socioambiental. O evento segue até o dia 19 de...
A Universidade Católica de Pernambuco deu início, na manhã desta terça-feira (16/09), à 12ª edição da Semana...