II SEMINÁRIO DA AMÉRICA LATINA DO GRUPO DE PESQUISA DA LINGUÍSTICA, FILOLOGIA E LITERATURA DA ESCOLA ABBA - Unicap
II Seminário da América Latina do Grupo de Pesquisa da Linguística, Filologia e Literatura da Escola Abba
LINGUAGEM E FRATERNIDADE: A CONTRIBUIÇÃO DE CHIARA LUBICH
12 e 13 de agosto 2024. Recife, PE. Brasil
Sobre o evento
O II Seminário da América Latina do Grupo de Pesquisa da Linguística, Filologia e Literatura da Escola Abba acontecerá nos dias 12 e 13 de agosto de 2024 na Universidade Católica de Pernambuco e tem como tema LINGUAGEM E FRATERNIDADE: A CONTRIBUIÇÃO DE CHIARA LUBICH. O evento resulta e promove a integração com vários grupos de pesquisa e é será realizado pela Cátedra Chiara Lubich – de fraternidade e humanismo, da UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO em parceria com a ASCES Unita. A responsabilidade do encontro é do Grupo de Pesquisa da Linguística, Filologia e Literatura da Escola ABBA.Após vários encontros realizados em Roma, houve, em 2019, na Universidade Federal da Paraíba ( Brasil), o I Encontro da América Latina do Grupo de Pesquisa da Linguística, Filologia e Literatura da Escola ABBA.
Em 2024, na universidade Católica de Pernambuco, haverá o II Encontro da América Latina do Grupo de Pesquisa da Linguística, Filologia e Literatura da Escola ABBA, numa integração com vários grupos de pesquisa, promovido pela Cátedra Chiara Lubich – de fraternidade e humanismo”. O II Seminário tem como objetivo aprofundar a discussão em torno das publicações de Chiara Lubich para evidenciar a vitalidade de sua linguagem para vários campos de estudos, na solução de problemas atuais.
As formas de participação do evento são conferências, comunicações orais, apresentação de posters e ouvintes. As línguas do encontro são português e italiano. As apresentações serão realizadas por palestrantes convidados e apresentação de posters de alunos de Instituições Superiores.
Um e-book será produzido com as comunicações apresentadas e com o resumo expandido dos pôsteres.
Para inscrições, acessar o link: https://forms.office.com/r/pUPyG5Q5SS
Sobre a Cátedra Chiara Lubich
No dia 24 de março de 2014, a Unicap inaugurou a Cátedra Chiara Lubich de Fraternidade e Humanismo em conjunto com a Faculdade Asces, de Caruaru, em Pernambuco. A Cátedra é um espaço acadêmico de estudo e pesquisa através do qual a fraternidade é vista, não apenas como um não é um valor romântico ou unicamente religioso, mas como uma resposta concreta aos problema da sociedade.Recentemente, a Cátedra Chiara Lubich, na UNICAP, promoveu diálogos com pesquisadores da área da tecnologia debatendo o tema “Tecnologia e Fraternidade”, promoveu um curso de extensão intitulado “Competências e habilidades transversais” e o Workshop para estudos para a Cidade da Cultura Popular.
Em parceria com a UFPb e outras Instituições de Ensino na esfera nacional e internacional, a Cátedra Chiara Lubich promoverá em Agosto de 2024 o II Seminário da América Latina do Grupo de Pesquisa da Linguística, Filologia e Literatura da Escola Abba.
Sobre a Escola Abba
A Escola Abba é um Centro de Estudos Interdisciplinares do Movimento dos Focolares. Hoje integram o grupo da Escola ABBA pesquisadores de diversos países, de diferentes áreas do conhecimento: Economia, Psicologia, Direito, Sociologia, Educação, Linguística, Ecologia, Teologia, Arte, Filosofia, Pedagogia, Comunicação Social.Chiara Lubich (1920-2008) é uma das figuras de grande importância para o diálogo intercultural e interreligioso do século XX. Fundadora do Movimento dos Focolares deixou um grande arquivo de publicações, gravações em áudio e vídeo e um vasto material documental, sobre o qual a Escola Abba se propõe a estudar. Foi homenageada com vários prêmios por seu envolvimento incessante no diálogo entre os povos, culturas e religiões. Entre esses destacam-se: o Prêmio Templeton pelo Progresso da Religião (Londres, 1977) e o Prêmio da UNESCO pela Educação para a paz (Paris, 1996). Também foi contemplada com dezesseis doutorados honoris causa conferidos em diferentes disciplinas como Ciências Sociais, Teologia, Filosofia, Economia, Arte, Psicologia, Pedagogia, Comunicação Social. No Brasil, em 1998, recebeu da Universidade de São Paulo (USP) a Medalha ao Mérito e da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), o doutorado honoris causa em Economia.
De 1997 a 1998, Chiara Lubich dedicou-se a abrir novas perspectivas de diálogo inter-religioso: foi convidada a falar de sua experiência na Tailândia a 800 monges budistas; em Nova York a 3000 muçulmanos afro-americanos na mesquita de Harlem e, na Argentina, à comunidade Hebraica de Buenos Aires.