Publicado Por: Alessandro Douglas

Desde a conquista do voto feminino até a participação no poder público, as mulheres tiveram suas histórias marcadas pela exclusão na política. Apesar de formarem cerca de 53% do eleitorado brasileiro, elas possuem pouca participação nos espaços públicos de poder. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apenas 15% das pessoas eleitas eram mulheres, nas últimas eleições. No programa TV Direitos Humanos (TVDH), deste sábado, 14, às 20h, na TV Pernambuco (Canal 46 em Recife), vamos falar sobre “A formação da mulher na política”.

Apresentado pela jornalista Andrea Trigueiro, o TVDH recebe Piedade Marques, coordenadora de Relações Institucionais da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco e da coordenação da campanha 'Eu voto em negra". O programa conta também com a análise da jornalista Juliana Romão, mestra em comunicação pela UNB, pesquisadora da linguagem política e da ocupação feminina do poder, co-fundadora e co-gestora do projeto 'Meu voto será feminista' e integrante da 'Frente pelo avanço dos direitos políticos das mulheres'. Na reportagem de abertura, Nivaldo Machado fala sobre a ocupação de um imóvel na Zona Norte do Recife feita por um grupo de mulheres que trouxe o acolhimento das vítimas de violência doméstica. No quadro Fala povo, Micael Morais quer saber: a política é lugar de mulher? No Educar para os Direitos Humanos o repórter Álvaro Torres trouxe uma pergunta para que as nossas convidadas respondam.

O TVDH é um projeto da Cátedra Unesco/Unicap de Direitos Humanos Dom Helder Camara, produzido pelos estudantes do Projeto de Extensão EducomDH - Escola de Educomunicação e Direitos Humanos da Unicap, numa parceria com a Cátedra Luiz Beltrão de Comunicação. A produção é de Deborah Amanda e Assíria Florêncio. A direção do programa é da jornalista Andrea Trigueiro.

 

Visualizações:
41
Compartilhar