Publicado Por: Alessandro Douglas

No programa TV Direito Humanos (TVDH), deste sábado, 30, às 19h, na TV Pernambuco (Canal 46 em Recife), vamos falar sobre o educador pernambucano Paulo Freire, patrono da educação brasileira, para marcar o ano do seu centenário. Defensor da educação como um direito que deve ser acessível a todas as pessoas, Freire também deixou importantes contribuições para os direitos humanos.

A educação como prática da liberdade proposta por Freire, se configurou numa porta de acesso à percepção de outros direitos. Apresentado pela jornalista Andrea Trigueiro, o TVDH recebe a professora Aída Monteiro, coordenadora da Rede Brasileira de Educação e Direitos Humanos. O programa também conta com a análise e participação do advogado e cientista político Manoel Moraes. Na reportagem especial, Isadora Cavalcanti conta o caso emblemático que aconteceu em Angicos, onde um grupo de professores liderados por Freire ensinaram 380 adultos a ler e a escrever em apenas 40 horas. No quadro Fala, povo! O repórter Micael Morais foi às ruas saber se as pessoas conhecem Paulo Freire. A repórter Marília Melo, no quadro Educar para os Direitos Humanos, traz uma dúvida do público para os convidados.

O TVDH é um projeto da Cátedra Unesco/Unicap de Direitos Humanos Dom Helder Camara, produzido pelo Projeto de Extensão EducomDH - Escola de Educomunicação e Direitos Humanos da Unicap, numa parceria com a Cátedra Luiz Beltrão de Comunicação. A direção do programa é da jornalista Andrea Trigueiro.

 

Visualizações:
243
Compartilhar