Nossa Missão

INTRODUÇÃO

A Universidade Católica busca, continuamente, aperfeiçoar-se para, assim, cumprir sempre melhor a tarefa que lhe compete como Instituição Cristã. Para isso, envolve todos os que participam da sua missão. É com este intuito que, a cada ano, no início do período letivo, reúne os seus professores para debater assuntos relativos ao conhecimento, à missão católica da Instituição e ao papel social da Universidade. Dessas reuniões, nasceu o documento que sintetiza os objetivos a que se propõe a Unicap. É o que se denomina a nossa Carta de Princípios, cujo texto transcrevemos a seguir, para conhecimento de todos os que, diretamente, se envolvem com este Estabelecimento Católico Jesuíta de Ensino Superior.

A) UMA UNIVERSIDADE INSPIRADA NA VISÃO CRISTÃ DO MUNDO E DO SER HUMANO.

Nossa visão do universo e da pessoa humana é a que encontra inspiração no ensinamento da Bíblia: Deus se manifesta na sua criação, e o ser humano, homem e mulher, feito à sua imagem e semelhança, dotado de razão e de liberdade, é também criador. Sua capacidade de criar mostra-se na profusão de universos simbólicos - artísticos, científicos, tecnológicos - que produz. Conhecendo as leis da natureza e do dinamismo da vida, cria um mundo propriamente humano, através do trabalho, onde tece as relações de suas sociedades e se realiza como ser histórico.

Nossa particularidade é proclamar que Cristo é o Senhor, sentido do ser humano e do universo; expressar nossa fé em Cristo no contexto da tradição da Igreja Católica e do seu Magistério.

Sendo católica, é, ao mesmo tempo, ecumênica e pluralista: abriga professores, administradores e alunos que encontram, no seu interior, espaço para livre expressão de suas crenças, reciprocamente respeitadas.

O que distingue nossa Universidade das outras é a sua essência inspirada na sua visão cristã do mundo e do ser humano. Em quase tudo mais, coincide com uma concepção humanista da Universidade, colocando a pessoa humana acima de qualquer técnica ou mecanismo social que afasta do sentido ético de toda ação produzida pelos seres humanos em sociedade. Todos os homens e mulheres de boa vontade podem e devem contribuir para a construção de um mundo onde reinem a verdade e a justiça.

B) UMA UNIVERSIDADE NA TRADIÇÃO DA COMPANHIA DE JESUS

A Unicap tem sua origem no ideal pedagógico da Companhia de Jesus, marcado por um profundo humanismo. Esse humanismo acolhe, sem discriminação, toda a diversidade de culturas, de raças, de classe e de gênero, e reclama igual reconhecimento e direito para todas as pessoas humanas. Atualmente, a tradição humanista ainda se amplia mais pelo melhor conhecimento da diversidade cultural dos povos, e pelo reconhecimento dos direitos das minorias, e também abrange a dimensão ecológica, a integração do homem e da natureza, corrigindo o antropocentrismo antigo. O humanismo assim ampliado tem grande atualidade como antídoto ao positivismo, à tecnocracia e aos totalitarismos que desconhecem a dignidade da pessoa humana e seus direitos invioláveis.

A Companhia de Jesus se definiu como atitude de ‘estar a serviço’, de pôr seus conhecimentos e capacidades à disposição dos outros; assim, suas Universidades não podem ser fins em si mesmas, mas se destinam a formar pessoas que exerçam uma atividade construtiva a serviço de sua sociedade e de sua região. Hoje em dia, esse ideal se formula como ‘serviço de fé e promoção da justiça" e requer que a Universidade seja um lugar de diálogo cultural, multilateral e polissêmico, aberto a toda manifestação humana, ressaltando a diferença como elemento que enriquece e integra a humanidade na totalidade das consciências, que é a comunidade. Por conseguinte, compreende que a promoção da justiça se faz, numa Universidade, pelo estudo dos princípios éticos da vida social; pela crítica das distorções existentes e busca de soluções alternativas; pelas ações de solidariedade aos oprimidos e de promoção das classes desfavorecidas. Essa é uma forma de ‘opção pelos pobres’ que se efetua no próprio trabalho universitário.

C) UMA UNIVERSIDADE NORDESTINA

A Unicap não está somente situada no Nordeste: está voltada para ele: - para sua problemática socioeconômica caracterizada por tantas distorções; - para sua riqueza, cultura e valores éticos de sua população.

A região Nordeste vem mudando, apesar de tudo: da falta de uma política para completar sua integração à economia nacional para resolver seus graves problemas sociais.

Destarte, o importante é assinalar que o problema do Nordeste não é regional, mas um problema nacional, cuja solução passa pela compreensão de que o seu subdesenvolvimento crônico é conseqüência da maneira de sua inserção no Brasil e no mundo.

A Unicap,  para ser nordestina, deve preocupar-se com o Nordeste no Brasil, deve buscar entender o mundo, aproximar-se dele e dele receber os impulsos necessários ao desempenho de sua missão.

Nossa vocação, assumida com alegria e responsabilidade, é uma característica peculiar, que nossa Universidade quer levar ao diálogo com outras Universidades e nações, como sua contribuição no intercâmbio enriquecido de tradições.

D) UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA

A inserção no Nordeste confere à Universidade uma responsabilidade que se articula com o seu caráter comunitário, constituindo-se em fórum privilegiado em que os diversos segmentos sociais possam dialogar e encontrar soluções para melhoria da qualidade de vida nesta Região.

