Alunos da Pós-graduação em Gestão em Megaempreendimentos podem realizar intercâmbio no exterior - Unicap

Título Notícias

Alunos da Pós-graduação em Gestão em Megaempreendimentos podem realizar intercâmbio no exterior

Publicado Por: Francisco Secchim Ribeiro

Por Tércio Amaral

Em um mundo globalizado, a internacionalização é um dos grandes diferenciais na formação de um profissional competitivo e preparado ao mercado de trabalho. A pós-graduação em Gestão de Megaempreendimentos, oferecida pela Unicap-Icam International School, foi planejada especialmente para este novo tipo de profissional. O curso tem a duração de 18 meses e os alunos têm a opção de um intercâmbio de 6 meses em umas das unidades do Institut Catholique d’Arts et Métiers (Icam), tradicional escola de engenharia francesa. A experiência acadêmica pode ser desenvolvida na França, na Índia ou em países africanos como a República Democrática do Congo, República do Congo ou Camarões. As aulas nestes países serão realizadas em inglês e os alunos pagarão a mesma mensalidade da Unicap, só arcando com os custos pessoais, como hospedagem, transporte e alimentação.

A pós-graduação em Gestão de Megaempreendimentos é dividida em três módulos. No primeiro ano do curso o aluno deve preparar e apresentar sua proposta de projeto de estudo e pesquisa a ser desenvolvida fora do Brasil. A proposta precisa estar conectada com as demandas do mercado de trabalho onde o projeto será submetido. “Esse projeto terá uma avaliação prévia de representantes do Icam no exterior, objetivando verificar se a proposta está aderente com objetivos e as problemáticas das empresas parceiras da Unicap-Icam Internacional School no exterior. Existem várias empresas que têm parceria com o Icam e que querem desenvolver projetos conosco, por meio desse intercâmbio”, explica o professor Glauber Carvalho, que coordena o curso ao lado do professor Eduardo Oliveira.

Clique aqui e confira a programação dos três Módulos do curso

A experiência internacional pode ser desenvolvida a partir do terceiro módulo. “É neste módulo que o aluno terá que elaborar seu trabalho de conclusão de curso. Ele pode fazer no Brasil ou optar por realizá-lo nesses 6 meses de intercâmbio. Os alunos serão orientados por tutores locais (das unidades do Icam que optarem), em língua inglesa e tendo que realizar sua defesa de seu trabalho final no exterior”, detalhe o professor. O professor Glauber, no entanto, reforça que, mesmo no exterior, o aluno também terá acompanhamento dos professores da Unicap-Icam, do Brasil.  Já o aluno que não optar em fazer o Módulo 3 no exterior, fará e apresentará seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Brasil.

De acordo com o professor Glauber Carvalho, sempre houve no Brasil cursos com esse formato, excetuando a região Nordeste, carente neste tipo de formação. “Somos o primeiro, sobretudo na área de engenharia, com esse formato. O curso tem como fundamento a utilização de metodologias ativas de aprendizado, associado as parcerias com empresas, com possibilidade de realizar intercâmbio internacional”. Ele também reforça que, além de profissionais de todas as engenharias, a pós-graduação em Gestão de Megaempreendimentos comporta profissionais de outras áreas, a exemplo de computação, arquitetura e design, destacando seu ineditismo.

A internacionalização da pós-graduação em Gestão de Megaempreendimentos garante ganhos acadêmicos e profissionais aos estudantes. A troca de conhecimentos culturais e técnicos, além da experiência internacional no currículo trazida com o intercâmbio, são alguns desses exemplos. “A vivência com outras culturas, a troca de conhecimentos técnicos com profissionais e estudantes de realidades e experiências distintas das nossas aqui no Brasil, e sobretudo a possibilidade de ser desafiado a resolver problemáticas trazidas por empresas estrangeiras, motiva e aguça no aluno a necessidade de obter e absorver vários saberes, somado isso a valorização de seu currículo profissional”, diz Glauber Carvalho. “Isto abre um leque de oportunidades no mercado nacional, devido à valorização dada a profissionais que tenham elevado grau de qualificação aliado a experiência internacional”.

Inscrições – A pós-graduação em Gestão de Megaempreendimentos está com inscrições abertas até o dia 29 de fevereiro. As aulas serão realizadas de 15 em 15 dias. Nas quintas e sextas, das 18h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O investimento no curso é de 18 parcelas de R$ 790. Ex-alunos da Unicap têm 20% de desconto. As aulas começam no dia 13 de março. O curso tem duração de 18 meses – com a opção de um intercâmbio internacional de 6 meses. As inscrições podem ser realizadas no site: www.unicap.br/icam. Informações: 2119.4124.

 

Visualizações:
512
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

WhatsApp Image 2024-04-10 at 17.10.53.jpeg

Feira da Reforma Agrária

A UNICAP, por iniciativa do INSTITUTO HUMANITAS, receberá no dia 24 de abril a FEIRA DA REFORMA AGRÁRIA, realizada pelo Movimento dos Trabalhadores sem Terra...

A UNICAP, por iniciativa do INSTITUTO HUMANITAS, receberá no dia 24 de abril a FEIRA DA REFORMA AGRÁRIA, realizada...

XXVI Semana de Esudos Biblicos.jpeg

XXVI Semana de Esudos Literários

14 a 16 de maio de 2024 - Auditório G1 

14 a 16 de maio de 2024 - Auditório G1 

Sem título (1).png

PESQUISA DESENVOLVIDA PELO PPGCL INSPIRA PROJETO DO CURSO DE JORNALISMO DA UNICAP

Fruto da dissertação de mestrado da agora doutoranda Eduarda Andrade, ação na Comunidade do Pilar é ponto de partida para a edição da Revista Laboratório O...

Fruto da dissertação de mestrado da agora doutoranda Eduarda Andrade, ação na Comunidade do Pilar é ponto de partida...

WhatsApp Image 2024-04-15 at 12.30.21 (1).jpeg

Instituto Humanitas Unicap promove Caminhada pela Paz

Humanitas pela Paz: De Inácio a Francisco, 'Vós sois todos Irmãos e Irmãs'", esse foi o tema e o lema da caminhada promovida pelo Instituto Humanitas da...

Humanitas pela Paz: De Inácio a Francisco, 'Vós sois todos Irmãos e Irmãs'", esse foi o tema e o lema da caminhada...