Unicap mantém semestre letivo por meio de aulas virtuais - Unicap

Título Notícias

Unicap mantém semestre letivo por meio de aulas virtuais

Publicado Por: Dell Souza

A tecnologia tem sido uma aliada fundamental nesses tempos de distanciamento social imposto pela pandemia do novo Coronavírus que está causando impactos em escala global. Diante do atual quadro no Brasil e seguindo as recomendações das autoridades sanitárias, a Universidade Católica de Pernambuco adotou medidas para amenizar as consequências para alunos e professores durante este semestre letivo.

“Com base nas Portarias 343 e 345 do Ministério da Educação, a Unicap optou pela substituição das atividades acadêmicas presenciais pelas virtuais. Esse processo de substituição é complexo e envolve todos os docentes e discentes”, afirma o Pró-reitor de Graduação e Extensão, Prof. Dr. Degislando Nóbrega.

As aulas presenciais da graduação estão sendo adaptadas para o ambiente digital por meio de ferramentas online a exemplo do Google Classroom. A partir de orientações da Pró-reitoria de Graduação e Extensão da Unicap, cada curso vem elaborando atividades, replanejando aulas e trabalhos levando em conta as características de cada curso, disciplina e a realidade dos alunos.

Apesar do uso intenso nesses dias de confinamento, as novas tecnologias já fazem parte da rotina acadêmica da Unicap há algum tempo. O Google Classroom foi implantado há um ano e meio. Mesmo assim, diante da mudança brusca de cenário, os ajustes estão requerendo adaptações necessárias a esta transição. É o caso do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), que passou a semana elaborando as atividades por meio digital e vai intensificá-las a partir de segunda-feira (23).

“Seria muito mais prático suspender todas as atividades e só retomá-las em segurança quando a conjuntura melhorasse, mas há muita incerteza de quando isso vai acontecer. Nós percebemos que continuar as aulas tem também uma responsabilidade social de manter os alunos ocupados já que eles estão impedidos de circular. Estudar é uma alternativa de ocupação”, analisa a diretora do CCJ, Profª Drª Karina Vasconcelos.

A aluna do 3º período de Filosofia, Graziela Renata da Silva, segue o mesmo raciocínio. “Tem sido super útil porque me desfoca desse bombardeio de notícias não muito boas e me dá motivação para ocupar o dia. Isso é o futuro e é bom a gente se adaptar”, diz ela ressaltando que se utiliza também de grupos de Whatsapp. “Não tenho sentido deficiência nem no atendimento nem na atenção”, complementa.

A migração do modelo presencial para o ensino digital tem ocorrido em todas as áreas da Universidade. No curso de Administração, a rotina tem seguido os mesmos horários. “Os professores receberam novos treinamentos. Estamos em contato com os alunos em tempo real, marcando conferências no horário da aula. A aceitação tem sido muito boa. Os alunos perguntam, tiram dúvidas. As nossas salas virtuais estão cheias com cerca de 60 alunos”, explica o coordenador do curso de Administração, Prof. Dr. Charles Andrade.

O aluno Ronaldo Farias, do curso de Administração, elogia o desempenho dos professores

As atividades vão além da postagem de conteúdo e trabalhos. Ainda segundo Charles, as aulas acontecem por meio de videoconferências e hangouts (dispositivo de conversa). “Eu mando os links com os endereços das salas virtuais para o grupo de representantes de turmas no Whatsapp e eles repassam aos demais com o horário previsto. Tudo é muito novo, mas tem sido gratificante porque os alunos estão muito interessados. O importante é não parar”.

O aluno Ronaldo Farias, do 7º período, corrobora com o docente. “Alguns professores estão muito bem treinados. Certas coisas precisam ser ajustadas porque fomos pegos de surpresa, mas a decisão da Unicap foi muito boa para não atrapalhar ainda mais o período letivo. Estou tranquilo por seguir o mesmo fluxo de um jeito leve”.

A colega de Ronaldo, a aluna do 2º período Karina Rampche, afirma está se adaptando bem à nova realidade temporária. “Os professores estão engajados fazendo aulas ao vivo e se esforçando ao máximo. Assim é muito mais fácil do que simplesmente ver a atividade postada. Talvez dê um pouco mais de trabalho, mas não será empecilho. O aluno precisa correr mais um pouco atrás do aprendizado. Tem que ler, pesquisar, buscar em fontes externas”.

Para o Pró-reitor de Graduação e Extensão, o engajamento coletivo neste momento sem precedentes reforça a identidade comunitária da Universidade. “Gostaria de manifestar meu reconhecimento e gratidão pela tamanha adesão, pela disposição com a qual todos têm respondido a esta opção que a Unicap fez. Neste momento, temos um feedback muito positivo de grande parte dos alunos”, afirma o professor Degislando Nóbrega.

Visualizações:
1635
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Porf-Tailson-3.png

Professor do PPGPSI da Unicap tem artigo publicado em jornal científico de psicologia do grupo...

O professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica - PPGPSI, e integrante do Laboratório de Ciberpsicologia e Humanidades Digitais, do PPGPSI da...

O professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica - PPGPSI, e integrante do Laboratório de...

WhatsApp Image 2024-04-19 at 10.50.41.jpeg

Homenagem aos Povos Indígenas - 19 de Abril

Hoje é dia de uma homegem especial aos povos originários.  Foto da nossa ex-aluna da graduação e pós-graduação: Juliana Galvão 

Hoje é dia de uma homegem especial aos povos originários.  Foto da nossa ex-aluna da graduação e pós-graduação:...

ADI 1.jpg

Visita ao Atelier de Impressão - ADI

Ontem (18), a tarde os(as) alunos(as) do 3º módulo de Fotografia tiveram uma aula extra classe, com a professora Mariana Nepomuceno, da disciplina de...

Ontem (18), a tarde os(as) alunos(as) do 3º módulo de Fotografia tiveram uma aula extra classe, com a professora...

DIREITO.CORTADA.jpg

PPGD - Edital de Seleção Complementar do MINTER

O Programa de Pós-graduação em Direito divulga o Edital de Seleção Complementar do MINTER. Edital (Clicar aqui) Processo de Inscrição (Clicar aqui) ...

O Programa de Pós-graduação em Direito divulga o Edital de Seleção Complementar do MINTER. Edital (Clicar aqui) ...