Isso requer uma tomada de consciência dos problemas sociais, políticos e econômicos da Região Nordeste e uma abordagem interdisciplinar, tendo em vista a solução desses problemas.

Vale salientar que: O "Comunitário" implica integração com o outro, com algo diverso e mesmo heterogêneo, para formar uma unidade de ordem superior. A condição para isso é uma abertura: que a instituição não se feche nem se reduza a seus interesses objetivos particulares, mas se abra para o outro; que aceite a diversidade e a acolha, não como uma ameaça à sua identidade, e sim como oportunidade de crescimento e de plena realização. Para dentro da Universidade, isso implica solidariedade e convivência fraterna entre professores, alunos e administradores, que não estão relacionados de forma puramente funcional, mas unidos por laços interpessoais de amizade e de estima.

A dimensão comunitária abrange também o intercâmbio com outras Universidades nacionais e estrangeiras, a preocupação com os problemas de integração regional, o diálogo com as diversas culturas e a contribuição para a amizade entre os povos e a paz entre as nações.

E vai mais além, contribuindo para a integração do homem com o meio ambiente, pelo estudo dos problemas ambientais e formação de uma consciência ecológica. A Universidade é também espaço para a vivência da democracia que não pressupõe o consenso permanente, mas fundamentalmente garante a expressão da diversidade na pluralidade; garante a participação nas decisões, estimula as consultas e o diálogo e deixa transparente a administração. Onde, enfim, ninguém é mero instrumento ou objeto da política da instituição, mas todos são sujeitos livres e responsáveis num processo de educação libertadora.

E) UMA UNIVERSIDADE QUE ASPIRA À MELHOR QUALIDADE

A Unicap tem o objetivo de ser uma Universidade de qualidade, - não só por exigência da ética cristã e da tradição da Companhia de Jesus, mas por entender que não pode existir Universidade autêntica sem essa busca constante da qualidade. Isso requer um esforço continuado nas pesquisas para produção de novos conhecimentos; um ensino ministrado segundo as melhores técnicas e os currículos atualizados de acordo com os avanços científicos e as necessidades do tempo e da região; criatividade e empenho para difundir o conhecimento e a ação em um âmbito maior do que a própria Universidade. Em especial, a qualidade dos profissionais que a Universidade forma não deve ter apenas competência técnica, mas também, e, sobretudo, um alto nível ético na profissão e no exercício da cidadania.

A qualidade terá como indicadores básicos a vinculação teoria - realidade social e a formação da pessoa humana como ser reflexivo, crítico e com responsabilidade social.

Nessa perspectiva, a formação de profissionais competentes para atuar como agentes de transformação da sociedade servirá de norte no desenvolvimento das funções de Ensino, Pesquisa e Extensão, tratados de forma indissociável.

Nossa concepção de ensino, pesquisa e extensão parte da realidade, variada e complexa; busca uma fundamentação teórica e instrumentos de análise para entendê-la; processos e técnicas para intervir na realidade a fim de transformá-la. Por isso, nossos currículos serão, a cada passo, ajustados para corresponderem a essa realidade cambiante e incorporarem os progressos do conhecimento e das técnicas em cada campo. Visamos a formar o espírito científico dos alunos, - não só fornecer-lhes informações, mas incitá-los a pensar por si mesmos, criticar as opiniões recebidas e a buscar o conhecimento. Isso é, em especial, necessário nos cursos de bacharelado que formam pesquisadores; porém vale também para os demais cursos profissionais, pois a verdadeira competência tem por base o rigor científico e o domínio das técnicas mais comprovadas. Ao mesmo tempo, a Universidade incentiva a criatividade de seus alunos, a abertura do espírito em relação a outros saberes pela interdisciplinaridade, e a abertura aos problemas da região e da cidadania, através de uma prática ética e consciência social.

Como verdadeira Universidade, não pode a Unicap limitar-se a transmitir conhecimentos; deve também produzi-los: sem a criatividade e inovação da pesquisa, a rotina levaria à decadência toda a vitalidade acadêmica de uma Universidade. Por mais limitados que sejam os recursos, não se pode descurar a pesquisa pura, o estudo das questões postas pelo próprio desenvolvimento das ciências e pelo interesse dos cientistas que pertencem à Universidade. Mas estamos voltados, sobretudo, para os problemas do Nordeste e as demandas postas pela sociedade, buscando suas causas e descobrindo as soluções, não só no plano técnico, mas também no plano político. Para além do Nordeste, a prolongada crise político-econômica do país, o imperativo do desenvolvimento e da modernização, como também seus equívocos, a retomada da consciência ética, que parece despontar numa fase muito recente da vida nacional, são merecedores de nossa atenção.

Um centro de saber como a Universidade irradia conhecimentos para a sociedade através das publicações e influência de seus mestres na vida cultural do país ou da região. Mas onde o déficit da instrução do povo é tão grave como no Nordeste, a Universidade não pode contentar-se com essa irradiação normal, mas deve assumir como tarefa e missão suprir as carências da sociedade e empenhar-se numa ação cultural intensa.

Essa extensão, no nosso caso, não se limita à difusão de conhecimentos, sendo que reveste o aspecto de uma ação social multiforme, em que os diversos departamentos da Universidade são incentivados, cada um na sua especialidade e em colaboração interdisciplinar com os demais, buscando soluções para os problemas da região e, em especial, dos grupos mais necessitados.

A concretização dessa proposta requer de todos os que fazem a Universidade Católica de Pernambuco o compromisso integral com os princípios expressos nesta Carta, tomados como parâmetros de avaliação da qualidade de todas as suas atividades educacionais e administrativas.

Nota Máxima no MEC